A apresentação de Jardim e o terceiro elemento

A apresentação de Leonardo Jardim como novo treinador do Sporting tem alguns pontos importantes e que merecem ser destacados.

O novo treinador Leonino tem, tal como já tinha sucedido com Domingos Paciência, aparentemente condições óptimas para iniciar o seu trabalho quando falamos do relacionamento com os adeptos. Foram algumas as salvas de palmas efusivas que as dezenas de que estiveram presente brindaram Leonardo Jardim em diferentes momentos. É positivo, garante tranquilidade para iniciar um complicadíssimo desafio que tem pela frente.

Ser Sportinguista também ajuda nesta fase. Pois, como se tem vindo a perceber nos últimos tempos, as rivalidades estão à flor da pele, e portanto, um treinador que além de ser profissional, gosta do clube é reconfortante. Ainda assim, espero e prefiro que seja a primeira característica a que predomine no seu trabalho.

Virgílio e Inácio não falaram. Foram apresentados na nova estrutura, mantiveram-se à margem do momento, e toda a predominância da conferência de imprensa foi para o treinador e para o Presidente.

Do Presidente ficou-se ontem a saber que será "o tal terceiro elemento" da estrutura. Foi um anúncio que acabou por causa alguma estranheza. É certo que nunca se soube quem poderia ser, muito se especulou, mas nunca ficou no ar que seria o próprio Bruno de Carvalho a ocupar essa posição. 

Acreditando que a decisão possa ter sido tomado ao longo destes últimos tempos. Há, Sportinguistas, é bom que se diga isto, Sportinguistas, que querem que o clube continue a ser um u autêntico circo e logo começaram a mandar farpas acerca desta situação. 

Também fiquei surpreendido pela decisão de ser o Bruno de Carvalho o terceiro elemento, no entanto, não acho necessário querer colocar em causa essa decisão. Há quem deseje a todo o custo avaliar negativamente o trabalho desta Direcção, quando na prática e verdadeiramente esse trabalho começou ontem!

Não há muito mais par dizer de Leonardo Jardim, a experiência dos últimos anos mostra-nos que há treinadores com um curriculum interessante, resultados bastante positivos e que quando iniciam o seu trabalho no Sporting, toda a dinâmica de sucesso até então desaparece. Há muito trabalho pela frente para o novo treinador Leonino e nunca é tarde para lembrar que está no Sporting, as coisas aqui são sempre mais complicadas!

Comentários

Unknown disse…
Podemos tentar dar a volta aos factos as vezes que quisermos, mas a verdade é que foi prometido, várias vezes, a inclusão de um terceiro elemento na SAD para o futebol. O presidente até disse que essa pessoa já estava escolhida e seria o LFL. Agora, apresentou-se como sendo o próprio!
Era estranho que com Inácio e Virgílio ainda precisasse de mais uma pessoa para àrea do futebol, o que só demonstrou a falta de confiança que tinha nesses dois.
O trabalho de BC não começou ontem, mal andaria se assim fosse, já começou há muito mais tempo e a sua responsabilidade também.
A escolha do seu 2º treinador, pois como ele disse JF era o seu treinador (ou foi só para ganhar votos?), não me supreende, nem a ninguém. Dos disponíveis (pós JF) não havia muito melhor e desejo-lhe as maiores felicidades. Triste foi passarem a notícia para os jornais no dia anterior ao último jogo oficial (que um jornal descubra, é normal, 3 fazerem capa, é porque houve alguma fonte do clube). Mas agora o SCP está blindado!
Agora o SCP não tem metas a curto/médio prazo?
Podemos até redefenir os objectivos, mas uma equipa sem objectivos joga para quê?
Agora, depois de terem faltado os 15/25 milhões para acabar a época, espero que surjam os 30 milhões prometidos para contratações para a próxima época! Ou será que isso também não foi uma promessa eleitoral? Ou apenas mais uma promessa!
Pedro disse…
O Presidente explicou ontem que a questão do 3º elemento sofreu um volte-face fruto de algumas condicionantes na reestruturação que tem vindo ser feita.
LFL nunca foi anunciado como 3º elemento da estrutura para o futebol e nada indica que não venha ainda a ter um papel no clube.
Como é dito no texto, tudo serve para avaliar negativamente a prestação da (convém não esquecer) recentemente eleita direcção.
Critique-se quando se tiver de criticar mas com argumentos que o sejam efectivamente, e não com falácias.
Estamos realmente muito mal habituados com o "profissionalismo" das últimas direcções.
leao revisor disse…
Bem a unica coisa que o presidente disse desde o 1º dia no jantar, e em TODAS as entrevistas foi que ele trabalhava na academia e que tinha um nome importante no desporto e que só não o apresentava porque ele sofria pressões dos "maus".

