Sporting 0-0 Porto :: Fabiano foi na rei na selva de Alvalade!

Não vivo de jogos morais e o resultado final foi um 0-0. Injusto? Obviamente que sim. O Sporting dominou praticamente os 90 minutos, o homem do jogo foi Fabiano, que evitou tudo que havia para evitar. O público correspondeu no último jogo do ano com o apoio absolutamente fantástico. A jogar assim, 2014 tem tudo para ser um ano muito melhor!

O Sporting entrou em campo com um 11 titular muito próximo do que seria esperado. Boeck na baliza, a render Patrício e ainda por cima com a braçadeira de capitão. Fiquei muito contente com essa decisão. O brasileiro tem sido um enorme jogador dentro e fora de campo, aliás, fora onde tem passado mais tempo, sempre com grande profissionalismo. Montero deu lugar a Slimani e Carrillo a Wilson Eduardo. Diria que um 11 titular alternativo capaz de lutar de igual para igual com o Porto que vinha a Alvalade.

Da primeira parte ficam as ocasiões de Wilson e Slimani que com a calma habitual teriam dado em golo. O Argelino neste seu jogo a titular esteve bem. Correspondeu, mostrando que a imagem "cepo" como vi por aí a ser falado no início de época, aos poucos, vai desaparecendo. Do outro lado, curiosamente estava o seu companheiro de Selecção, incrivelmente mais caro e mais fraco.

O nulo ao intervalo não reflectia o que se passou em campo. Aproveitar para fazer um reparo ao que o Sporting fez na sua página oficial do Facebook. Trocar o nome "Porto" por "Equipa Visitante" é de uma mesquinhez que eu, como sócio da grande instituição Sporting Clube de Portugal, não estou habituado. É descer ao nível deles, é querer entrar num "jogo" que à partida está perdido. Respeite-se, pelo menos nestes pormenores, o adversário!

A segunda parte foi mais do mesmo, com mais intensidade e um alvo: Fabiano, o guarda redes do Porto. Boeck foi um espectador atento, estar na baliza ou no banco dos suplentes, como é habitual, teria sido a mesma coisa.

As oportunidades sucederam-se e foi com a entrada de Carrillo em campo que o Sporting passou outro nível. O peruano estava imparável, fez a jogada da noite ao levar tudo que tinha para levar pela frente, menos Fabiano. Tal com Vítor, por duas vezes, a falhar o que não se pode falhar a este nível.

Duas notas para dois jogadores que estiveram muito bem no jogo: Cédric e Adrien!

Cédric, já o referi por diversas vezes, fez-lhe bem a concorrência de Piris. O jovem português está uma máquina a defender, sai para o ataque com uma intensidade incrível, quero acreditar que ver Jefferson  (e bem) do outro lado também ajudou.

Adrien está um senhor jogador. Se Paulo Bento ontem esteve a ver o jogo, se porventura ligou a televisão, deve ter ficado a pensar na utilidade que Adrien pode ter no Brasil. A continuar assim, a par de William Carvalho, podem ser óptimos reforços para a Selecção Nacional no próximo mundial.

Não vencemos e é isso que fica para a tabela classificativa, que para já, deve estar a fazer a delícia do Manha, o Sporting com apenas 1 ponto e no 4º lugar, tantos como o primeiro. Seguem-se nas próximas jornadas da Taça da Liga, a 15 de Janeiro recebemos o Marítimo e a 25 vamos a Penafiel. A passagem continua a depender da nossa prestação nesses jogos!

Comentários

Mike Portugal disse…
Como é que se desempata se o FCP também vencer os 2 jogos que faltam? E se marcar o mesmo nº de golos que nós?
Unknown disse…
Apenas acrescentar uma referência ao Dier que entrou muito bem na equipa. Apenas vi uma falha num passe na 1ª parte, de resto foi imperial no jogo pelo ar (sem recorrer à falta) e teve uma grande ajuda de Rojo que fez um bom jogo.
Mike Portugal disse…
Bancada de Leão,

Obrigado.
Pedro O. disse…
concordo com o post.
a questão do FB e da "equipa adversária" é duma mediocridade que não deve ser importada, a mim como sócio envergonha-me, até porque estamos a falar duma página oficial do clube.
eu incluia-me naqueles que temiam um Slimani ao estilo "Purovic", acho até que o disse aqui, e felizmente essa ideia tem vindo a dissipar-se, principalmente nas competencias Recepção e Passe, onde ele tem demonstrado qualidade.
Adrien está a um nível inacreditável, estou absolutamente pasmado com a qualidade do Adrien (actualmente o melhor jogador do Sporting)
Cedric está fantastico, acho que um jogador de 21/22 deve ser avaliado também pelo seu processo evolutivo e julgo que não há dúvidas perante um jogador que continua a crescer e não cristalizou.
Quanto à parte negativa, André Martins, não foi só ontem, mas actualmente não tem intensidade, teme o choque, não está explosivo e neste momento é claramente o elo mais fraco.
Sou fã do Vitor, mas com 2 falhanços daqueles torna-se dificil ser opção principal.
No computo geral, este Sporting, independentemente da classificação, já anhou rotinas e dinamicas, como não me lembro nos ultimos anos e isso deixa-me feliz!

Já agora proponho um post sobre as enigmaticas declarações de Bruno de Carvalho da semana passada. Tenho uma opinião que não é muito optimista, mas já agora gostaria de ler outros adeptos, sobre assunto demasiado importante que pode estar subjacente às declarações de BdC.

Obrigado!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!