Sporting 6-1 Gil Vicente
















Que show de bola! É o que apetece dizer logo a abrir sobre este jogo. Chegar a Alvalade, ver a equipa marcar cedo, dominar o jogo, sem sofrer pelo que o adversário possa vir a fazer, até porque somos nós a comandar as operações na totalidade e chegar ao final dos 90 minutos com uma goleada e ter tido o prazer de ver a equipa jogar futebol... porra, Isto é o Sporting deste ano!

A única certeza que neste momento há em Alvalade, é que quando o jogo termina, e seja um Capela ou outro a apitar, há a certeza que o Sporting lutou durante 90 minutos pela vitória. Que os jogadores, os titulares e os que habitualmente têm sido opções, fazem tudo, mas mesmo tudo para que tenha valido a pena o preço do bilhete. E é isso que para já este Sporting vale. Não há cá euforias de títulos ou coisa que o valha. Há trabalho e dedicação!

Domingos entrou em campo no habitual 4-3-3 e contrariando (ou talvez não), colocou o tridente Rinaudo, Schaars e Elias, suportado nas alas por Capel e Matías. Compreendo que tenha sido dada uma oportunidade ao chileno pelo desempenho que teve na Liga Europa, mas claramente aquela não é posição dele. E não vale a pena insistir, porque só podem jogar 11 e num campeonato onde a regularidade é determinante para lutar por um lugar cimeiro, as opções têm de ser igualmente capazes de dar resposta adequada.

O Sporting cedo chegou ao golo e rapidamente descansou sobre a vantagem mínima. Um golo que é talvez do mais improváveis de acontecer e longe de qualquer adepto Leonino imaginar, Polga a servir Carriço. Acredito que Paulo Alves nunca imaginou sair de Alvalade goleado e ao intervalo sentia-se que o Sporting iria vencer com tranquilidade o jogo, mas uma mão cheia de golos na segunda parte, não estaria nos nossos melhores planos para esses 45 minutos. Mas a realidade é que foram 6 no total, mas claramente o nível exibicional que o Sporting hoje mostrou reflectiu-se numa eficácia que há muito em nossa casa não se via.
















Wolfswinkel voltou a marcar, de grande penalidade, o Holandês já está a 1 golo de ser o melhor marcador da Liga Portuguesa, tem sido uma peça importante na engrenagem ofensiva do Sporting, não só pelos que marca, mas também pela capacidade de servir os seus companheiros e com uma óptima condição física. Está neste momento a metade do objectivo que ainda hoje Manuel Fernandes dizia ser bom para o primeiro ano do jovem atacante. Acredito que será ultrapassado!

Houve óptimas exibições dos jogadores Leoninos, mas queria começar por destacar aquele que terá sido o melhor jogador em campo, João Pereira. Fez um jogo, diria quase perfeito. Entrou bem, teve nos pés a primeira oportunidade para abrir o activo, quase que marcava um golaço, correu o campo todo e ainda corrigiu um erro defensivo de Polga mesmo no final do jogo. Raramente falhou os passes e conduziu a bola pelo seu flanco com a certeza que nada o iria parar. 
















E Depois ainda há Capel, o homem está louco e vibra com as bancadas como se tivesse sido feito em Alvalade. Aliás, basta recordar o primeiro golo que marcou esta noite, para ver como foi efusivamente festejado pelos adeptos. Elias que é o motor daquele meio campo, é o estratega, uma visão de jogo a 360º, Rinaudo com a sua disponibilidade física e mental, mas nota-se que está marcado pelos árbitros. Ainda nem ao primeiro terço do campeonato chegámos e já se percebeu que os "apitadores" estão de marcação cerrada ao Argentino. Schaars que aos poucos vai demonstrando porque é jogador de Selecção, Carrilo que é um diamante em bruto e que vai ser um trabalho interessante para Domingos, e na frente é curioso ver a subida de forma de Bojinov, claro que ainda está um pouco preso de movimentos, mas o segundo golo dele é um gesto técnico perfeito e Rubio que já esteve para ser titular (pelo menos para os adeptos) e hoje está a lutar para conseguir ser uma opção mais regular. Mas ainda é jovem e tem margem de progressão suficiente para vingar na equipa Leonina.

À 9ª vitória saímos de Alvalade a pensar na próxima, é inevitável. Deslocação a Aveiro para defrontar o Feirense em casa emprestada e com bilhetes a 10 euros só se pode exigir casa cheia. Se os adeptos Leoninos neste momento não estão com a equipa, vão estar quando? Claro que não ganhámos nada, apenas voltámos a ver o nosso Sporting jogar futebol. E isso, nos tempos que correm é muito bom!


Comentários

Pedro O. disse…
3 notas:

- equipa empolgante, cria ambiente ideal para que as vitórias aconteçam.

- hoje ficou provado que Domingos tem de tomar decisões exclusivamente em função das suas ideias e não em função dos "fetiches" doas adeptos - Matias pode ter feito coisas giras na 5ª feira que agradaram a adeptos e media, mas mais importante que esse sentimento é o sucesso do 4.3.3 com 2 flanquadores e aí Domingos cedeu à pressão durante 60 min.

- tal como já disse várias vezes, aqui no teu blog, bem antes da epoca começar a serio, Carrillo é um caso sério, acho que a maior parte dos adeptos ainda não percebeu que aquilo é muito mais que um bom jogador. Ou muito me engano ou estamos na presença de um caso serio do futebol mundial. há ali demasiados pormenores que não são normais no "comum dos mortais"

sl,
Cap. Januário disse…
Olá Pedro,

Muito bom texto, como sempre. É um sentimento de grande alegria quando somos presenteados com uma vitória tão dilatada como esta, tive também o privilégio de ter estado no nosso estádio para ver esta vitória.

No entanto, e não sei se posso ter interpretado mal, mas na 1ª parte e depois do golo ainda trememos um bocado, houve um lance em que a bola andou a passear na nossa área, os defesas pareciam perdidos, (mesmo perto da zona de onde foram tiradas as tuas fotos) foi preciso o Elias (penso que foi ele) a aliviar, a dupla Polga/Carriço não parece funcionar tão bem para o actual Sporting, apesar do golo, mas o nosso coração sofre, houve também ainda outro lance, em que o avançado do gil por sorte fez um remate que saiu quase paralelo à baliza do Sporting, mas a minha preocupação é quando jogarmos contra avançados mais talentosos, como os nossos principais rivais aos títulos nacionais, ou na liga Europa.

Outro pormenor, o Domingos pareceu meio cabisbaixo, não era suposto ele andar mais sorridente, ou será estratégia para evitar euforias? Eu não tenho noção dessa faceta do Domingos na sua passagem pelo Braga, se adoptava igual comportamento.
Claro que eu n peço que seja como o Jesus, quando jogou contra o Setúbal e ainda pedia mais golos aos jogadores, será ele pouco emotivo? ou será a tal estratégia?
Bancada de Leão disse…
Pedro O,

Começo a ter poucas dúvidas em relação a Carrillo.

Cap. Januário,

Obrigado.

Sim, houve ali um momento algo irrequieto, mas isso porque esta defesa não será a que vai ser utilizada mais vezes, em dezembro urge reforçar este sector.
De qualquer forma, e apesar disso, nota-se que a equipa não se deixa amedrontar como acontecia na época passada.

Em relação ao domingos, só hoje ouvi algumas declarações dele, e parecia-me contente com o resultado mas certamente a preferir reagir com calma e sem colocar grande euforia nas 9 vitória conseguidas.

SL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!