As difíceis negociações do Sporting!
Acho curioso e por vezes até fico espantado ler tantos comentários de Sportinguistas que não deixam de lamentar por ainda não terem sido contratados mais jogadores para o clube.
Curioso, porque por vezes dá a sensação que não andam neste mundo. As finanças do Sporting, embora ligeiramente melhor que nos últimos anos, não podem nunca sair de um controlo que permita ao clube manter-se no positivo quando se fecharem as contas anuais.
Espantado...bem, espantando porque normalmente o que se sabe, é pelos jornais. Os comentários são efectuados com base no que sai cá para fora ou da comunicação social portuguesa ou internacional. Ninguém sabe o que realmente se passa nas negociações, mas é fácil mandar "bitaites" sobre o tempo que demora a contratar um determinado jogador.
Mas façamos um exercício a partir de notícias que vieram a público, e que possam até ter um fundo de verdade.
"Mitroglou mais perto"
Vamos lá analisar o que saiu sobre este jogador que foi comprado pelo Fulham ao Olympiakos, há ano e meio, por 16 milhões de euros. Pelos vistos, o Fulham quer que o Sporting pague 1 milhão de euros até ao final da época pelo seu empréstimo e com o jogador poderá haver um acordo para ele receber menos 30% no seu vencimento. Depois, o Fulham quererá colocar um clausula para vender em definitivo ao Sporting, no final do empréstimo, por 7,5 milhões de euros.
SAD tenta "fechar" Douglas
Torna-se evidente que com a lesão de Ewerton o Sporting vá procurar um central. Ora, Douglas tem sido muito falado na comunicação social como potencial reforço. Este jogador ganha por temporada 1,7 milhões de euros no Dínamo e para ingressar no Sporting teria de aceitar uma redução para perto de 1 milhão/ano. Também se fala que quererá um prémio de assinatura de 1 milhão de euros no caso de baixar o vencimento.
"Negociações por Teo Guitiérrez madrugada dentro"
O Sporting até parece já ter acordo com o River e com o grupo de investidores que detêm 50% do passe do jogador. A questão é que o jogador quer muito vir para a Europa mas quererá com isso um contrato altamente vantajoso e por isso se tem vindo a falar de um valor total de vencimentos nos quase 5 milhões de euros pelos 3 anos de contrato. Também há quem garanta que o jogador poderá agora aumentar para 4 anos a exigência contratual e com isso, o valor mensal do seu vencimento..
Reforço, tal como disse em cima, que o mais espantoso é que alguns dos Sportinguistas ou não têm ido às AGs, ou não ouvem as intervenções de Carlos Vieira ou então estão a leste da realidade financeira do clube.
É óbvio que o Sporting, depois de duas épocas onde provavelmente foi mais quantidade que a qualidade desejada, uma crítica por todos reconhecida, está agora a tentar efectuar contratações cirúrgicas, mas mesmo essas, apesar de identificadas, financeiramente são autênticos quebra cabeças. Jorge Jesus terá sido a primeira. Quem negoceia os jogadores para envergarem a camisola verde e branca, não só tem de equacionar o impacto financeiro na folha salarial como na discrepância que isso pode trazer para quem cá está.
Deixemos trabalhar quem pode e sabe o que é possível fazer neste dossier tão importante e ainda faltam, pelo menos, 15 dias para que as campainhas toquem a avisar que o tempo está a esgotar.
Comentários