"A ganhar ou a perder: um ano de Sporting" por Mário Lopes



O Mário Lopes é um amigo, jornalista na área da música e um enorme Sportinguista. Daqueles com que se pode estar horas e horas a falar de bola, com o mesmo prazer de quem vê o Pedro Barbosa a ajoelhar o Vítor Baía em pleno Estádio das Antas.

"A ganhar ou a perder: um ano de Sporting" é o segundo livro da nova editora Edições Paquiderme que pretende marcar posição numa área sempre complicada em Portugal, livros que falam sobre futebol. A iniciativa é de louvar e espero que tenha o maior sucesso.

Sobre o livro fica aqui uma breve descrição da editora, domingo é a apresentação em Lisboa e na próxima semana já estará à venda.

"A ganhar ou a perder» é um livro que comemora a fidelidade. A fidelidade de um homem, Mário Lopes, a uma ideia: o Sporting Clube de Portugal. É precisamente dessa ideia romântica do clube desportivo que trata esta obra. Trinta crónicas que narram como ao longo de uma época desportiva, por mero acaso a de 2014/2015, essa relação é vivida e sentida pelo autor.

Um ano de Sporting não é um livro de balanço de um ano desportivo, revisto à fria luz do facto consumado, da razão retrospectiva ou, pior, do triunfalismo eufórico. É, pelo contrário, uma sucessão de crónicas escritas a quente, jogo a jogo – em permanente encantamento com a incerteza do resultado e, acrescente-se, do futuro; seguro «de que glorificar as vitórias, esquecendo tudo o resto, na verdade, nada explica».

Levamos as derrotas connosco porque não as podemos esquecer. As vitórias são, por natureza, inesquecíveis: aos 37 anos, depois da festa no Jamor, Mário Lopes pisou pela primeira vez o relvado de Alvalade."

Comentários

Aboim Serodio disse…
Não sei se se trata de uma decisão definitiva mas a verdade é que me faz alguma falta a tal leitura diaria que me servia de porta para outros sites de aparente cor verde! Espero que não passe de uma falta temporaria! Quanto ao livro creio que nunca o lerei mas se li os Lusiadas foi porque a tal fui obrigado!
Bancada de Leão disse…
A leitura diária está ali no lado direito, não foi apagada. ;)

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!