#EuVouLáEstar
O desafio foi lançado pelo Sporting Clube de Portugal, escrever um texto sobre o derby e o sentimento de estar presente no estádio nesse jogo.
Foi o que fiz e está em destaque no Facebook Oficial do clube acompanhado deste belíssimo vídeo.
“Mad For It” de Andy Mitten é um livro absolutamente fantástico sobre as rivalidades do futebol mundial. De Blackpool a Barcelona como está escrito na capa do livro, o autor faz uma viagem sobre alguns dos mais emocionantes jogos do planeta, com uma dedicatória a todos aqueles que têm uma paixão incrível sobre este jogo chamado futebol.
Mas o livro tem um problema, não passa por Lisboa. Algo que já tive a oportunidade de dizer ao autor, e que é um esquecimento que terá de ser colmatado com o derby que se joga desde 1908: o Sporting – Benfica!
Vencer um jogo de futebol é sempre especial, vencer o rival e estar no estádio e acompanhar todos os momentos que dias antes nos fazem dormir, trabalhar ou estudar mal, é indiscritível. O derby é o jogo mais apetecido da época, o lado irracional toma conta do nosso juízo e só desejamos que chegue o tão aguardado apito inicial.
Claro que me dirão que há muito em disputa no próximo fim de semana e que por isso é tão aguardado. Pois bem, aí é que se enganam. O futebol não se vive no estádio só com ilusão de ser campeão, vencer é importante, conquistar os três pontos ao rival é delicioso, mas são estes jogos que nos levam a um ponto de transcendência que só é atingível porque é um derby e porque amamos o futebol!
O ritual de vestir o equipamento certo, as superstições que não podem ser quebradas, ver o amigo que só no estádio encontramos porque o que nos junta é o Sporting, a recepção ao rival com os carinhos habituais, o nervosinho miudinho que nos ataca o juízo até que a bola começa a rolar.
A partir daí…tudo é festa, a ganhar ou a perder somos Sporting até morrer e por isso no domingo #EuVouLáEstar!"
Vídeo: NSEBZ
Comentários