Análise ao Sporting 2011/2012










Foi no dia 16 de Maio que se iniciaram as funções de Duque e Freitas como responsáveis máximos do futebol do Sporting. Foi esse o primeiro dia, foi por essa altura que comecei por dizer que não queria promessas de campeão, querias jogadores dentro do campo com esforço, dedicação, devoção e glória. Passados 4 meses e meio depois desse momento, o Sporting 2011/2012 tem mais jogadores, livrou-se dos que esperávamos, tem um treinador desejado por muitos, odiados por outros, mas não foi capaz, esta dupla, de construir uma equipa que à pergunta "estará o clube preparado para ganhar?" possamos responder "sem dúvida", esquecendo obviamente a irracionalidade do amor que temos pelo clube. 

Apesar de encontrarmos reforços em todas as posições, falhamos no eixo defensivo, na frente de ataque, e neste último sector basta lembrar esta imagem e continuam muitas dúvidas sobre a forma como decorreram algumas negociações. Tudo isto erros do passado que evitavam-se com o querer da mudança prometida!

Já nem vou falar dos reforços e dos milhões, escreveu-se em demasiado sobre isso, que foram prometidos ou que foram apenas reflexo para promessas eleitorais, até porque desses apenas e provavelmente um ou outro poderia ser efectivamente reforço da equipa. Foi um uma falsa promessa serviu infelizmente para outros fins!

Relativamente aos reforços irei falar por zonas, mas queria fazer um reparo. Ao longo destes últimos meses fui dando conta das apresentações oficiais consoantes iam sendo conhecidas, falhei quando falei do Oriol Romeu (a fonte parecia boa), Dayro Romeno (o jogador/agente esticaram-se) e verdadeiramente o único que dei uma opinião mais concreta foi sobre o Elias. Tenho confiança neste jogador!

Baliza
Provavelmente o sector mais fácil de falar neste Sporting renovado. Patrício dificilmente perderia a titularidade, nem mesmo para De Gea que tem estado intranquilo em Old Trafford. O jovem guardião tem tido um crescimento assinalável. Das críticas do passado, se muitas o jogador provou-me que  estava errado, há uma que ainda mantenho, não o comparemos ao Damas como já se tentou fazer. Há muito ainda pela frente para Rui Patrício e ontem foi dado mais um passo importante na sua carreira com a responsabilidade de ser o número q da baliza da Selecção Nacional. Boeck que foi contratado ao Marítimo depois de boas exibições ao longo da última época, será certamente uma sombra para Patrício,  e ambos serão companhias perfeitas para Tiago, que com a sua experiência muito terá para lhes ensinar!

Defesa
É aqui que as coisas começam a complicar-se. Se não fosse Turan emprestado ao Beira Mar (a vinda de Insúa e a lesão de André Marques ajudaram ao empréstimo), teria o Sporting 10 jogadores para este sector. Ao pormenor, 4 centrais, 3 laterais direitos e 3 laterais para o lado esquerdo. Alguém que acompanhe minimamente o futebol em Portugal sabe perfeitamente que o Sporting tem um problema na defesa há muito tempo. Era uma prioridade encontrar soluções reais para um sector debilitado. Acreditei em 2 coisas: Domingos sabia de antemão dessa necessidade e colocaria Evaldo a jogar como chegou a acontecer em Braga, onde o treinou. Fiz mal em acreditar!

Rodriguez e Onyewu foram os centrais que entraram para resolver esse problema. O primeiro já com um historial de lesões não demorou muito para começar a contabilização deste ano, o segundo não tem jogado, não tem sido opção mesmo nos momentos onde vemos a equipa cometer os erros do passado. Os erros que todos sabíamos que tinham acontecido e que Domingos já deveria ter percebido. Sabem aquela sensação de "eu com os do ano passado consigo fazer melhor", parece que foi isso que aconteceu nas primeiras 3 jornadas do campeonato. Resultado, 2 pontos em 9 possíveis, um arranque pior que na época passada.

