Sporting 0-0 Porto :: Fabiano foi na rei na selva de Alvalade!
Não vivo de jogos morais e o resultado final foi um 0-0. Injusto? Obviamente que sim. O Sporting dominou praticamente os 90 minutos, o homem do jogo foi Fabiano, que evitou tudo que havia para evitar. O público correspondeu no último jogo do ano com o apoio absolutamente fantástico. A jogar assim, 2014 tem tudo para ser um ano muito melhor!
O Sporting entrou em campo com um 11 titular muito próximo do que seria esperado. Boeck na baliza, a render Patrício e ainda por cima com a braçadeira de capitão. Fiquei muito contente com essa decisão. O brasileiro tem sido um enorme jogador dentro e fora de campo, aliás, fora onde tem passado mais tempo, sempre com grande profissionalismo. Montero deu lugar a Slimani e Carrillo a Wilson Eduardo. Diria que um 11 titular alternativo capaz de lutar de igual para igual com o Porto que vinha a Alvalade.
Da primeira parte ficam as ocasiões de Wilson e Slimani que com a calma habitual teriam dado em golo. O Argelino neste seu jogo a titular esteve bem. Correspondeu, mostrando que a imagem "cepo" como vi por aí a ser falado no início de época, aos poucos, vai desaparecendo. Do outro lado, curiosamente estava o seu companheiro de Selecção, incrivelmente mais caro e mais fraco.
O nulo ao intervalo não reflectia o que se passou em campo. Aproveitar para fazer um reparo ao que o Sporting fez na sua página oficial do Facebook. Trocar o nome "Porto" por "Equipa Visitante" é de uma mesquinhez que eu, como sócio da grande instituição Sporting Clube de Portugal, não estou habituado. É descer ao nível deles, é querer entrar num "jogo" que à partida está perdido. Respeite-se, pelo menos nestes pormenores, o adversário!
A segunda parte foi mais do mesmo, com mais intensidade e um alvo: Fabiano, o guarda redes do Porto. Boeck foi um espectador atento, estar na baliza ou no banco dos suplentes, como é habitual, teria sido a mesma coisa.
As oportunidades sucederam-se e foi com a entrada de Carrillo em campo que o Sporting passou outro nível. O peruano estava imparável, fez a jogada da noite ao levar tudo que tinha para levar pela frente, menos Fabiano. Tal com Vítor, por duas vezes, a falhar o que não se pode falhar a este nível.
Duas notas para dois jogadores que estiveram muito bem no jogo: Cédric e Adrien!
Cédric, já o referi por diversas vezes, fez-lhe bem a concorrência de Piris. O jovem português está uma máquina a defender, sai para o ataque com uma intensidade incrível, quero acreditar que ver Jefferson (e bem) do outro lado também ajudou.
Adrien está um senhor jogador. Se Paulo Bento ontem esteve a ver o jogo, se porventura ligou a televisão, deve ter ficado a pensar na utilidade que Adrien pode ter no Brasil. A continuar assim, a par de William Carvalho, podem ser óptimos reforços para a Selecção Nacional no próximo mundial.
Não vencemos e é isso que fica para a tabela classificativa, que para já, deve estar a fazer a delícia do Manha, o Sporting com apenas 1 ponto e no 4º lugar, tantos como o primeiro. Seguem-se nas próximas jornadas da Taça da Liga, a 15 de Janeiro recebemos o Marítimo e a 25 vamos a Penafiel. A passagem continua a depender da nossa prestação nesses jogos!
Comentários
Obrigado.
a questão do FB e da "equipa adversária" é duma mediocridade que não deve ser importada, a mim como sócio envergonha-me, até porque estamos a falar duma página oficial do clube.
eu incluia-me naqueles que temiam um Slimani ao estilo "Purovic", acho até que o disse aqui, e felizmente essa ideia tem vindo a dissipar-se, principalmente nas competencias Recepção e Passe, onde ele tem demonstrado qualidade.
Adrien está a um nível inacreditável, estou absolutamente pasmado com a qualidade do Adrien (actualmente o melhor jogador do Sporting)
Cedric está fantastico, acho que um jogador de 21/22 deve ser avaliado também pelo seu processo evolutivo e julgo que não há dúvidas perante um jogador que continua a crescer e não cristalizou.
Quanto à parte negativa, André Martins, não foi só ontem, mas actualmente não tem intensidade, teme o choque, não está explosivo e neste momento é claramente o elo mais fraco.
Sou fã do Vitor, mas com 2 falhanços daqueles torna-se dificil ser opção principal.
No computo geral, este Sporting, independentemente da classificação, já anhou rotinas e dinamicas, como não me lembro nos ultimos anos e isso deixa-me feliz!
Já agora proponho um post sobre as enigmaticas declarações de Bruno de Carvalho da semana passada. Tenho uma opinião que não é muito optimista, mas já agora gostaria de ler outros adeptos, sobre assunto demasiado importante que pode estar subjacente às declarações de BdC.
Obrigado!