Baixar as expectativas, preparar o futuro!


Um pouco farto de ouvir as notícias todas as semanas dos erros do Bruma, Ilori, Esgaio, Dier entre outros. A sério? Mas esperam que estes jogadores, e outros, que são chamados à pressão da equipa principal, à confusão em que está metida a equipa desde que a época começou e acrescentando a falta de experiência natural para quem tem 18, 19 ou 20 anos, fizessem o quê? Imaculados? Poupem-me!

Entre Juniores e equipa B haverá certamente uns 10 jogadores que poderão ser interessantes para a época 2013/2014. Adicione-se os que estão emprestados e o treinador do Sporting terá equipa uma base importante para escolher a formação que fará parte da equipa do próximo ano. 

Se a equipa do Sporting que iniciará em Agosto a nova temporada puder ser dividia em partes, ainda que não iguais, será certamente composto por: i) jogadores experientes e que estiveram na base da construção do plantel deste ano, ii) jogadores da formação/emprestados e iii) jogadores a custo zero ou muito reduzido para preencher as lacunas mais que conhecidas.

Depois desta difícil e complexa tarefa que passará por Presidente, Responsável pelo Futebol e Equipa Técnica, o Sporting irá apresentar-se com as expectativas bastante reduzidas. É isto que os Sportinguistas terão de compreender. Os nossos objectivos de curto prazo são simples e não podem ser descurados: i) redução da diferença pontual para os lugares de acesso à Liga de Campeões, o terceiro lugar, ii) garantir uma competição europeia e iii) construir uma equipa coesa que não tenha diferentes 11 titulares ao longo de temporada, seja porque razões for.

Daí que a Liga Europa do próximo ano fosse importante. Está praticamente comprometida e custa muito perceber que na próxima época não haverá quintas europeias. Que se perdem milhões, ainda que poucos, que nos farão muita falta. Ainda é possível matematicamente? Claro que sim, e eu acredito sempre. Fui a Paços com a convicção que um lugar europeu podia ser possível, mas depois de ver o que tanto a equipa da Mata Real como a da Amoreira jogam (e jogaram) ao longo da época, dá que pensar como não entra o Sporting com outra mentalidade nos jogos. Como raio não conseguimos apresentar um fio de jogo aceitável, equilibrado e que a espaços nos dê prazer ver jogar. 

O Sporting, e por consequência de quem está à frente dos destinos do clube já sabiam de antemão dos problemas que iriam encontrar, mas há algo que só se saberá com o decorrer da época e quando tudo estiver pronto a começar na próxima temporada.

Estarão os Sportinguistas preparados para baixar as expectativas, acreditar num projeto de crescimento sustentável da equipa à base de formação e scouting apurado, que não traga resultados imediatos?

Comentários

Sim, eu próprio escrevi uma crónica sobre isso em Fevereiro.

http://nosenseofreason.blogspot.pt/2013/02/sporting-cp-formula-para-um-futuro.html
Bancada de Leão disse…
O problema Adriano é perceber quantos estarão preparados para isto?

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!