As vitórias gordas do Sporting



por João de Matos

"Ontem o Sporting alcançou a sua segunda vitória gorda da época. Após uma vitória por 6- 1 sobre o Gil Vicente na jornada 8, só ontem à passagem da ronda 22 se voltou a assistir a novo resultado volumoso e a uma exibição que, não sendo de encher o olho, foi sóbria, segura e eficaz no aproveitamento dos erros do adversário. Vou no entanto aproveitar este meu primeiro apontamento para evidenciar dois jogadores e algumas situações chave em torno da equipa.

Mas vamos por partes:

Em primeiro lugar falar sobre a subida de forma do Matias Fernandez, indiscutível, quer porque fisicamente me parece bem e com alguma continuidade (poucas vezes a teve), quer porque jogando à frente do Elias e do Schaars rende muito mais e tem a oportunidade de estar mais perto do nosso ponta de lança e da baliza, ora servindo o 1º elemento, ora aparecendo para finalizar ou recolher 2as bolas (serve como exemplo o golo que marcou ontem). A verdade é que no meu entender esta tem sido ao longo da época uma das pechas do Sporting e das principais razões do parco rendimento ofensivo notado em muitos jogos. O ponta de lança normalmente aparece muito sozinho lá na frente, há um espaço enorme entre o seu sector e o meio campo, pelo que, não chegando o apoio dos médios à área para atacar as jogadas com o ponta de lança ou corresponder a segundas bolas e intensificar a pressão ofensiva, fica muito mais dificultada a tarefa de colocar a redonda no saco.

Já o Jeffrén, jogador de reconhecida valia e potencial, entrou e fez dois golos. Um tipo que entra num jogo depois de tanta lesão e recaída, marca 1 golaço assim que lhe é endossada a bola e 3 minutos volvidos vai para cima da defesa do adversário e marca novo golo, tem que ser alguém com confiança em si próprio e grande talento. É certo que o momento da sua entrada coincidiu com um jogo bem conseguido pela equipa e já por um certo desequilíbrio sectorial do Vitória de Guimarães, mas são 2 pedradas de elevado nível. Ponto. Claro que depois disto o comum dos adeptos Sportinguistas fica logo com água na boca e pede a todos os santos que não mais as lesões condicionem este jogador. Uma equipa com 2 jogadores com lesões crónicas (não me estou a esquecer do Rodriguez), é intolerável. Vou esperar até ao final da época para tecer mais comentários neste sentido, mas isto tem que acabar. Não sei se no caso do Rodriguez muitas destas lesões se deverão ao facto de termos a zona central da defesa constantemente em cacos, obrigando-o a fazer minutos largos logo a seguir às recuperações que faz, confesso que gostaria de ouvir o Dr. Frederico Varandas falar mais sobre as situações clínicas dos nossos jogadores.

Já sinto o formigueiro para o jogo de quinta-feira. É certo que vai ser difícil dormir todas as noites que antecedem o jogo, mas o Sporting é isto, maior do que tudo, mais do que uma paixão."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!