O vídeo dos amigos de Bruno :: algumas notas
Tinha prometido falar do tal vídeo e como gosto de cumprir as promessas, vamos lá dizer algumas coisas sobre esse momento de 2013 na era Godinho Lopes.
O que Ricciardi diz a Sikander Sattar só pode ser uma surpresa para os que andam desatentos à vida do clube. Há muito, principalmente no tempo de Godinho Lopes, mas não só, que o antigo presidente do BESI tinha esta ideia do controlo do Sporting pelos investidores, onde os sócios apenas são "clientes" nas idas aos estádios, compra de merchandising e outros afins.
Só há, na minha opinião, uma frase que vejo confirmada pela primeira vez, e que por acaso, não teria tanta a certeza, quando Ricciardi diz que os bancos, poderiam no limite ficar com a percentagem da SAD, na falta de incumprimento do clube, e isso, seria para mim uma novidade. Não creio, no entanto, que esse seja o caminho a ser seguido, basta ver a última e dura renegociação de Bruno de Carvalho com as VMOCs e as entidades bancárias.
Por alguma razão, eu como Sportinguista que espero que o Sporting continue com a maioria de capital da SAD, tal como explicado na célebre AG com 1.500 sócios, e que provavelmente Pedro Madeira Rodrigues não esteve, não me identifico com Ricciardi, que gostava de o ver longe do clube, principalmente em posições de relevo. Não fiquei nada contente por ver o nome dele na lista de Bruno de Carvalho ao Conselho Leonino. Quando não nos identificamos com certas pessoas, nem com o que pensam para o clube, obviamente, não podemos dar-lhes apoio. Foi o que fiz e está reflectido na minha votação para as eleições do Sporting.
Era por aqui que, eventualmente, a candidatura de PMR poderia ter ido. Não pela forma estabalhoada como aconteceu ontem à noite. E já lá vamos!
Mas este vídeo que não iria ter a tracção desejada pelos que se movem pelo ódio a Bruno de Carvalho, é só estar atento por onde partiram as "postagens", estava já a cair no esquecimento porque essencialmente foi mal utilizado e porque há outro de PMR que mostra a sua falta de sensibilidade para falar aos adeptos do Sporting. Na ânsia de querer colar Bruno de Carvalho ao plano maquiavélico de Ricciardi e afins, cometeram-se alguns erros.
Reparemos que o plano financeiro era acabar com a maioria do Sporting na SAD, ora, como todos saberão o que se está a passar desde a reestruturação financeira que esta direcção fez e está a levar a cabo, estamos no caminho oposto. Aliás, se há figura da direcção de Bruno de Carvalho elogiada por todos, é o Vice Presidente para a área financeira Carlos Vieira, pelo seu excelente desemprenho.
Inclusive, já vi alguns virem falar de Adrien e dos 2 milhões e esquecem-se da renovação dele no tempo de Godinho Lopes quando o jogador estava com um pé quase no Porto. Podem ir ao Google que o jornal O Jogo confirma esse valor. Digo o Jogo, porque para alguns elementos de uma certa candidatura passou a ser um orgão de comunicação social importante.
Poderíamos discutir os mais diversos problemas, mas estaríamos a falar de 2013, do tempo de uma certa direcção que já lá vai.
O vídeo, no entanto, voltou ontem à noite às câmaras de televisão. Pedro Madeira Rodrigues, que convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa onde se esperaria que o treinador fosse apresentado, isto dito por alguns jornalistas, veio falar dos tais amigos de Bruno.
Mas a sua prestação é tão desastrosa e até grave, quando a jornalista da RTP lhe pergunta se o vídeo é de agora ou de 2013, ele respondeu "Não sei. Não lhe consigo dizer se é actual ou de há 3 anos".
Tem sido o mote da campanha de PMR, o "não sei", "não lhe posso dizer". Foi assim quando lhe perguntámos no Sporting160 sobre as contas operacionais do jornal do Sporting, do orçamento das modalidades, de como iria construir o clube de velo e centro de estágio a norte, do suposto valor de compra de Alan Ruiz e por aí fora. Não sabe, não pode dizer ou investidores amigos. Curiosamente, a palavra amigos até foi utilizada na campanha por ele quando queria explicar a recompra da Academia.
Mas o vídeo tem importância? Tem. Algumas perguntas, sinceramente, gostava de ver respondidas por Bruno de Carvalho.
- Porque razão Ricciardi está na sua lista para o Conselho Leonino?
- Se Bruno de Carvalho quer manter a maioria da SAD, como está demonstrado no plano financeiro apresentado para o Sporting, como continuámos a manter relações com Ricciardi? O que é que não sabemos?
- Qual a importância de Sattar no Sporting actual?
- Sabendo da exposição do BES/BESI/BES Angola e dos problemas que todos conhecemos da família Espírito Santo (e amigos) e da relação que o Sporting ainda mantém certas figuras, qual a nossa exposição em relação a tudo isto?
Teria sido por aí que Pedro Madeira Rodrigues poderia, eventualmente, levar o vídeo a um debate sério. Mas, como já percebemos, na semana passada o alvo era Bruno de Carvalho (e até a família, lembrem-se do debate), esta semana é Ricciardi e a tentativa de colagem a Bruno de Carvalho, que deu o flanco ao coloca-lo na lista do CL.
Enquanto isso os jornalistas saíram de ontem da conferência de imprensa com uma certeza, o treinador de PMR (ainda) é Jorge Jesus!
Comentários
> As VMOC como as conhecemos apenas aparecem com BdC... e na gravação eles falam claramente em VMOC
> Falam que "nenhum dos dois" candidatos lhes inspira confiança... ora, todos sabemos que em 2013 os candidatos era 3 (Baltazar, Severino e B. de Carvalho). E, só em Dezembro de 2016 é que passaram a ser 2 candidatos a estas eleições.
> Fala-se nos 8M pelo Patricio... esse valor só ficou conhecido depois do acórdão do TAS sobre o caso Rojo e do email enviado por Guilherme Pinheiro. E isso, aconteceu, salvo erro, em 2016.
> Fala-se nos 2M por mês para o Adrien... tanto quanto sei, ele só em Fevereiro de 2016 foi aumentado de 1.2M para os 1.75M.
> Fala em aumento dos ordenados de 25M para 50M ou mais. Ora, não me lembro (mas admito estar errado) de orçamentos do Godinho Lopes em que esse valor chega-se perto ou até passasse os 50M... e isso só ocorre depois da entrada do JJ no clube.
Por isso sim... continuo com muitas duvidas sobre a veracidade das palavras do Ricciardi.
O contrato do Adrien foi renovado pelo GL com esses valores porque na altura havia a ameaça dele acabar no Porto
Realmente em 2013 haviam mais do que dois candidatos, mas a conversa pode ter sido feita quando ainda só haviam 2. Ou, sendo que um dos candidatos era o Severino, só terem contado 2.
Já se fala dos 2 milhões do Adrien desde pelo menos 2014. Veio no jornal pelo menos nessa altura.
Não me lembro de orçamentos do tempo do Godinho Lopes em que os ordenados fossem 50 milhões? Só mesmo quem não liga muito a história recente do Sporting. Então a primeira medida deste presidente logo no ano a seguir foi baixar a folha salarial para menos de metade para os tais 25 milhões. Como é que algum Sportinguista se pode esquecer disso?
Por isso disse, BdC é o "salvador" das finanças do SCP, só não pode estar no clube é em 2026 que aí alguém feche a porta.
Está disponível a quarta jornada do concurso "Super Totobola" em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/
Abraços e continuação de um excelente trabalho