Sporting 2-1 Nacional :: à cabeçada!


Mais de 30.000 em Alvalade para assistir ao penúltimo jogo de futebol em Alvalade a contar para a época 2012/2013. A vitória era o único resultado que interessava, conseguida mais uma vez nos últimos 5 minutos. Justa, saborosa e que ainda nos permite sonhar com a Liga Europa.

O final de tarde começou com um minuto de silêncio religiosamente respeitado em memória de João Campelo, hoquista do Sporting. Paz à sua alma!

Depois de um jogo frustrante no fim de semana passado, era importante reagir cedo e bem. Foi precisamente isso aconteceu, uma investida de Bruma com um golaço de calcanhar de Capel. Aos 6 minutos de jogo, o Sporting já vencia.

Durante a primeira meia hora o domínio do Sporting foi quase total, André Martins a fazer uma óptima partida, a pautar o jogo ofensivo, e é isso que se espera que no próximo ano acontece, mais e melhor do pequeno grande jogador. 

Aos 24 minutos Capel atirou ao poste. Não chegar ao intervalo a vencer por mais, acabou por ser um problema. Mas já lá vamos.

Um apontamento para Adrien. No ano passado tanta tinta fez correr pelas hostes Leoninas. A ser verdade o ordenado milionário que aufere no Sporting, sinceramente ainda não justifica. A ver se em 2013/2014 a qualidade em campo aumenta proporcionalmente à dimensão do clube que representa. Jogar na Académica era muito mais simples e menos exigente.

Intervalo. Resultado escasso. Tem sido um problema do Sporting deste ano, fazer mais golos em momentos em que dominámos quase por completo o adversário.

É durante este período que Cristiano Ronaldo é homenageado em Alvalade, quando é anunciado como sócio 100.000 do clube. O lado positivo tem de ser visto pela forma como a Direcção rapidamente lançou esta campanha, há muito que se fala do Sporting poder aproveitar mais a imagem de um dos melhores jogadores da história do futebol, formado nas nossas escolas. Tenho a certeza que o Ronaldo estará disponível para algumas acções. Pelo menos espero que sejam menos "pesetero" que o Figo!

A segunda parte começa mal. O Sporting cede o comando o jogo e começam os problemas. Candeias uma vez, Candeias duas vezes e por aí fora. Adivinha-se o golo adversário. Jesulado disse e muito bem, "é fácil marcar-se ao Sporting e isso tem de acabar"!

Pelo meio ainda houve tempo para sair Adrien e entrar Labyad. Este último a passar um momento complicado em Alvalade, o pessoal dos vídeo do Youtube já está em modo assobio.

Aos 73', depois de uma infantilidade de Bruma, o golo do Nacional. Fácil para eles, previsível para nós.

Sobre Candeias, há que dizer que quando um jogador com ele cria tantas dificuldades ao Miguel Lopes, acho que está tudo dito!

Alterações no Sporting já com Viola em campo. O Sporting volta a acordar, aos 80' a primeira oportunidade do Ricky para uma grande defesa. Mais 5 minutos e golo de Rojo. 

Pausa.

Rojo quando chegou ao Sporting, na minha opinião, tinha sido uma grande contratação. Achei que um internacional Argentino que estava a jogar regularmente poderia ser uma enorme ajuda para o eixo da defesa. Não aconteceu. Foram muitas as desastrosas jogadas em que ele foi interveniente. No derby, porém, esteve bem. Hoje marcou, finalmente, um golo de cabeça (sim, partiu uma posição irregular complicada de ver). Merecido. Fiquei bastante contente não só pelos 3 pontos que a cabeçada significou para o Sporting, como a título individual. Ele demonstrou-o não só dentro de campo, como no Twitter!

Vencemos mas ainda não ganhamos nada. Faltam 3 jogos e o caminho para a Europa do próximo ano não está nada fácil. Na Mata Real o guião de jogo terá de ser outro. Enchemos aquilo?

Por fim, na semana passada o melhor em campo foi Capela, hoje o melhor foi Capel. Melhorou muito!

Comentários

Sérgio disse…
Um belo dia o ontem, que inclui uma passagem pelo Museu do SCP em Leiria onde pude testemunhar o enorme sportinguista que é o Sr. Bernardes Dinis ouvi-lo falar da história do nosso clube é algo único que eu recomendo vivamente a todos os Sportinguistas, isto não falando nos pedaços da história do nosso centenário clube que vamos conhecendo melhor.

Horas mais tarde, uma bela partida de futebol para se assistir ao vivo com o pequenote ao nosso lado :).

Melhor que o resultado foi ver o Francisco cantar as músicas do SCP e vê-lo vibrar com o ambiente que se viveu ontem em Alvalade.

O meu obrigado ao Solar do Norte por ter organizado esta bela excursão que doutra forma não teria sido possível de realizar.

SL,
Pedro O. disse…
O prof. João Campelo, foi muito mais do que um hoquista do SCP, testemunhei o trabalho desenvolvido na Stuart Carvalhais, o sucesso na formação dos miúdos e o exemplo do que o desporto escolar deve ser. É impossivel explicar nesta meia duzia de linhas, o fenomeno que o hoquei tem em miudos e país em toda a zona envolvente à Secundária Stuart Carvalhais, nascido e dinamizado pelo prof.

Infelizmente, a nossa cabeça toma decisões, (talvez) percepitadas e irreversíveis que nos chocam, mas que quero e devo respeitar.

Posso aqui neste blog dizer que a consternação é tremenda e ontem num jogo de miúdos, o 1º após o seu desaparecimento, a singela homenagem foi arrepiante.

Paz a sua alma!
CL disse…
Boa noite.

Recentemente criei o meu próprio espaço de opinião futebolística, o http://vaiamabola.blogspot.pt/.

Gostava de saber se posso contar com a vossa colaboração, no caso, com uma troca de links.

Obrigado desde já.

CL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!