Ewerton, um bom arranque para 15/16 mas...
Ewerton chegou ao Sporting com muitas reticências. As lesões, algumas contratações falhadas pela actual direcção, o eterno problema em conseguir um bom defesa central que nos leve a recuar a épocas como a que tínhamos André Cruz.
Chegou a Portugal e foi, obviamente, criticado. Margem zero para falhar, massacrado sempre com as tais reticências que passavam por "em Braga fez uma boa época". Mas isto é o Sporting!
Foi recuperar da lesão, dizem que em tempo recorde, foi para a equipa B, onde rapidamente se percebeu que não iria ficar por lá muito tempo. Entrou na A, pela porta grande, e tal como Paulo Oliveira e Tobias, é uma certeza como central e uma boa contratação.
Diria que já ninguém duvida que pagar 1,5M€ para ficar com Ewerton é um bom negócio.
A época 2015/16 pode até começar com a sua contratação. A confiança, segurança e a experiência que tem demonstrado dentro de campo são factores importantes para a coesão defensiva que precisamos, como para a aprendizagem consecutiva de Paulo Oliveira, Tobias, Sarr, Rabia e por aí fora. O jogador brasileiro "só" tem 26 anos mas já tem um percurso futebolístico que os mais novos só têm a ganhar com isso.
Qual o problema? Se por um lado podemos dar um pontapé de início para a nova época muito compensatório com a sua contratação, por outro, Ewerton já sabe que joga de verde e branco e leão ao peito.
No Anzi de Makhachkala em 39 jogos e 2.762 minutos foi expulso apenas uma vez. No Braga em 32 jogos e 2.880 minutos não foi expulso (e apenas 3 amarelos). No Arapiraquense fez 21 jogos e 1.823 minutos e não foi expulso (e 6 amarelos). E no Sporting Clube de Portugal?
Ewerton fez 6 jogos pela equipa principal e 470 minutos e já foi expulso uma vez (duplo amarelo e mal mostrado).
Este é o principal problema do jogador brasileiro para o que resta da época e para o futuro mais próximo. A triste realidade do futebol português!
Comentários