A questão era simples, pior que o que aconteceu no ano passado era complicado. Perder jogos em Alvalade com lances onde tacticamente a defesa falhava como se de iniciados se tratassem, já era um costume. Colocar quem chegou de novo não teria sido mais vantajoso? Ah, Rodriguez lesionou-se e Onyewu tem sido preterido. Porquê? Ninguém sabe e não será pelo jogo de apresentação que a decisão terá sido tomada. Esse jogo valeu tanto para as escolhas de Domingos, como para os adeptos que lá foram esse único momento, gritaram "campeões" e rapidamente deprimiram-se.

Mais uma vez importa questionar, está o Sporting mais reforçado no centro da defesa? Não. Tem mais soluções? Em número sim, em qualidade apenas no papel. Havia necessidade de mais um defesa central? Obviamente!

Nas laterais o problema principal estava na esquerda, Evaldo há muito que mostrou que serviu para o Braga mas nunca para o Sporting. Começou por ter a concorrência de Turan, vinha bem referenciado do Grenoble, chegou a pensar-se na disputa pelo lugar, mas a mais recente contratação de Insúa e provavelmente com o aval de Domingos, provou que Turan não contava para este ano. Resta que o passo seguinte seja Insúa a titular, não vejo outro caminho!

Na direita João Pereira não deverá perder o seu lugar, se Pereirinha continuar no plantel poderá ser a maior ameaça, ou eventualmente Arias, o jovem jogador da selecção sub-20 da Colômbia, que tanta qualidade mostrou no último mundial, ainda não se percebeu se será realmente uma opção concreta para o lado direito.

Previsivelmente, Insúa-Rodriguez-Onyewu-João Pereira, poderão ser o 4 do esquema táctico que Domingos definir como base. Estamos mais fortes? Alguém pode responder a esta pergunta concretamente? Não. Ganhávamos altura, única certeza. E até Janeiro as provas que forem dadas durante as competições oficiais irão atenuar ou ampliar a necessidade na reabertura do mercado de comprar um central. E custa escrever que houve mais que tempo suficiente para não ser necessário repetir que necessitamos de mais um defesa central!

Meio Campo
Já em tempos escrevi que se ponderasse que o Sporting pudesse ter seleccionáveis de Portugal, Rússia, Chile, Espanha, Holanda, Brasil ou Argentina a compor o nosso meio campo, eu diria que não era possível. Numa análise que não pode englobar o item qualidade, porque os jogos foram ainda poucos, diria que o meio campo está mais forte, mais móvel, agressivo e com soluções reais para diferentes posições e esquemas tácticos. Domingos poderá prever esquemas em 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-4-2, só alguns exemplos, com a garantia que matéria prima existe. O tempo dirá se tem qualidade!

Entusiasmou-me com os jogos que vi até ao momento Jeffrén, Capel e Rinaudo. Com fortes possibilidades de titularidade, mas que irão ter a concorrência de Carrillo (vai ser a revelação do Sporting), Schaars, André Santos, Marat, Matías, Luís Aguiar ou Elias. Sinceramente vejo André Martins sem hipóteses nesta equipa.

Domingos, e enquanto não houver dispensas, tem à sua disposição 7 jogadores para o reforço do meio campo, e o seu trabalho será encontrar o melhor esquema táctico para encaixar as diferentes soluções. Sejam num 4-3-3 ou num 4-2-3-1 ou num 4-4-2, não há dúvidas que já algum tempo que o Sporting não tinha um meio campo com soluções visíveis. Com mobilidade de opções, alternativas ao plano inicial.

Fica apenas o reparo que, apesar de ter ficado entusiasmado com Elias, acredito na qualidade do jogador, mantenho as reticências quanto à sua contratação. Porque é necessário colocar em perspectiva. O Sporting gasta quase 9 milhões de euros num jogador que poderá adicionar qualidade ao sector que já era o que mais qualidade tinha e melhor estava reforçado. Ficará sempre a ideia que houve outros interesses e que na realidade, o dinheiro investido no Brasileiro poderia ter sido usado na contratação de um central e/ou ponta de lança.

