Grande noite europeia. Obrigado Sporting!

Grande noite europeia.
Grande apoio vindo das bancadas.
Grande jogo.
Enorme vitória.

Alvalade viu ontem o seu último jogo para a Liga Europa, vencemos todas as partidas desta competição em casa. Foram mais de 37 mil numa noite que devia ter esgotado e que não se compreende como não encheu. Mas os que estiveram lá, fizeram novamente aparecer o "Vulcão Verde".

Diz o jornal A Marca "El Athletic salió vivo del José Alvalade en uno de sus peores partidos en Europa", pois claro que fizeram, mas esse mau jogo deles foi tudo porque o Sporting fez um enorme jogo de futebol com paixão, dedicação e enorme vontade de glória.

O Athletic não é uma equipa qualquer. Carrega consigo história e cultura de uma região que deseja ser um país, que lhes confere uma identidade própria. Foi uma honra e um prazer ter visto tantos adeptos rivais num convívio absolutamente arrasador. Dentro do campo, foi tudo nosso, no relvado e nas bancadas. E ainda tivemos tempo para homenagear o adepto basco que morreu há uns dias atrás, bem como o jogador italianos recentemente falecido em campo. Vénia aos Nossos!

Mas também não é uma equipa qualquer porque eliminou Man Utd e Schalke 04, e porque nos últimos 4 encontros europeus, limpo-os com tal facilidade que certamente já muitos pensariam que em Alvalade iriam carimbar o passaporte para Bucareste. Mas para já ficaram retidos na porta de embarque, e ainda temos uma palavra a dizer.

Da Nossa Equipa. Que dizer quando todos foram perfeitos? Deixem-me destacar apenas alguns acontecimentos, na certeza que isso só é possível porque a equipa vale pelo todo em conjunto com o trabalho da equipa técnica liderada por Sá Pinto.

Insúa, que grande golo. Só tu, com a tua garra argentina para conseguir marcar um golo da marca de grande penalidade, de cabeça. Ver o guardião do Atlético, ali a 5 metros de mim sem perceber muito bem como a bola entrou, valeu o preço do bilhete.

Capel com enorme vontade marcar ontem. Percebeu-se que jogar contra uma equipa espanhola, o seu país, lhe traz uma forma anímica extra coroada com um fantástico golo. É um ídolo em Alvalade, percebe-se a união dele com os adeptos quando extasiado vira-se para as bancadas a pedir apoio e garra!

André Martins teve a difícil tarefa de entrar a titular depois de saber-se que Matías não poderia jogar. Aquele miúdo vale ouro. Que enorme classe a colocar as bolas nos seus companheiros. Não é passe para o lado e para trás. Há inteligência no seu jogo. 

Já não sei que adjectivos utilizar com Izmailov. Ver o russo com a bola nos pés, é quase tão sublime como aqueles finais de dia a ver o pôr do sol numa falésia qualquer que nos eleva o espírito a um nível de transcendência único. Obrigado Marat!

Polga e Carriço, deixo-vos para o fim porque foram muito castigados nos últimos anos em Alvalade. Eu também vos critiquei muito, e certamente irei continuar a fazê-lo. Mas é um facto que se há prova que um treinador pode mudar muito a actuação dos jogadores, vocês são a consequência dessa acção.

Estamos a 90 minutos da final e o caminho ainda é longo. Vamos continuar a acreditar que tudo é possível. San Mamés fica a caminho de Bucareste!

Comentários

Rf disse…
é isso Varela!!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!