FC Zurich 0-2 Sporting

Getty Images













Que final de tarde tranquilo tivemos no regresso das competições europeias. O Sporting venceu na Suíça, derrotando um FC Zurich com 2 golos marcados nos primeiros 30 minutos, numa primeira parte muito agradável de futebol. Domingos lançou Carrillo no 11 titular, foi a novidade, Wolfswinkel previsivelmente como tinha dito de tarde entrou para o lugar de Bojinov e Pererinha manteve-se na equipa inicial.

Antes porém deixem-me fazer um pequeno preâmbulo. Quando cheguei ao carro e tinha na TSF como estação escolhida, ouvi durantes 3 minutos o Manuel Pedro Gomes falar e não soubesse o resultado ou não tivesse visto o jogo diria que o Sporting tinha sido goleado. Goleado e feito, provavelmente, a pior exibição da época. Foram duas mãos cheias de adjectivos a derrubar o jogo efectuado pelo nosso clube. Ainda bem que o Manel é do nossos (alerta para modo irónico) e que este Zurich foi aquele que ainda há 3 ou 4 semanas só perdeu 1-0 com o Bayern Munique em jogo a contar para o playoff da Liga dos Campeões!

O Sporting entrou muito bem no jogo e pasme-se qualquer adepto Leonino, dos pés de Schaars para a cabeça de Insúa nasceu o primeiro golos aos 6 minutos. Assim, sem aviso, sem grandes floreados, tudo simples e directo. O argentino quando foi ao lance já tinha na cabeça meio golo. 

E não demorou muito até ao segundo do Sporting, aquele que nos trouxe a tranquilidade suficiente para encarar o desafio e sair da Suíça com a vitória assegurada. Capel, Insúa....bola na área e Wolfswinkel à ponta de lança a repetir a dose aplicada em Paços de Ferreira. Ai que saudades do Postiga!

O esquema apresentado por Domingos devolveu (a par dos jogadores envolvidos) ao Sporting o doce sabor de ver extremos a jogar a bola, a centrar, a deslocarem-se para o centro, a criarem situações de perigo real para que alguém na área as possa finalizar. Capel não fez hoje o seu melhor desafio. Precisa de levantar mais a cabeça.

E que importante foi não termos sofrido golos. A dupla de centrais formada por Rodriguez e Onyewu dão segurança nas bolas pelo ar, no entanto, quando a redondinha está rente ao relvado, os problemas adensam-se e será por aí que os nossos adversários irão tentar aproveitar. Ambos estão muito presos nos movimentos. Mas hoje não é dia de grandes críticas, até porque no final do jogo a baliza, a par de algumas defesas de Patrício e dos postes (foram 3), ficou inviolável!

Em termos individuais permitam-me voltar a destacar Rinaudo, e palpita-me que isto vai tornar-se cíclico. O raio do Argentino parece que não se esgota fisicamente, e depois tem aquele "mau feitio" de nunca desistir de um lance e nos últimos 10 minutos parece que liga a bateria extra para mais uma meia dúzia de cortes e arrancadas a lembrar o antiguinho Douglas que passou por Alvalade. Não falhamos a contratações deste!

Nos últimos 2 jogos Domingos tem apresentado Pereirinha no 11 titular e deu-lhe a oportunidade de voltar a lutar por um lugar na equipa principal do Sporting. Se em Paços de Ferreira houve bons sinais, principalmente na primeira parte, hoje não esteve ao seu melhor nível, e com Izmailov, Jeffrén ou Carrillo em forma, não vai ser fácil para o pequeno "25" entrar na equipa!

Volto ao Peruano que hoje estreou-se no 11 titular. Já o tinha dito noutra altura que apostava muito neste jogador e que quando estiver em forma não parece haver dúvidas que tem características para lutar por um lugar na equipa principal. Hoje teve alguns bons momentos, mas notou-se claramente a falta de integração com os restantes companheiros de equipa, está ainda numa fase mais atrasada de dinamismo e colectivo que aos poucos se começa a ver na equipa.

As alas do Sporting com Insúa/Capel e João Pereira/Jeffrén prometem e será nessa "guerra" que Carrillo vai entrar!

A segunda parte do Sporting foi mais pobre, o Sporting esteve em clara gestão do resultado, não forçou, as substituições de Domingos foram previsíveis e reflectiram uma necessidade de manter o resultado em 2 golos de diferença. Mas o terceiro teria sido saudável, e nestes momentos lembro-me sempre de Bobby Robson e do que ele dizia sobre o 2-0. 

André Santos entrou mas está com dificuldade em regressar à titularidade, Rubio teve pelo menos 2 lances que o golo esteve ao seu alcance e Evaldo....mostrou uma parte do Sporting da época passada. Claro que num esquema de recurso com Insúa até que pode funcionar, principalmente se estiver apenas responsável por defender, foi o que hoje Domingos lhe pediu.

Não queria deixar passar em claro o jogo sarrafeiro do Suíços, o árbitro deveria ter sido mais lesto a admoestar os jogadores do FC Zurich. 

Foi um bom início de fase de grupos na Liga Europa, entramos com o pé direito, o resultado terá sido melhor que a exibição nos 90 minutos, mas são vitórias como esta que nos dão alento para continuar no bom caminho. Daqui a 15 dias a recepção à Lazio.

Por fim, salutar e deixar um Grande bem haja aos milhares de adeptos Sportinguistas que estiveram na Suíça a apoiar a nossa equipa do princípio ao fim. Foram 90 minutos a cantar e que tão bem se ouviu nas televisões de nossas casas. Muito obrigado!

p.s. como há muitos leitores que me merecem respeito pelas leituras diárias, uma pequena explicação, nos próximos dias o blog vai estar praticamente parado devido a um período de férias meu, e quando voltar já o Sporting jogou contra o Rio Ave e Vitória de Setúbal!


Comentários

Héber disse…
«Ai que saudades do Postiga!»

Priceless :D
Pereirinha disse…
Continuo sem perceber porque o Polga saiu da equipa...não consigo gostar do americano. Também não consegui perceber o posicionamento do Pereirinha...assim obviamente o seu rendimento deixa mto a desejar.

SL
Nuno disse…
Rinaudo, o melhor em campo.

O Patrício tem que deixar de pensar na mulher do Bojinov e concentrar-se.

Os centrais precisam de mais velocidade. O Rodriguez já foi partido tantas vezes que ainda vai precisar de diálise.

O Wolfswinkel é jogador de área. Não esperem que venha buscar jogo, a la Liedson. Mas o movimento do 2º golo é de quem sabe...

Ainda falta o jefren...

Haja calma e nada de euforias.
Tito Rosado disse…
Parabens ao SCP pela sua vitória europeia.

Visitem o meu blog:

http://novemetrosequinze.blogspot.com/

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!