Os festejos? Às vezes rir é o melhor remédio!



Nos últimos dias nem perdi muito tempo com uma discussão que andou por aí entre Sportinguistas e afins, relativamente ao gozo ou não das derrotas sofridas pelos adversários.

Não perdi muito tempo porque, sinceramente, há tanta coisa para nos preocuparmos com o Sporting que é complicado arranjar tempo para falar disso e preferi dar o meu apoio ao futsal do clube numa importante competição.

Ainda assim, dizer duas ou três coisas sobre a situação. Eu não seria capaz de festejar um golo do Porto (ou do Benfica), como vi no vídeo do Alvaláxia, num jogo onde a única coisa que se decide é o título entre eles e quando nós estamos a apenas 7 dias de terminarmos a pior época de sempre na história centenária do clube.

Mas não perceber a rivalidade entre Sportinguistas e Benfiquistas, é também não perceber a essência de uma rivalidade entre dois clubes históricos que cresce com a evolução do futebol nacional. E agrava-se quando falamos de adeptos que moram na mesma cidade ou que convivem diariamente nos locais de emprego e por aí fora. Com dizia o Cacifo no outro dia, "é o mesmo que, depois de eu ter caído, de forma patética, no meio da rua, não posso rir-me de outra pessoa que se espalhe ao comprido".

Rir do azar alheio liberta da pressão que tem sido esta época, dos desaires absolutamente incríveis e impensáveis, mas acima de tudo, temos de concordar que alguns Benfiquistas fizeram a festa com antecedência e alguns jogadores até embarcaram nisso, basta lembrar os festejos após o jogo com o Marítimo. 

E já agora, também vi muitos Portistas a festejar como se já tivessem ganho o título. Até tive amigos que esta época andaram tão calados que das poucas coisas que soltaram durante o ano futebolístico foram improprérios ao Vítor Pereira, que às tantas ainda lhes dá o bi.

Para finalizar, por vezes rir é mesmo o melhor remédio, mas o mais importante é que a nova época não demore muito a começar. A uma semana de fechar campeonato, já começo a sentir saudades dos fins de semanas futebolísticos. São uma "droga" saudável com ou sem risos!

Comentários

João M. disse…
Exactamente a mesma opinião tenho eu. Bem, quer dizer, eu entendo que alguns Sportinguistas do Norte (o meu caso, por exemplo), não estejam completamente a par da rivalidade entre o Sporting e o Benfica no núcleo onde situam, que é Lisboa. Para esses, claro que o Porto e tudo o que o Porto representa em termos de jogo sujo, batotice e muita coisa que vai por aí a baixo, certamente será o alvo preferencial a abater. Eu não gosto de nenhum dos dois e quero que percam sempre. Não fico mais satisfeito quando um ou outro ganha, mas aceito que sob diferentes perspectivas as pessoas se inclinem mais a criar inimizades sobre um ou outro rival. O Sporting está numa situação ainda mais ingrata. Está longe, muito longe das decisões e dos títulos e isso é absolutamente frustrante. Desejo que consigamos inverter este ciclo terrível e que as férias passem e o futebol regresse mais uma vez. Ainda não acabou e já tenho saudades.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!