O sorteio dos árbitros na proposta do Sporting

Há umas semanas atrás o Sporting fez um périplo por diversas instância com relevância no futebol português. Objetivo: entregar um documento com um conjunto de propostas para alterar o estado em que ele se encontra.

Ponto prévio para quem vai ler o post, se concorda que o futebol português está bem, não vale a pena continuar a ler.

Muita tinta se gastou a escrever sobre o que o Sporting apresentou, muitos dos quais sem saber o que estava escrito no documento, muita poeira foi atirada para o ar sustentada no argumento que o Sporting só estava interessado nessa alteração porque andava a ser prejudicado pelas arbitragens.

Mentira. O Sporting tem-se debatido, ano após ano por uma discussão séria do que pode ser o futuro do futebol em Portugal.

Mais tarde, e mais concretamente na última semana muito se tem falado dos sorteios dos árbitros. Já lá vamos à proposta do Sporting. Mais uma vez, o importante não é se o sorteio é ou não a melhor solução, isso é apenas uma engrenagem num processo que é bem mais complexo. O objectivo: apresentar um conjunto de propostas que sirvam de discussão para a melhoria da arbitragem e afins em Portugal.

Veja-se um pequeno exemplo da suspeição que reina no futebol português. A Liga já tinha dado um parecer sobre o caso da Taça da Liga e pede a derrota para o Porto. A decisão vai se passível de apresentar recurso para a FPF. Ora, o Presidente do Conselho de Disciplina da FPF é Herculano Lima. Um certo juiz jubilado que certo dia disse que o Apito Dourado era uma montanha que iria parir um rato. Pode ser sério este senhor? Pode, mas é preciso parecê-lo também!

Em relação ao sorteio, mais concretamente, se há ou não pernas para andar, a discussão será outra. Importa nest altura colocarem-se alternativas em cima da mesa, mas só isso não chega. É necessário que os clubes, os outros que não o Sporting, também queiram que se altere/discuta o que poderá ser melhor para o futebol português. Caso contrário a batalha é muito complicada!

O que o Sporting propõe?
Sorteio condicionado dos árbitros. Seriam determinados certos jogos de previsível maior grau de dificuldade e esses, sempre que possível, arbitrados pelos da categoria C1 de elite.
De um lote de três equipas de arbitragem elegíveis seria sorteada uma, a qual só poderia dirigir um número máximo de jogos da mesma equipa na mesma época desportiva.

Sorteio do árbitros assistentes e quartos árbitros. Sorteio dos observadores dos árbitros, caso os observadores mantenham a sua intervenção no processo classificativo dos mesmos.

Intervenção dos clubes  no processo de classificação dos árbitros, avaliação através da televisão para o desempenho dos árbitros, utilização de novas tecnologias (linha de golo e 4ª árbitro) e criação de estatuto do árbitro.

Obviamente, como seria esperado, tudo é passível de ser discutido. É isso que o Sporting propõe. Até porque o recurso a novas tecnologias pode colidir o que está definido com tutela internacional.

Discuta-se!

Por fim, deixar esta nota de alguém que é insuspeito de relações com o Sporting. Guilherme Aguiar é contra, obviamente, já foi director executivo da Liga, e avisa que "se desconfiam mudem quem lá está". Realmente, essa poderia ser uma solução, mas infelizmente não chega mudar as moscas!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!