O verdadeiro desafio de Sá Pinto!



A poucos dias de começar o campeonato, está também para começar o grande desafio de Sá Pinto. O antigo jogador do Sporting, ex-Director Desportivo, ídolo de quase todos, assumiu aquele que é nas palavras dele o melhor que um treinador pode conseguir, dirigir o seu clube.

Quando "saltou" para este lugar importante apenas pedi uma e uma única coisa no que restava ainda da época, colocar a equipa do Sporting a jogar à sua imagem enquanto profissional de Leão ao peito. Isso já seria um sinal positivo da sua passagem como treinador no Sporting na época passada.

Conseguiu devolver estabilidade ao clube nos jogos em casa, o Sporting passou a ter um registo 100% vitorioso (11 jogos em casa, 11 vitórias), fez uma campanha na Liga Europa muito boa, não posso dizer brilhante porque para isso teria de ter conseguido no mínimo a presença na final, mas há a eliminação do Manchester City e a primeira mão em Alvalade contra o Athletic, que são jogos que não podemos esquecer.

Fatalmente a nível interno falhou-se o objectivo da Liga dos Campeões, como mínimo aceitável, não por sua inteira culpa (Direcção e ex-treinador do projecto não ajudaram), e fechamos a época 2011/2012 com a derrota no Jamor que estava completamente fora dos planos de todos nós.

Sá Pinto sofreu as primeiras críticas acentuadas, até porque o Sporting nesse jogo sofreu o golo cedo e não foi capaz de virar o resultado. Desde plano de jogo, a falta de preparação física dos jogadores, a excessos de confiança, tudo foi falado nas semanas seguintes. Pela primeira vez foi colocado em causa o seu trabalho!

Veio a pré-época, as contratações, as despedidas, a renovação de uma equipa onde passamos a contar com Boulahrouz, Rojo, Pranjic, Gelson, Labyad, Viola, Cédric, Adrien e mantêm Patrício, Insúa, Schaars, Rinaudo, Elias, Capel, Carrillo, Wolfswinkel e André Martins (sem citar todos).

É melhor o plantel 2012/2013? Só os resultados em campo o irão provar, mas pelo menos há a garantia de soluções que tanto faltaram em diversos momentos da última época. Por vezes, chegava a ser confrangedor olhar para o banco de suplentes do Sporting e ponderar se valia a pena efectuar alguma substituição.

É aqui que Sá Pinto vai ter o seu maior desafio. É muito mais complicado escolher um 11 titular com o potencial que este Sporting aparentemente apresenta (claro que são boas dores de cabeça), a fasquia está claramente mais alta e os adeptos não vão aceitar, e não podem aceitar, que o nível de rendimento da equipa seja idêntico ao que têm sido os últimos anos no Sporting. Isto só pode estar fora de questão!

A responsabilidade de Sá Pinto aumentou, a época 2012/2013 é verdadeiramente o seu grande desafio e a má notícia é que não vai ter muito tempo, como aconteceu na época passada, para rapidamente mostrar qualidade de jogo com esta renovada equipa. O tempo joga contra todos nós e só as vitórias conseguirão alterar o curso de uma história que nos últimos anos tem sido negra. Cabe a Sá Pinto desafiar o tempo e o destino desta nova equipa!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!