Viera calado é que estava bem!



Praticamente nos últimos meses neste blog só me tenho focado no Sporting. Os nossos problemas, a dimensão deles, as soluções necessárias, o contexto em que vivemos, não nos dá espaço nem margem para falar de outra coisa que não o Sporting. No entanto, as declarações de Luís Filipe Vieira levantam uma questão muito pertinente. Mas que raio tem ele a ver com a negociação da dívida do Sporting com a Banca? (a ser verdade, porque até agora só vi isso falado nos jornais).

Tanta preocupação com 11º lugar do campeonato, e nem é preciso perder muito tempo para lembrar coisas de 2002, "na reclamação apresentada em Maio, o Benfica argumentava que, tendo o clube autodenunciado a dívida fiscal, merecia o perdão dos juros referentes a esse débito."

Será que este perdão já interessa a Luís Filipe Vieira? E aos contribuintes que entregam casas?

Ou então, porque não falar da Constituição de uma comissão eventual de inquérito parlamentar à aceitação pelo estado de acções da SAD do Benfica como garantia de dívidas fiscais em processo de execução para:

1 – As condições em que se desenvolveu o processo que levou à aceitação pela Administração Tributária e pelo Governo da proposta feita pelo contribuinte Sport Lisboa e Benfica de entrega de acções como garantia de dívidas fiscais; 

2 – As condições e o fundamento com que foi elaborado «o despacho de S. Ex.ª a Sr.ª Ministra de Estado e das Finanças de 11 de Abril de 2002» que sancionou «a proposta de avaliação das acções oferecidas para garantia»;

3 – A idoneidade das garantias entregues pelo Sport Lisboa e Benfica e a razão do Estado não ter exigido outro tipo de garantias; 

4 – A existência de despachos anteriores que promoveram a revisão do regime da prestação de garantias; 

5 – As condições em que se verificaram outros casos idênticos, a terem existido, designadamente de outros contribuintes que entregaram acções como garantia ou dação em pagamento em processos de dívidas fiscais ou outras ao Estado; 

6 – A realização de acordos anteriores entre os directamente interessados e beneficiados no processo do Sport Lisboa e Benfica e a administração fiscal e os decisores políticos, designadamente o XIV Governo ou os actuais responsáveis governamentais.

A sério, custa compreender como raio se lembrou hoje, no dia do clássico que até torce por nós, e que espera que o Sporting B vença ao Porto, de dizer tanta barbaridade. Da mesma forma que me irrita ver Presidentes do Sporting preocupados com a situação do Benfica, chateia-me o inverso!

Comentários

Unknown disse…
Neste caso, acho que o Vieira falou na altura certa. Nada apontar.

Provavelmente, para uns, "calado é que dava jeito".

Abraço
Bancada de Leão disse…
Falou? Nem tem que se meter na vida do Sporting. Tal como o contrário. ainda por cima a falar de coisas que só vieram nos jornais.
Unknown disse…
Bancada de Leão.

Quem te disse que são coisas só do Sporting? Analisadas bem as coisas, acho que é fácil de perceber, que tanto Benfica como Porto são parte interessada no assunto. Nós não estamos a falar, propriamente de um negócio. O Benfica tem de estar atento a esta questão, se é só "jornal" ou não, é coisa que não sei, mas convém estar atento e falar o quanto antes. A profilaxia evita muita doença.

Não leves a mal, um Benfiquista invadir o teu espaço, mas acho que podemos todos, conversar educadamente. A meu ver, um possível perdão da Banca ao Sporting, pode abrir precedentes, além de que, seria concorrência desleal.

Abraço
Sérgio disse…
Germano,

A Grécia também teve um perdão no entanto ninguém quer ser comparado à Grécia.

Quero dizer com isto que o que LFV são baboseiras o eventual perdão irá forçar a vários constrangimentos ao SCP (já vem visiveis com saida dos jogadores mais caros para a folha salarial).

De resto Germano no vosso lugar estaria mais preocupado com um empréstimo obrigacionista de 80 M€ começaram nos 10 À 8 anos atras e já vão nos 80 ...

Bancada de Leão disse…
Germano,

Aqui sempre se pôde discutir democraticamente, sem problema.

Agora a questão para mim não é o LFV também querer perdão, até porque ele acabou de ter ok para emitir mais dívida.

A questão é simples, dos problemas do nosso clube não se devem meter os outros, como eu também não gosto que os meus presidentes ande a falar dos negócios dos outros.

E depois a questão é simples, o meu vizinho do lado negociou com o banco e perdoou-lhe a parte da dívida, deve fazê.lo a mim também? Não sabemos, depende.

O Vieira se quer, que vá aos bancos. Mas que deixe sossegado o Sporting. É simples. E depois, até pelo que escrevi em cima, podemos nós Sporting dar garantias também ao estado com papéis sem valor?

Unknown disse…
Boa noite,

O que vocês tem de compreender, é que o presidente do Benfica, apenas está a marcar a sua posição. Vocês dizem que ele nada tem a ver com os negócios do Sporting, e eu concordo, no entanto acho que apenas está a marcar uma posição. Com esta intervenção, ele não pretende que o Sporting "não tenha" perdão, ele apenas diz presente. Por outras palavras, está a lembrar a Banca, que esse precedente, o Benfica dirá presente. Acho que é estratégico e fácil de compreender.

Não vou falar do perdão à Grécia, mas posso dizer que é um bom exemplo daquilo que defendo. Com o perdão à Grécia, abriu-se um precedente e pode-se agora retirar dividendos desse perdão, soubesse o nosso Governo dizer presente na altura certa, que acho que deixou passar. LFV não deixou, marcou presente antes do hipotético perdão.

Não sabia que este era um post para falar do Benfica, mas cá vai.

Estou preocupado com o empréstimo obrigacionista, mas isso não me tira o direito de opinar sobre a situação do Sporting, desde que não falte ao respeito a ninguém. Não me viu, nem verá, a falar de uma gestão de excelência do LFV. Contudo, a minha opinião é simples, desses 80M, mais de metade é para pagar o outro empréstimo, a outra metade, um investimento, a BenficaTV. É um investimento de risco, assusta-me, mas a acontecer o que os Benfiquistas sempre pediram, é preciso gastar para ir buscar.

Assusta-me muito mais o facto, de depois não se pagar o que se gastou com o que se vai buscar. É esse o problema do LFV.

Abraço
Unknown disse…
Sobre as garantias com papeis sem valor. Se houver garantias que esses papeis vão ter valor, porque não? Mas concordo contigo, sendo o Estado de todos nós, não deveriam ter aceite essa garantia. Deveriam ter penhorado a "retrete".

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!