Sobre a vitória do Sporting sobre Bruma


Ontem a nação Leonina parou para ler e digerir a entrevista do Presidente Bruno de Carvalho. Não me surpreendeu o que foi dito. Foi igual ao que tem sido desde que assumiu a posição de querer ser Presidente do clube que ama.

Mas gostei e apreciei os comentários de muitos amigos que, não sendo fãs da pessoa, não tendo em alguns caso votado nele nas últimas eleições, ficaram bastante surpreendidos com o discurso sério e profissional de Bruno de Carvalho.

Daí que salte para o caso Bruma.

Bruno de Carvalho nunca foi para mim um messias, nem nunca um trafulha. Entrou para Presidente do clube numa posição que nunca eu tinha visto no Sporting. Uma unanimidade única e por vezes até perturbadora. Mas foi conseguindo, aos poucos, mostrar para o que ia e o que tinha encontrado. Não esquecerei a AG num pavilhão com mais 1.500 sócios onde durante horas se discutiu o clube de forma séria. Onde muitos abriram os olhos e outros, que não estiveram, mas souberam do que por lá se passara, quebraram e ficaram na expectativa, pela positiva.

Quando a guerra aos agentes foi lançada, sorri. Percebi e compreendi, mas não escondo que cá no fundo, estava criado um problema. O poder de tais personagens é enorme. O futebol vive e muito das máfias que gravitam em seu torno. Por vezes é preciso saber jogar com elas. Bruno de Carvalho não quis, e nem hesitou em mostrar que Bruma não tinha razão!

Temos assistido a anos e anos de incompetência no Sporting. Falta de profissionalismo alarmante e por isso ficou sempre no ar a dúvida se o contrato validado pela anterior Direcção cumpria os requisitos necessários para não haver problemas. Felizmente isso aconteceu. 

Não sei se o Bruno de Carvalho percebeu isso. Tenho algumas dúvidas!

Bruma é um jogador que aprecio. Gostei da sua integração na equipa A no ano passado, e não me parece que ao contrário do que tem sido dito, que o contrato de renovação já poderia ter acontecido. Da mesma forma que este finca pé foi inevitável, também no passado poderia ter acontecido. Foi um jogador influenciado por maltrapilhos? Foi claro. Mas o jogador também é responsável pelo que foi acontecendo. 

A sua carreira depende muito dos seus actos. Bruma começou por atirar areia para os olhos com palavras de amor ao clube, mas pelo meio e até ontem, tantas coisas ficam por explicar como as idas ao Dubai e Londres, os carros, casa e dinheiro e por aí fora que apareceram.

Ficou agora a saber-se que o Sporting tem razão. 

Horas antes da decisão, e depois deste triste espectáculo de 2 meses, dizia ontem que para mim Bruma não "cabe" neste Sporting. Estamos a construir de raiz uma equipa que queira comportar-se ao nível do que o clube precisa. Quando assinam pelo Sporting, não é só para jogar futebol, é também para sentirem a camisola centenária de um dos maiores clubes do mundo. Podem ter objectivos ambiciosos, claro que podem. Querer avançar para clubes de outra dimensão e capacidade financeira. Mas até esse momento acontecer, têm de perceber que o Sporting não pode nunca ser prejudicado pelas suas acções. Bruma não percebeu isso.

Não percebeu e portanto terá de sofrer as consequências. Deixarei e acreditarei no julgamento que a Direcção entender sobre este caso. Peço apenas que defenda sempre o Sporting. Bruma tem mais 1 ano de contrato, mas não pode nunca chegar ao clube como virgem ofendida. Não pode e não faz falta. E fica o aviso para outros colegas de profissão. Ouviste Ilori?

O dia de ontem fica marcado por uma decisão histórica. O Sporting ganhou um processo que sempre foi dado como derrotado. Mas é no campo que conquistamos os 3 pontos. A Direcção que decida o que fazer com Bruma, neste momento pouco me importa. Há muito tempo que não sentia o nervosinho de ver o Sporting, e daqui a 4 horas estarei em Coimbra para apoiar o clube e Bruma não faz falta, porque como se costuma dizer, só faz falta quem lá está, e o jovem jogador escolheu não estar!

Comentários

Fredy disse…
Excelente post.

SL
Leão dA Linha disse…
Bom post!
O Bruma por mim não deve voltar a vestir a nossa camisola a menos que se retratasse publicamente e cortasse as relações com o catió e o bebiano, isso parece-me altamente improvável, eles têm-no na mão e vão explorá-lo o máximo que conseguirem, sinceramente tenho alguma pena do jogador, manipulado e explorado na praça pública por duas pessoas que revelam ser movidas pela ganância e diria mesmo por maldade e rancor em relação ao Sporting. Mas enfim... Sobre esses abutres está tudo dito.
Concordo com o que disseste, cabe à direção decidir o que fazer, por isso estou tranquilo, sei que o Sporting não sairá lesado, ao contrário dos últimos 15 anos temos gente competente e honesta, para além de verdadeiramente sportinguista.
E só faz falta quem está, como disseste.

Saudações Leoninas
Sérgio disse…
Varela,

100 % de acordo.
E não te esqueças de trazer os 3 pontos de Coimbra :).

SL,
Unknown disse…
afinal o contrato celebrado por GL era válido! Ninguém diz isso?
Afinal BC acabou por reconhecer que GL tinha chegado a acordo para a renovação de Bruma? O Incompetente? mas isso não interessa destacar...
Bruma não tem culpa nenhuma do que está a acontecer e criar uma onde da contestação ao mesmo só prejudica o SCP (e desculpa a incompetência de alguns).

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!