O Risco Financeiro do Sporting
Com o investimento que o Sporting fez esta época, soaram, por diversas vezes, as campainhas de alerta do perigo financeiro em que nos poderíamos estar a envolver. Felizmente, há quem procure com os números entender a realidade do clube, explicando-a de forma que todos possa entender.
Bati de frente com este post, O Risco Financeiro do SCP no Blogue Guardião da Diagonal, que permite ficar a conhecer alguns números, principalmente quando começamos a entrar numa fase pré-eleitoral e onde se tenta passar a imagem que esta direcção gasta tanto ou mais que as anteriores e que os perigos são ainda maiores. Falso!
O Risco Financeiro permite prever as dificuldades que irão ser encontradas no caminho, de certa forma perceber os resultados financeiros da época 16/17, e compreender a nossa dependência das receitas extraordinária (por exemplo, as mais valias, receitas da UEFA,...).
Leiam o texto, é muito simples de entender e perceber todas as variáveis, mas queria deixar aqui algumas conclusões que convém ter em mente:
- o risco financeiro do Sporting desceu de 63 milhões de euros para 19 milhões quando entrou esta direcção;
- actualmente o risco financeiro do Sporting é de 33 milhões de euros, para efeitos de comparação, o do Benfica é 76M€ e o do Porto é de 108M€;
- o risco financeiro do Sporting na direcção de Bruno de Carvalho é de 54% do risco financeiro da direcção presidida por Godinho Lopes (e já agora comparando outras duas rubricas, 186% das receitas fixas, 98% das despesas fixas da anterior direcção);
- o risco financeiro do Sporting na direcção de Bruno de Carvalho é de 52% do risco financeiro da direcção presidida por José Eduardo Bettencourt (e já agora comparando outras duas rubricas, 179% das receitas fixas, 95% das despesas fixas da anterior direcção);
Ou seja, em relação às duas últimas notas, o risco financeiro é metade desta direcção quando comparando com as direcções anteriores, as receitas quase duplicaram e os custos quase idênticos, ainda assim inferiores. Os números não nos dão títulos, mas ajudam a perceber o caminho que está a seguido!
Comentários
Seria também interessante saber o "risco financeiro" quando as nossas VMOC´s terminarem o prazo. É que já li em Blogs da "especialidade" que a nossa divida bancaria é a menor de todos os grandes... "Esquecendo" que existem 135M em VMOC´s.
Se queremos ser sérios e ser levados a sério é bom que digamos tudo e depois sim se for interessante saber os méritos de cada um.
um saiu, outro entrou.
VMOC's...sempre as VMOC's...acho que estamos conscientes do que isso representa para o Sporting, mas pela forma que falas até parece que foi o BdC que as trouxe.
Um deixou a reestruturação feita o outro usufruiu dessa reestruturação.
Uns tinham 55M de VMOC´s, o outro para alem de aumentar o prazo das primeiras juntou mais 80M em VMOC´s.
Simples.
Aquilo que disse e repito foi simplesmente se queremos fazer uma analise séria NUNCA poderemos esquecer as VMOC´s. Portanto fazer uma analise financeira não contabilizando 135M de euros é brilhante, sejam responsabilidade de quem seja. É o clube ou SAD que tem que pagar.
Quanto ao aumento de VMOC's, que remédio depois do descalabro de GL com as primeiras VMOC's e com os prejuízos anuais de mais de 45M tinha de se fazer alguma coisa.
Os teus comentários são as chamadas "revisionanices de treta"...
Bem então gostaria de saber o que foi alterado na reestruturação financeira que não estava ja acordado com os bancos antes de BdC.
Acabe lá com o tal "mito", porque até hoje sempre que faço esta pergunta ninguém me consegue responder.
Já agora o UNICO mito que caiu por terra era um que garantia que iam todos presos.... até hoje 0... até hoje processos 0.