Sporting 1-1 Benfica :: faltou maturidade para "matar" o jogo!
Vamos começar pelo óbvio e o mais simples de constatar, não foi um grande jogo de futebol, houve apenas uma equipa que procurou a vitória, nada contra as que jogam em Alvalade para o pontinho, o Belenenses e Moreirense, por exemplo, deram-se bem com isso, e no final faltou maturidade, não só aos defesas do Sporting que estiveram 93 minutos impecáveis, mas uma voz de comando que fizesse esquecer a estupidez dos olés vindos da bancada e dissesse que um pouco de "ronha" é preciso nestes momentos. Perdemos dois pontos!
O Sporting durante a semana fez uma campanha fantástica para encher Alvalade. Foi conseguido com muitos esforço, dedicação e uma boa dose de humor. Esse primeiro objectivo foi atingido e saúda-se por isso, constituindo até uma nova marca em Alvalade ao nível de assistência: 49.076. Sentia-se que era possível, mesmo tendo uma equipa que custa 9 vezes menos que o adversário, vencer e encostar à frente da classificação.
Não tenho de cabeça os derbys que se fizeram na longa história desta rivalidade, mas a dupla de centrais que actuou ontem, deve ser das mais novas de sempre. Que exibição de luxo de dois jovens, 23 e 21 anos, que, apesar do golo sofrido no último lance souberam dar uma excelente resposta a um jogo sempre complicado e perante o melhor ataque da prova. Patrício não fez uma única defesa, e sofreu um golo, o Benfica no ataque fez zero, porque decidiu jogar para o empate e porque do outro lado o Sporting também não deixou fazer mais.
Se na primeira parte o jogo poucas ou nenhumas oportunidades de golo teve, ainda assim mais remates para o nosso lado, na segunda, apesar do que por aí se ouve e lê, nós podíamos ter arrumado o jogo mais cedo, Montero num excelente remate, Artur a tirar do golo certo com uma palmada, o remate de Carrillo de cabeça e depois, claro, o golo que nasce de uma oportunidade falhada por João Mário. Não fizemos uma grande jogo, claro que não, mas o suficiente para vencer sem nunca esquecer que a partida só acaba quando o árbitro apita!
O homem do jogo foi, na minha opinião, William Carvalho, nunca exibição de qualidade que mostraram o jogador que estávamos habituados a ver no passado. Seguro, com um calma imensa a recuperar e a passar as bolas. Aliás, um ponto muito interessante do Sporting foi o número de bolas recuperadas sem recurso à falta ou outras artimanhas.
O jogo de ontem era importante para conseguirmos chegar à frente e alimentar a possibilidade de chegar ao título. Já há uns meses o Sporting estava para mim afastado dessa corrida, disse-o e não tenho problema em assumi-lo. Hoje, a 7 pontos do primeiro e 3 do segundo, continua quase impossível pensar em chegar ao primeiro lugar, é preciso recuperar pontos a dois grandes, mesmo que, se olharmos para a estatística, ela nos diga que o Benfica já perdeu tantos pontos em 3 jogos da segunda volta como na primeira toda.
Este mês é absolutamente decisivo para nós, com Liga Europa pelo meio e deslocação ao Dragão para o campeonato. Nos últimos 7 jogos estamos com 6 vitórias e 1 empate, é voltar às vitórias já no próximo jogo, que por sinal também é um derby!
Nota final para o speaker, de algo que já aqui tinha falado. Nós somos o Sporting, recebemos os adversários com dignidade, todos sem excepção, e dizemos o nome deles. Com respeito. Vitórias dentro de campo, e se eles têm atitude inaceitáveis, que fiquem lá com elas, nãos as imitemos. Ainda ontem atiraram tochas (ou algo parecido) na bancada norte para cima de adeptos onde se encontravam pais e filhos. Não respondemos na mesma moeda porque isso é simplesmente estúpido!
O que custa mais nestes jogos, não é o sabor amargo dos dois pontos perdidos, é a distância que no final do jogo percorremos para regressar em casa, no entanto, que orgulho enorme de ter estado em Alvalade a gritar pelo Sporting Clube de Portugal!
Comentários
sei que vou ser um bocado resultadista, mas não consigo fugir daí.
o resultado que aconteceu ontem, independentemente de uma exibição muito conseguida em quase todo o jogo e de grande competência, ocorreu num manifesto lance de azar com uma série de ressaltos à mistura, mas para se evitar imponderáveis e situações aleatórias, nada como manter a mesma postura durante os 95 min. do jogo e não recuar perante um adversário sem soluções. São casos de "azar" a mais e eles acontecem por falta de estaleca, talvez esta não devesse ser a imagem que deveria retirar do jogo, mas ontem, ficámos fora da luta, quando conseguimos o mais dificil ao minuto 87, contra adversário que deveria ter sido mantido longe da nossa baliza, para evitar os tais "azares"...
aquilo que me fica - posso ser mal interpretado - é que continuamos a 7 pontos do lider, porque fizemos mais uma vez umá má gestão, uma má abordagem de um jogo que seria obrigatório ganhar e que não o conseguimos por culpa própria. Fizemos um jogo de grande nivel, com um equilibrio entre sectores duma maturidade incrivel, mas falhamos de forma inaceitavel na abordagem final do mesmo e começo a ficar farto de tantos "azares" que em meados de fevereiro nos põe fora da corrida...
Acabei de rever as imagens e considero que não existiram as ilegalidades que julguei ver no primeiro momento. Desculpem-me