Sporting 1-0 Rio Ave :: regresso do Czar!















Quando se iniciou o jogo hoje ao final da tarde o que se pedia além da vitória era um pouco mais de qualidade de jogo do Sporting. Apesar de ainda estar há pouco tempo no cargo de treinador principal, Sá Pinto necessitava de mostrar que aos poucos a equipa estaria a combinar objectivos com qualidade. Assim aconteceu, principalmente na primeira parte. Mas já lá vamos.

Foram 25 mil que estiveram presentes em Alvalade, sinceramente um número aquém do que seria esperado, até porque com a entrada de um treinador com uma ligação tão forte aos adeptos, as assistências poderiam elevar-se. No entanto, quem lá esteve presenciou um momento que há muito era desejado, o regresso dos grandes golos do Czar Izmailov. Só pelo que se passou ao minuto 35, o bilhete já estava pago. Saúda-se o regresso do russo aos bons jogos, aos grandes golos e tudo sem sinais de lesão.

Voltando ao jogo, com Patrício na bancada por precaução para os jogos complicados que se avizinham, é também um sinal que há muito confiança em Boeck, e na verdade o guardião tem respondido à altura e teve um pormenor muito importante, que já falarei. Tacticamente sabemos perfeitamente que quando Rinaudo está em campo, Elias e Schaars sentem outro à vontade para a construção de jogadas sem a preocupação defensiva que, com Carriço por vezes acontece. Mas hoje, viu-se, principalmente nos primeiros 30 minutos, boas movimentações, circulação de bola rápida, a posse de bola que tão elevada costuma ser por parte do Sporting, deu lugar a uma intensidade ofensiva que em certos momentos de jogo foi agradável. Schaars rubricou uma excelente exibição, Capel também esteve muito bem. Pena, que o aspecto físico prejudique ainda tanto o nosso jogo, não esquecendo que quinta feira passada foi muito desgastante para os nossos jogadores.

Uma palavra para o Rio Ave que sem autocarro estacionado permitiu que o jogo fosse mais aberto. 

Para a segunda parte, o Sporting já veio mais sossegado no resultado, o que ainda nos causou alguns calafrios, mas notou-se a quebra física de forma acentuada. Sá Pinto nas substituições voltou a colocar os jogadores que têm sido as suas preferências, Pererinha e André Santos, apostas regulares, Evaldo voltou a ser opção. Mas estava visto que o Sporting não iria tentar muito mais que manter o resultado.

Entretanto alguns pormenores interessantes da partida. Polga a marcar livres? Descobriu-se algo que até ao momento em 8 anos ainda ninguém tinha percebido.

E quanto a Wolfswinkel? Sem dúvida que está numa crise total que não lhe permite marcar golos. Mas convenhamos que é necessário que as bolas sejam colocadas lá na área onde ele tem a missão de marcar. Hoje que me recorde, só aos 70 minutos chegou o primeiro lance em que a bola lhe foi colocada para a finalização. Chegou tarde, alguma falta de confiança certamente na abordagem do lance, mas ainda assim pouco jogo na área. E Insúa teve a sua responsabilidade nisso, porque hoje esteve um pouco trapalhão e está a falhar lances que noutras alturas faria com certa facilidade golos.

Voltando aos momentos bons, foi possível ver os festejos de Boeck no golo de Izmailov. Depois de ver Sá Pinto festejar as vitórias com o Paulinho e aquela forma entusiástica como o fazem, esta celebração do guarda redes que hoje assumiu a titularidade mostra alegria no plantel. E isso também é importante.

Vitória simples, justa, pela margem mínima, mas que recordo aos demais que vale 3 pontos como qualquer outra, hoje já com alguma qualidade no jogo. E já agora, é a segunda vitória consecutiva para a liga, algo que não acontecia deste Novembro. Nesse particular também é uma melhoria.

A "vida Sportinguistas" nos próximos tempos vai-se intensificar, uma deslocação sempre complicada a Setúbal e depois o regresso dos confrontos europeus com um recepção ao Vitória de Guimarães pelo meio. Apesar de querer ver o Sporting praticar bom futebol, já ficaria contente se estes obstáculos fossem ultrapassados pelos resultados!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Abandonar o Losango