Quanto a Yannick só lhe posso desejar boa sorte. A sua saída era inevitável!

Ataque
Nunca houve preocupação da parte da última direcção em preparar o futuro do ataque Leonino. Souberam despachar dois dos melhores jogadores do Sporting nos últimos anos, especialmente Liedson que era o nosso "matador" e não se vislumbrou uma alternativa à altura. Se a anterior Direcção marcou o seu lugar na história negra do nosso clube, cabia a esta Direcção (que até chegou a concordar com a saída do Brasileiro) prever soluções que garantissem que no final da época algum dos nossos jogadores figurasse no top dos marcadores.

Apostou-se em Wolfswinkel (5,4 milhões de euros), no jovem Rubio, Bojinov (o Beckham da Bulgária) e o seu historial de lesões, Postiga. Foram estes os 4 jogadores escolhidos para a marcar a maior parte dos golos do Sporting. Domingos apostou em Postiga. A venda para o Zaragoza leva a crer que a sua aposta tinha outro fim que não o desportivo (tal como Yannick). Vejamos como será daqui para a frente.

A questão que se coloca, um holandês que chega a portugal para sua primeira época, um jovem jogador chileno (recentemente chamado para a selecção) que se fosse da formação do Sporting nem entrava como titular, um búlgaro com qualidade mas com lesões determinantes nos últimos tempos e Postiga com 18 golos em 112 jogos oficiais, seriam suficientes para garantir um ataque demolidor? Que é o que se pede a um grande em Portugal. Obviamente que não!

Domingos continuou a apostar em Postiga. Um jogador de continuidade e que não servia as nossas intenções. Nem vale a pena continuar a discutir pormenores financeiros em torno da sua saída. Mas fica a sensação que a dupla Freitas e Duque cedeu à pressão de se livrar dele  (e de Yannick) na ânsia de responder às críticas constantes e redutoras a estes jogadores. Claro que eles não servem para a equipa, mas não eram a única responsabilidade nos maus resultados do Sporting. Era vital uma ida ao mercado se estávamos na eminência da saída de Postiga. Tal como na defesa, este é um problema da época anterior.

E se estamos à espera que o problema se resolva com o mercado do "refugo"...não me parece que isso seja a melhor solução.

Chegamos assim a um ponto em que à terceira jornada dois dos problemas da época passada não estão totalmente resolvidos. E era uma prioridade. Porque a questão de chegarem 16 jogadores e ainda não estarmos perante uma equipa competitiva pode ser visto como, por um lado culpa do Domingos nas opções técnicas feitas e na insistência na equipa do ano passado, por outro basta pensar na Roma que este ano comprou 12 jogadores, gastou 80 milhões de euros e foi eliminada na Liga Europa aos pés do Slovan de Bratislava.

O Sporting não sei se vai ganhar alguma coisa este ano, do meu lado de adepto vou continuar a apoiar o clube porque não sou capaz de desejar o insucesso desportivo para justificar novas alterações. Não tinha expectativas de ser campeão este ano, pedia apenas que se jogasse melhor, muito melhor que na época passada. E isso para já falhou.

Que avaliação podemos fazer da ida ao mercado desde Maio passado? Insuficiente. Da qualidade da equipa seria imprudente da minha parte falar com apenas 5 jogos oficiais, mas muito vai ter de mudar, e a paragem de campeonato só nos fez bem!

Comentários

José Ribeiro disse…
http://um-para-um.blogspot.com/2011/09/cr7-e-cr9-parte-1.html

Comentem sobre o vosso prodigio!

