Sporting 1-1 Benfica :: faltou maturidade para "matar" o jogo!


Vamos começar pelo óbvio e o mais simples de constatar, não foi um grande jogo de futebol, houve apenas uma equipa que procurou a vitória, nada contra as que jogam em Alvalade para o pontinho, o Belenenses e Moreirense, por exemplo, deram-se bem com isso, e no final faltou maturidade, não só aos defesas do Sporting que estiveram 93 minutos impecáveis, mas uma voz de comando que fizesse esquecer a estupidez dos olés vindos da bancada e dissesse que um pouco de "ronha" é preciso nestes momentos. Perdemos dois pontos!

O Sporting durante a semana fez uma campanha fantástica para encher Alvalade. Foi conseguido com muitos esforço, dedicação e uma boa dose de humor. Esse primeiro objectivo foi atingido e saúda-se por isso, constituindo até uma nova marca em Alvalade ao nível de assistência: 49.076. Sentia-se que era possível, mesmo tendo uma equipa que custa 9 vezes menos que o adversário, vencer e encostar à frente da classificação.

Não tenho de cabeça os derbys que se fizeram na longa história desta rivalidade, mas a dupla de centrais que actuou ontem, deve ser das mais novas de sempre. Que exibição de luxo de dois jovens, 23 e 21 anos, que, apesar do golo sofrido no último lance souberam dar uma excelente resposta a um jogo sempre complicado e perante o melhor ataque da prova. Patrício não fez uma única defesa, e sofreu um golo, o Benfica no ataque fez zero, porque decidiu jogar para o empate e porque do outro lado o Sporting também não deixou fazer mais.

Se na primeira parte o jogo poucas ou nenhumas oportunidades de golo teve, ainda assim mais remates para o nosso lado, na segunda, apesar do que por aí se ouve e lê, nós podíamos ter arrumado o jogo mais cedo, Montero num excelente remate, Artur a tirar do golo certo com uma palmada, o remate de Carrillo de cabeça e depois, claro, o golo que nasce de uma oportunidade falhada por João Mário. Não fizemos uma grande jogo, claro que não, mas o suficiente para vencer sem nunca esquecer que a partida só acaba quando o árbitro apita!

O homem do jogo foi, na minha opinião, William Carvalho, nunca exibição de qualidade que mostraram o jogador que estávamos habituados a ver no passado. Seguro, com um calma imensa a recuperar e a passar as bolas. Aliás, um ponto muito interessante do Sporting foi o número de bolas recuperadas sem recurso à falta ou outras artimanhas.


O jogo de ontem era importante para conseguirmos chegar à frente e alimentar a possibilidade de chegar ao título. Já há uns meses o Sporting estava para mim afastado dessa corrida, disse-o e não tenho problema em assumi-lo. Hoje, a 7 pontos do primeiro e 3 do segundo, continua quase impossível pensar em chegar ao primeiro lugar, é preciso recuperar pontos a dois grandes, mesmo que, se olharmos para a estatística, ela nos diga que o Benfica já perdeu tantos pontos em 3 jogos da segunda volta como na primeira toda. 

Este mês é absolutamente decisivo para nós, com Liga Europa pelo meio e deslocação ao Dragão para o campeonato. Nos últimos 7 jogos estamos com 6 vitórias e 1 empate, é voltar às vitórias já no próximo jogo, que por sinal também é um derby!

Nota final para o speaker, de algo que já aqui tinha falado. Nós somos o Sporting, recebemos os adversários com dignidade, todos sem excepção, e dizemos o nome deles. Com respeito. Vitórias dentro de campo, e se eles têm atitude inaceitáveis, que fiquem lá com elas, nãos as imitemos. Ainda ontem atiraram tochas (ou algo parecido) na bancada norte para cima de adeptos onde se encontravam pais e filhos. Não respondemos na mesma moeda porque isso é simplesmente estúpido!

O que custa mais nestes jogos, não é o sabor amargo dos dois pontos perdidos, é a distância que no final do jogo percorremos para regressar em casa, no entanto, que orgulho enorme de ter estado em Alvalade a gritar pelo Sporting Clube de Portugal!

Comentários

Pedro O. disse…
Pedro,

sei que vou ser um bocado resultadista, mas não consigo fugir daí.
o resultado que aconteceu ontem, independentemente de uma exibição muito conseguida em quase todo o jogo e de grande competência, ocorreu num manifesto lance de azar com uma série de ressaltos à mistura, mas para se evitar imponderáveis e situações aleatórias, nada como manter a mesma postura durante os 95 min. do jogo e não recuar perante um adversário sem soluções. São casos de "azar" a mais e eles acontecem por falta de estaleca, talvez esta não devesse ser a imagem que deveria retirar do jogo, mas ontem, ficámos fora da luta, quando conseguimos o mais dificil ao minuto 87, contra adversário que deveria ter sido mantido longe da nossa baliza, para evitar os tais "azares"...
aquilo que me fica - posso ser mal interpretado - é que continuamos a 7 pontos do lider, porque fizemos mais uma vez umá má gestão, uma má abordagem de um jogo que seria obrigatório ganhar e que não o conseguimos por culpa própria. Fizemos um jogo de grande nivel, com um equilibrio entre sectores duma maturidade incrivel, mas falhamos de forma inaceitavel na abordagem final do mesmo e começo a ficar farto de tantos "azares" que em meados de fevereiro nos põe fora da corrida...
Aboim disse…
Eu não estive lá e assisti ao jogo por "live streaming" com comentários do comentador espanhol da Gol TV! Ainda por cima estava a olhar de esguelha para um outro computador (desta vez mais pequeno) com o A. Bilbao-FCB! O texto do mentor corresponde em tudo àquilo que eu vi e não tinha a intenção de acrescentar fosse o que fosse. Se é verdade que detesto desculpas atribuindo responsabilidades aos árbitros direi que, tal como eu acreditava, o árbitro merece uma nota positiva em absoluto! Confesso também que no tal lance do empate tive a sensação de um fora de jogo e uma mão de um jogador do Benfica. Não o posso afirmar com certeza suficiente! Depois do Trio de Ataque em que ninguém se referiu a essa possiblidade esperei pelo jornal das 24 (também mostrado na RTPi) e que se permitiu de não mostrar o lance do empate na sua totalidade! Já hoje busquei o tal Tugagolo (não estou certo do nome) onde, antes, se podiam tirar dúvidas mas que já não mostra nem sequer "highlights" da Liga portuguesa. Também ainda não existiam imagens no YouTube há duas ou três horas atrás! Fica aquí um simples convite para quem tenha gravado o jogo! Tal não mudará nada. Gostava de afirmar também que o SCP deve, pelo menos, continuar a acreditar no segundo lugar, o primeiro dos últimos.
Aboim disse…
http://hoofoot.com/?match=Sporting_CP_1_-_1_Benfica_2015_02_08#video

Acabei de rever as imagens e considero que não existiram as ilegalidades que julguei ver no primeiro momento. Desculpem-me

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!