Preocupante final de campeonato!

Nem os rapazes da equipa B poderiam ser (ainda) a nossa salvação, nem os que estão lá desde o início nos deram em algum momento a garantia de poder chegar às competições europeias. Assim, está o Sporting condenado a lutar pela manutenção, sendo que o único objectivo possível poderia ser neste momento evitar a pior classificação de sempre no campeonato nacional.

Então vamos a pontos mínimos necessários para conseguir diferentes objectivos, tendo em conta as últimas 5 épocas.

Para chegar às competições europeias (Liga Europa) foram precisos: 50, 42, 41, 50 e 45 pontos. A nossa distância para essa realidade está entre os 28 pontos e os 23, sendo que neste momento há 30 pontos em disputa. Uma miragem!

Para fugir à despromoção foram precisos: 25, 26, 24, 25 e 26 pontos, e aqui a distância é apenas entre 2 e 4 pontos. O que poderia levar a pensar que tendo em conta esta estatística (falível), apesar de tudo, esse desígnio não irá acontecer.

Acontece que o Sporting tem jogado pouco e mal. Tem muitas dificuldades em vencer jogos fora, e em Alvalade o cenário não é muito diferente. Os níveis de ansiedade vão aumentar de dia para dia, com o final da competição e as grandes decisões prestes a acontecer, começámos a pensar em tudo. Os jogadores serão ainda mais frágeis. 

São precisamente 10 jogos que nos faltam para terminar o campeonato. Com 5 em Alvalade: Porto, Setúbal, Moreirense, Nacional e Olhanense. Com 5 fora de casa: Académica, Braga, Benfica, P. Ferreira e Beira Mar.

Destes 10 jogos, 5 deles são com equipas que irão estar a lutar para não descer, 2 com equipas que lutam para o título, 2 com equipas que lutam para pré-eliminatória da Champions (fora de Alvalade).

A estatística diz-nos que o Sporting ao ritmo da pontuação que obteve até ao momento fará qualquer coisa como 11 pontos mais, ficando-se nos 33 pontos que poderá dar a manutenção. É triste, mas é a realidade. Uma pontuação desta natureza deverá colocar-nos qualquer coisa como um 9º lugar, no entanto depois é necessário contar com os jogos entre os diferentes clubes com a mesma pontuação, e nisso não estamos nada bem. Até porque, esta época é pior de sempre com o menor número de vitórias totais.

Esta é a realidade em que nos deixou a actual Direcção demissionária. Não foram as AGs, nem os movimentos, nem nada nem ninguém que não os que estiveram no poder. Foi um projecto que nunca existiu, que me leva por exemplo, a mim, escrever um post impensável sobre a manutenção na primeira divisão. É triste e simplesmente desolador. É incrível o estado a quem chegámos e querer atirar culpas para outras personagens é simplesmente ridículo!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!