Vitória de Guimarães 0-0 Sporting

A curiosidade para ver o primeiro jogo oficial do Sporting esta época era demasiada. Que 11 titular iria apresentar Sá Pinto? De que forma iria a equipa procurar a vitória? E na prática são estas a duas questões básicas que resumem a partida de ontem.

A primeira é, e será sempre mais fácil responder à posteriori. Provavelmente Schaars tem de jogar nesta equipa, às tantas André Martins tem outra capacidade para empolgar o jogo de ataque em vez de Adrien, ficando apenas e para já a certeza que a equipa dispõe de outras soluções que na época passada não existiam.

Mas não vencemos. Perdemos a oportunidade de liderar bem cedo o nosso campeonato.

Verdade e daí salto para a resposta à segunda pergunta colocada no primeiro parágrafo. É que na procura da vitória voltámos ao passado. Percebeu-se claramente que o Vitória só iria marcar num lance fortuito, mas continuamos a "oferecer" 45 minutos aos adversários e a ficar presos num esquema táctico que continua com muita posse de bola, demasiadas lateralizações mas que se reflectem em oportunidade de golo nulas. Depois vão-se queixar que o Wolfswinkel não é o ponta de lança de que precisamos. Mas efectivamente, e como já tinha dito num texto anterior, é com esta equipa com mais opções que vai residir o grande teste de Sá Pinto, mostrar se é ou não capaz de construir uma equipa suficientemente forte para vencer, ultrapassar com sucesso, os 80/90% dos jogos fechados como aconteceu ontem em Guimarães.

Fica no entanto do jogo de ontem, e espero que se mantenha, uma coesão defensiva que, provavelmente, há muito não se via para os lado de Alvalade. Não só pela capacidade dos centrais, como pela forma como os trincos são capazes de fechar a zona central, evitando "longos corredores" para os adversários tão típicos de um passado bem recente.

Não foi o melhor resultado, nem a melhor exibição, há muito trabalho pela frente, mas continuo a achar que o tempo que não é muito, joga contra nós, e quando os nossos adversários directos escorregam todos, só há um caminho para a nossa equipa que é vencer, e isso tem de fazer parte do "DNA" de um campeão!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!