Isto tem uma importância residual na vida do clube mas a forma como transformam isto num caso normalíssimo é.... deixo para voces classificarem.
Sérgio disse…
Infelizmente no nosso clube tudo é alvo de ampla discussão até um 3º elemento do departamento de futebol :).

BdC ontem disse que houve uma alteração que seria ele o 3º elemento, para fechar o tema do 3º elemento que durava desde o 1º dia em que foi eleito.

Neste momento estou mais preocupado relativamente à forma com vai ser "construido" o plantel para a próxima época Entrada/saida de jogadores que tiveram emprestados, venda de jogadores cujo rendimento face ao seu custo sejam lesivos para o SCP e aquisições que sejam cirurgicas e que se enquadram no plano definido pela direção.

O resto ... o resto é gente ressabiada que quer a força toda ter razão mesmo quando não a tem.

Aproveito também para mostrar a minha satisfação com a escolha célere de Leonardo Jardim.

SL,
Pedro disse…
Não só não é normalíssimo como tem tudo para ser a tragédia que tu esperas que seja, Revisor.
Aliás, a rábula do 3º elemento foi uma aldrabice pegada. Imaginem só os votos que não terá conquistado um nome (ou será um número?) anunciado em campanha.
Dificilmente saberemos se havia ou não um 3º elemento (acredito que sim) e quais as razões para ter deixado de haver. A justificação do pequeno ajuste fruto da reestruturação dura que temos que fazer, serve-me perfeitamente. Grave seria deixar de contar com um nome que já tivesse sido anunciado.
MaximinoMartins disse…
Ou eu me engano muito...
Ou há (quem se diga...)sportinguistas que estão desejando que as coisas corram mal...para esfregarem as mãos e dizerem,...: eu tinha avisado...!

Caramba um pouco de paciência e amor ao Clube também ajudava a melhorar as coisas...!!

Deixem lá ao "grupo Cofina" e não só...

O trabalho de nos deitarem abaixo...!!
Pedro Sousa disse…
O Jesualdo não foi contratado por BdC, era já o treinador do Sporting. Por isso mesmo o BdC, pela estabilidade do clube, afirmou ser o seu treinador. Até ao final do contrato assim o foi e ninguém passou por cima de alguém. Houve sempre uma relação profissional e de respeito.

Afirmar agora que Leonardo Jardim é a 2ª escolha é demasiado forçado e redutor. Ainda para mais quando é um treinador com mercado, jovem e ambicioso. BdC sem o Sporting estar nas provas europeias contrata, de forma célere, um dos treinadores mais promissores do momento.

Aliás, já de forma célere, tinha conseguido acordo na restruturação financeira que, ano após ano, estava a ser empurrada com a barriga pelas antigas direções.

A forma profissional e célere com que estes assuntos foram tratados, há muito que não se via no Sporting. O 3º elemento, que segundo BdC seria alguém que já estava no Sporting, pode não ter havido acordo ou mesmo face à importância da restruturação financeira, passou a não ser prioritário. Isso pouca afecta a estrutura, que até agora só tem revelado competência.

Face aos processos da restruturação financeira e da contração do treinador, alvejar falhas ao BdC por causa de um administrador que nunca foi apresentado, é muito redutor, para não dizer mesquinho.
Sérgio disse…
Pedro Sousa,

Não é redutor é mesmo mesquinho !!!
Nuno disse…
"quando na prática e verdadeiramente esse trabalho começou ontem!"

só podes estar a brincar..
Zé Coelho disse…
Atenção!!!!
A próxima época será para esquecer uma boa classificação. Para mim considero uma boa classificação o 3º lugar. O primeiro é óptimo e o 2º muito bom, já que estes dão direito automático à liga milionária. Este ano fomos sétimos. Nem os lampiões conseguiram descer tão baixo.
Isto tudo só para pedir paciência se os resultados não começarem a ser os melhores. Temos que saber esperar. Não se pode despedir mais um treinador se os tais resultados não forem positivos. Está em causa, não um lugar na Europa do futebol, mas sim a nossa própria sobrevivência. Vejamos o exemplo do Belenenses que agora regressa à 1ª Liga. Só falta o Atlético o que é muito difícil. Veja-se o exemplo do clube da fruta que coloca treinadores em clubes que parecem satélites e que à partida são 6 pontos garantidos por cada um. E não é só a questão dos treinadores, são os jogadores emprestados que não podem jogar esses encontros. Se estiveram atentos deveriam ter reparado no comportamento de algumas equipas quando defrontavam o Porto. Académica, Nacional da Madeira, Moreirense, Paços de Ferreira, etc.
Pedro O. disse…
Sobre o post original, premite-me discordar da questão do sportinguismo como questão primordial. Julgava que a trágica sucessão Domingos/Sá Pinto, tão elogiada à data na blogosfera, com grande parte da argumentação a centrar-se pelo sangue verde e branco do sucessor, deu no que deu - havendo aquela pequena franja de "sócios conspiradores" entre os quais me incluia a dizer que a saída do Domingos era um péssimo sinal de falta de liderança e dramático do ponto de vista de opção técnica.