Abraço
Unknown disse…
Parece-me uma boa análise daquilo que se passou até agora. Ficamos na época passada arredados do título cedíssimo e acabamos a temporada a um número de pontos de distância do primeiro lugar digno de um Nacional da Madeira, com todo o respeito para os insulares. No entanto, fomos o último dos 3 crónicos candidatos ao título a iniciar os trabalhos. Era pedido que se começasse mais cedo, que se trouxesse os emprestados de volta para saber o que eles valiam e, por ventura, talvez Wilson Eduardo e Nuno Reis não voltassem a ser emprestados. O Sporting não tem de depender só da academia, mas tem de aproveitar os jovens valores que de lá saem, dar-lhes uma oportunidade. Demos tantas oportunidades a Yannick e a tantos outros que não demonstraram tanta qualidade como estes, e agora decidimos contratar estrangeiros, alguns de qualidade duvidosa, para colmatar as nossas lacunas. Pergunto-me que raio de estratégia é a de Carlos Freitas e Luís Duque para venderem 2 dos titulares na equipa até à data. Das duas, uma: ou era estratégia de mercado para vender Postiga e Yannick mais facilmente ou então era Domingos que contava com eles e CF & LD tentaram acabar com o mal pela raiz, ou seja, não ter sequer os jogadores no plantel. Ambos terminariam contrato no fim da presente época, portanto não me parece descabido. Não percebo as contratações para o eixo da defesa de Onyewu e Rodríguez e o termos mandado embora Torsiglieri que, na minha opinião, mostrou algum talento na época passada e com Domingos poderia dar o salto qualitativo para se afirmar no Sporting. Falta um patrão naquela defesa. Polga, Daniel Carriço ou Rodríguez são bons 2º centrais, isto é, para jogar à beira de um central mandão (estilo Bruno Alves, Luisão, etc). No meio campo a coisa não carbura. Parece-me que André Santos tem de ser titular nesta equipa. Está numa forma excelente e é um bom jogador. Rinaudo defende muito bem e poderia ser um bom complemento a André Santos, desde que tenha cuidado com o seu ímpeto. Schaars ainda não encaixa na equipa e de todos os livres que marcou, ainda não vi um de jeito!

No fundo, parece-me que o Sporting andou a contratar... para encher chouriços. De todas as contratações ficamos com: uns miúdos (Rubio, Carrillo, Arías, Turan) que claramente são apostas de futuro, uns jogadores que sendo baratos, pouco mais do que medianos são e outros que apesar da sua qualidade ainda não se adaptaram. Contudo, há um factor que é quase transversal a todas as contratações com algum valor, no Sporting: o histórico/propensão a lesões. Vejamos a lista de jogadores com problemas físicos constantes:
Rodríguez, Onyewu, Bojinov, Jeffrén, Schaars e Luís Aguiar. Pode não querer dizer nada, mas pode também custar-nos muitos pontos ter tantos jogadores de cristal numa equipa. Se houve uma posição onde, aparentemente, acertamos foi nas alas: Jeffrén e Capel tem mostrado muita qualidade. O andaluz tem-me surpreendido, pois pelo que via no Sevilha (jogador que caía muito facilmente, onde a finta era o 1º e não o último recurso, perdia muitas bolas, não levantava a cabeça) não tinha qualidade para o Sporting. A conclusão que retiro neste fim de mercado é: já falhamos muito:
- ao contratar jogadores com propensão a lesões;
- ao termos 2 titulares na equipa, com vista à sua venda, que nos pode ter custado pontos;
- ao preferirmos os "bons negócios" a jogadores de qualidade inquestionável;
- ao não analisarmos convenientemente os jogadores emprestados na época passada;

Eu acredito que o Domingos ainda vai tirar o melhor que esta equipa tem para dar, mas vai ter de trabalhar mais e melhor. Tem de ter mais calma e dar tranquilidade à equipa. Os adeptos queixam-se do Yannick e do Postiga falharem golos ou do Schaars não acertar uma, mas não são eles que se auto-propõem para titulares, certo? Há muito trabalho pela frente, mas pelo meio já perdemos 7 pontos em 3 jornadas, já começamos mal e, provavelmente, já deitamos uma época fora, no que ao campeonato nacional diz respeito.

SL
Olá

Gostaria de lhe propor uma troca de links entre os nossos blogs. O meu é http://www.sportingaoataque.blogspot.com .

Em caso de concordares, responde por comentário ou via e-mail.

Obrigado

Sporting ao Ataque

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!