Blackout decretado, Marco Silva não pode sair!
O Sporting decretou blackout. Durante um período, apenas as plataformas oficiais do clube (jornal, tv e redes sociais) irão ter acesso a informações relevantes do Sporting, bem como as que são obrigatórias nas diferentes competições em que intervimos.
Não sou fã, por princípio, deste tipo de práticas. A liberdade de imprensa é algo que permite a difusão de diferentes pontos de vista. Supostamente, incentiva o debate e promove a discussão de ideias, e diz-se, que quando bem aplicada até permite evitar tensões e conflitos.
O Porto fê-lo em 2010 contra o jornal A Bola. Nos finais de 80/90 eram uma prática comum.
Há jornalistas, como ainda ontem vi numa aberta discussão no twitter, que dizem que são medalhas para os presidentes que as decretam.
Quando o Bruno de Carvalho foi eleito Presidente do Sporting, das coisas mais faladas para o futuro da sua direcção foi a comunicação. A que iria ser feita do Sporting para os sócios, muito melhorada, e, a relação que o clube iria ter com os órgãos de comunicação social. Foram muitos os que pediam medidas extremas para com os principais meios de comunicação, pedindo mesmo a sua proibição de entrada em Alvalade. Estou curioso por ler/ver o que dizem alguns que pediram essas medidas!
Não aconteceu essa proibição, e de certa forma a direcção foi conseguindo ganhar alguma paz entre o Sporting e certos meios de informação. Até que, desde a célebre partilha de estado no Facebook por Bruno de Carvalho e aquele programa na Sporting TV com os jornais que a coisa começou a descambar.
Não sendo fã do blackout, como em cima disse, mas estando ele em vigor, espero que pelo menos durante este período haja razoabilidade para perceber que há certos assuntos que são tratados em "casa". O Sporting precisa de um presidente forte e lutador pelos princípios que regem o nosso clube e não tem de passar todo o tipo de informação cá para fora.
Ninguém está acima do clube, nem presidente, treinador, jogadores, funcionários ou sócios/adeptos. Mas todos têm de ser capazes de ver o que é melhor para o clube. Marco Silva, sendo um "empregado" do Sporting é, actualmente, a melhor solução para ter no banco do clube. Farto de Jesualdos, Domingos, Couceiros ou Vitor Pereiras (com todo o respeito que me merecem).
Haja capacidade entre presidente e treinador para perceber isso e assumir que a melhor solução é aquela que não prejudica o Sporting. Menos discussões na praça pública, mais entendimentos onde eles se devem realizar: dentro de casa!
Comentários
Até porque foi a comunicação social que inventou a mensagem no face do "adepto Bruno" e a entrevista do presidente. Foi tudo invenção da CS desta vez!
Até as contrações falhadas foram feitas e aconselhadas pela CS! E foi a comunicação social que celebrou um contrao de 4, repito, 4 anos com MS.
Quem tem andado mal, nesta novela (alguns diziam que as novelas tinham acabado, que o diga "o egipcio"), não foi certamente MS.
Mais do que a capacidade de MS como técnico, o grande problema de BC é que o plantel está clara e obviamente do lado do treinador. A sua saída não poderá trazer, neste momento, nada de bom.
Mas BC tem sempre razão! Já temos um presidente adepto, já deu uns chutos na bola, qualquer dia quer ser o presidente treinador... e escolher quem e como joga... ou será que já é isso que pretendia e MS não deixou?!
autor duma fuga (não de Bach) para Vigo! Ele sabe o que está a fazer e estou plenamente convencido que entre BdC e MS existem muitas conversas constructivas! Acredito também que os jornalistas desportivos portugueses (tal como os outros) necessitam de, pelo menos, um estágio de formação num outro qualquer país mais civilizado e a escolha nem sequer é difícil! Não estou a ofender Portugal, espero! Mas essa é a mina maneira de pensar!