O que observo agora, não sendo, nem pouco mais ou menos semelhante, tem contornos preocupantes - alheando-me da avaliação de LJ, custa-me imenso ver o prof. JF sair quando era obvio que havia motivação do mesmo para continuar numa estrutura que o próprio aceitasse, era igualmente evidente que o prof. JF não aceitaria continuar caso a direcção não ajustasse a definição organica do futebol profissional, àquilo que o mesmo definia como premissa para continuar o trabalho de enorme competência que estava a desenvolver (pessoalmente não me recordo de ninguém tão competente, vertical e assertivo no discurso e é assim também que se engrandece o nome do nosso Sporting, esse ajuste, não seria interpretado como um sinal de fraqueza da Direcção, mas sim como bom senso.

Agora, aquilo que observo, tem sido o uso e abuso do argumento "reestruturação financeira" para tudo aquilo que não está a acontecer conforme foi referido em campanha eleitoral, sendo a mais grave "inverdade" a questão do investidor e agora a questão 3º elemento, espero que não venha aí o argumento que os credores não gostavam do prof. JF.

Estas preocupações postas à discussão não têm nenhum intuito desestabilizador, elas são apenas opiniões e preocupações de sócios que querem o melhor para o clube, mas têm o direito de não abdicar do espirito crítico, esse é um direito inalianavel, que todos nós não devemos prescindir.

Cumprimentos,
Pedro O.

Pedro Sousa disse…
Confesso que me faz alguma confusão a quase beatificação que se faz a JF. Principalmente quando se argumenta contrapondo o trabalho JF com o do Sá Pinto.

Sá Pinto entrou à 19ª jornada, no campeonato teve 9 vitórias e 3 derrotas. Chegou a uma meia-final europeia e a uma final da taça de Portugal.

Se formos analisar JF, este entrou à Jornada 13, fazendo mais de metade da época. Em 18 jogos para o campeonato teve 9 vitórias 6 derrotas e 3 empates. Perdendo o total de 24 pontos… por muito que seja meritória aposta nos jovens da academia, o trabalho de JF não pode ser considerado bom, quanto muito é satisfatório.

O mais preocupante é que isto revela que nós baixamos muito os nossos padrões de exigência. Para não falar da memória curta em menosprezar o trabalho de Sá de quando assumiu a equipa.

Aposta nos jovens da academia e ser educado não pode chegar para se dar carta branca a JF.
Comparando com Paulo Bento, em que com a mesma aposta nos jovens quase fomos campeões, fomos sempre à LC, ganhamos taças e supertaças…os padrões de exigência realmente baixaram e muito.

Sinceramente prefiro Leonardo Jardim. Com quase menos 30 anos que JF, fez melhor que JF no Braga, fez melhor que JF na Grécia, subiu mais equipas que JF, só não teve a “sorte” de passar pelo Porto, onde até Victor Pereira bate recordes.
Talk Talk disse…
Só uma rectificação Pedro Sousa,
Quem chegou à Final da Taça foi o Domingos, o Sá Pinto apenas a perdeu!
Pedro O. disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro O. disse…
@ Pedro Sousa,
não leve a mal mas discordo completamente da abordagem que faz relativamente à comparação de técnicos, reduzindo-a a meras operações aritmeticas.

Não preciso de ter uma máquina de calcular à frente, preciso de ver como uma equipa joga, preciso de ver se uma equipa joga de forma equilibrada, ou seja, se não cede espaços em momentos de transição defensiva, se se identificam movimentações e rotinas de ataque, se nós na bancada entendemos a movimentação dos jogadores como um todo.

Dou um exemplo paradigmatico daquilo a que me refiro:

- Fito corre muito menos hoje, do que há meio ano atrás e eu pergunto se o espaço que o meio-campo deixa nas costas é maior pelo facto de o Rinaudo fazer menos correrias? Somos mais vezes apanhados em contra-pé, por exemplo?

Não beatifico ninguém, mas tenho a maior admiração pelo prf. JF e acredito que a potenciação de competencias de alguns miudos saídos da academia estava em optimas mãos.

Sobre Paulo Bento, nem falo, acho que o homem não saiu com 4 meses de atraso como se falou, mas pelo menos 1 ano de atraso. Nunca me impressionou o estereotipo do "martir" e do "peito às balas", isso não chega para ser um grande treinador, muito longe disso...

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!