As centrais decisões de Sá Pinto!

Boulahrouz, Rojo, Carriço, Xandão e Onyewu. Está visto que o plantel tem neste momento excesso de centrais e com o mercado aberto dificilmente iremos manter estes 5 jogadores.

Boulahrouz e Rojo tudo indicam que serão as preferências para a titularidade. A coesão defensiva demonstrada na pré-época e que se reflectiu no primeiro jogo do campeonato, assim o parecem confirmar. Carriço que na época passada teve mais oportunidades a trinco, este ano não será certamente opção para esse lugar (ainda bem apesar dos bons jogos que fez) e portanto, a sua oportunidade só poderá ser a central. Xandão e Onyewu que no passado (não existisse o efeito Polga) seriam os titulares da época transacta e portanto com boas hipóteses de lutar pelos lugares principais desta época, não parecem ser mais que segundas escolhas.

Certo, certo é que com estes 5 jogadores não é fácil manter o banco animado e as especulações serão sempre fortes. Sai Xandão para a Itália, Onyewu sai ou não e será no Twitter que vamos ficar a saber primeiro? Carriço foi melhor a trinco no ano passado que a central, e às tantas...enfim, a situação não é fácil de gerir. E todos nós teremos as nossas opiniões. O mercado está a 11 dias de fechar, o problema será minimizado até que haja nova abertura para transferências caso não saía ninguém.

Na minha opinião terá de sair 1 jogador do eixo defensivo. Sinceramente não sei qual seria a minha escolha, há sempre a opinião mais pessoal e pouco racional, mas são estas opções (deste calibre) que Sá Pinto vai ter de tomar num ano, que devido à possível qualidade dos jogadores as tornam difíceis e vão mostrar de que fibra é o nosso treinador. Aliás, tenho insistido nessa ideia, porque acredito que chegou a hora de Sá Pinto mostrar o que vale, e com uma oportunidade já falhada na abertura do campeonato, há já na quinta feira uma nova chance de mostrar que o Sporting tem novos argumentos.

Comentários

Joao disse…
Em relacao aos centrais parece pacifico que Boulahrouz e Rojo serao titulares e jogarao a maioria dos jogos e os mais importantes.

Os restantes servirao para cobrir eventuais suspensoes, eliminatorias da Taca com equipas secundarias e Taca da Liga. Ou seja, naoi irao ver muito tempo nem tempo particularmente relevante.

Havendo 5 centrais no plantel, um devera sair. E isso e' razoavelmente pacifico.

Parece-me que o Xandao e o Onyewu estarao "empatados" em quarto lugar nesta lista. O que a gestao do fuebol devera ponderar e', dado que nao se vai retirar grande retorno desportivo desses jogadores, por qual se podera retirar maior retorno financeiro.

Da parte de Xandao, nao se retirara nenhum, pois a dispensa nunca sera atraves de uma transferencia, mas apenas do fim do emprestimo (e havera penalidades por fim antecipado do emprestimo previstas no contrato?). Por outro lado, para alem de para o Sporting, um clube que nao esta a nadar em dinheiro, ser dificil de ver um milhao de euros sentados na bancada, a ser verdade da possibilidade de poder ver um valor a rondar 3 milhoes de euros numa transferencia do Onyewu, parece-me que a escolha nao e' dificil de fazer.

Depois, segundo tudo parece indicar, no final da epoca nao se exerce a opcao sobre o Xandao e vem um central, provavelmente o Nuno Reis ocupar o seu lugar no plantel.

Ninguem poe em causa o bom profissional que o Onyewu e', mas tambem nao me parece que os outros sejam piores profissionais que ele. Sera concerteza uma decisao dificil a nivel pessoal, mas gerir um plantel passa tambem por tomar decisoes dificeis a esse nivel. E, em momento algum, ao contrario do que muita gente por ai anda a gritar, parece que o clube esteja a tratar o jogador Onyewu de forma incorrecta. Pelo contrario, ele tem sido tratado de forma tao profissional como todos os outros teem sido tratados.
Bancada de Leão disse…
J,

Tocas num ponto importante que é a forma como se tem tratado Onyewu, sinceramente também não vejo que haja alguma falta de profissionalismo com ele, o Sá Pinto fez a sua escolha, complicada, mas parece-me clara. Há também um exagero por parte da comunicação social que tenta a todo o custo criar notícias sobre um possível caso. Mas não tem acontecido.

SL
. disse…
Pedro,

Parece que a decisao está tomada e que o central preterido entre todas as opçoes ao dispôr do treinador é o Onyewu. Custa-me muito porque gosto muito dele mas pesados os pros e os contras, percebo a decisao. É altura de dar crédito ao treinador e ao clube, que souberam trazer alternativas tao ou mais válidas. E se nao houve euforia na hora da chegada de Onyewu, nao pode haver depressao na hora da sua partida.

saudaçoes leoninas,
tiago

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!