Castigos exemplares? Pobre Naldo. Assim vai o futebol português!


É desproporcional o castigo aplicado a Lito quando comparado com Naldo. Aplicar uma multa de 40 euros a um treinador que tem aquele comportamento anti-desportivo, é absolutamente típico da Liga Portuguesa e da sua falta de justiça.

Há muitas coisas que gosto no desporto americano, principalmente o respeito pelos adversários, temos muito a aprender com as modalidades mais importantes nos EUA, bem como na forma exemplar de punição aos jogadores/dirigentes com comportamentos anti desportivos. Certo, que por vezes, há episódios que foram encobertos, mais por razões políticas que desportivas, mas efectivamente, um atleta/dirigente com comportamento similar ao que vimos no domingo não tem vida fácil.

Assim que se credibiliza o desporto.

Se, a Liga Portuguesa, aplicasse um castigo exemplar a Lito e a Naldo. Se, a Liga Portuguesa, fosse séria e credível, na defesa do comportamento que os agentes do futebol têm de ter no dia a dia, então, seria o primeiro a aplaudir esses castigos aplicados. A questão é que apenas Naldo está em risco de cumprir um pesado castigo, quando, na realidade e bem vistas as coisas, respondeu, de forma errada, ao comportamento anti-desportivo de Lito. 

A imagem que as multas agora aplicadas está a ser passada é que Naldo agrediu, repare-se que ninguém diz "empurrou", e Lito é um coitado de um anjinho que foi agredido.

Isto leva-me também a fazer dois pequenos apontamentos mas importantes que derivam deste caso.

Primeiro, é que por 40 euros, vale a pena ter um elemento no banco do Sporting e em cada jogo ter uma actuação ao nível da que Lito teve durante quase toda a segunda parte do encontro em Arouca. Por 40 euros o adversário arisca-se a jogar uma parte do desafio com 10 jogadores, até que não parece má ideia e o risco não é grande.

Segundo, é que afinal Bruno de Carvalho não se pode calar. Tivemos um período fértil de entrevistas do Presidente do Sporting. Umas de enorme valor, outras nem tanto, mas todos os dias havia alguém, ou algum organismo que era colocado em causa, porque o futebol nacional é mesmo uma podridão. Significa isto que, às tantas, o melhor é que Bruno de Carvalho fale. Fale de manhã, à tarde e à noite, e às tantas até a dormir, porque quando se cala o "velhinho futebol português" está de volta!

Comentários

Sérgio disse…
Não seja injusto Varela com o Lito ele só pagou os 40€ por ser reincidente (expulsão) ... senão a multa era menor :).

PALHAÇADA!
http://videos.sapo.pt/Bmpz6i4J7BzKZh5zSKCF
http://videos.sapo.pt/hfyBBGb2KwIV1nvGaqDI
De salientar também a diferenca entre as imagens do lance disponibilizadas. No do Naldo apenas mostram o empurrão do Naldo e dizem que Lito reagiu a um lance polémico. No caso do Gaitan já dizem que Slimani e Gaintan pegados por uma entrada rispida do argelino, e param a repeticao antes do empurrao do Gaitan

www.3grandesnaliga.blogspot.com

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!