Feirense 2-3 Sporting :: aguenta coração pelo Leão!


Que grande vitória do Sporting em Santa Maria da Feira. Justa, quanto sofrida, com o apoio incrível dos adeptos que nunca, em momento algum, deixaram de acreditar na conquista dos 3 pontos.

Só no final do jogo soube da triste notícia da morte de Maria de Lourdes Borges de Castro, as minhas sentidas condolências à família, o Sporting perdeu uma enorme Leoa. Bonita a homenagem de Battaglia nas redes sociais e tantas outras que fomos assistindo depois do conhecimento da triste notícia.

O Sporting apresentou-se no Estádio Marcolino de Castro com o 11 titular que, diria, praticamente todos concordariam. Com Coentrão lesionado, Jonathan Silva assumiu essa posição, com Adrien vendido foi a vez de William voltar à titularidade ao lado de Battaglia e Bruno Fernandes.

É importante realçar que do outro lado encontrámos uma equipa que começou bem o campeonato, extremamente bem organizada, que tinha 2 vitórias e 2 empates, com uma frente de ataque bem acompanhada pelos extremos e que, ontem, proporcionaram, a par com o Sporting, um excelente jogo de futebol. Acho, no entanto, que o Feirense não tem necessidade de fazer tanto anti-jogo, principalmente, no seu estádio.

Essas dificuldades impostas pelo Feirense foram notadas nos primeiros minutos de jogo do Sporting. Entre o cansaço visível de alguns dos internacionais e a incpacidade de assumir o jogo no meio campo, o Sporting demorou até conseguir alguma superioridade perante o seu adversário.

Quando o ascendente começava a ser notório, no entanto, sem grandes oportunidade de golo, Piccini lesionou-se. Um quebra cabeças para Jorge Jesus que resolveu colocando Battaglia na direita, desceu Bruno de Fernandes no apoio a Bas Dost e colocou Alan Ruiz a segundo avançado.

Os vinte e cinco minutos seguintes foram de adaptação e alguma dificuldade pelas transições rápidas para o ataque por parte do Feirense. Battaglia fechava na direita, mas, devido à sua posição habitual tinha a tendência a descair para o centro do terreno, e Gelson, que nunca jogou com Battaglia naquela posição percebia-se que estava com dificuldade de entendimento no flanco direito, o que era natural.

O intervalo chegava com um nulo no marcador e com um problema adicional para o Sporting. Alan Ruiz estava desencontrado com o jogo, e se já estávamos coxos na direita, embora sem comprometer, no transição para o ataque, o Sporting estava apático.

A segunda parte começa de forma completamente diferente.

O Sporting veio forte e com outra dinâmica. As oportunidades começaram a aparecer. Canto bem marcado a criar problemas a Caio Secco, a bola vem para Coates que na recarga abriu o marcador. Estava encontrado o caminho para o golo.

Não foi preciso esperar mais que 3 minutos para Bruno Fernandes voltar a espalhar magia na baliza adversária. O lance do segundo golo do Sporting é mesmo à minha frente e é absolutamente mágico.

Gelson Martins faz um passe incrível, Bas Dost simula a cabeçada, até porque percebe que não chega à bola, Bruno Fernandes recebe de forma sublime a redondinha, olha para o guarda redes e pica a bola para entrar no único sítio possível, entre a barra e o defesa que até se lesiona nesse lance. Sublime!

Sou sincero, nesse momento pensei que o jogo estava ganho, apesar de faltarem 25 minutos para o jogo. E porquê? Porque a defesa do Sporting tem estado bem, não acreditaria ser possível sofrer 2 golos.

O problema é que a bola foi ao centro de jogo, depois surge o canto para o Feirense e há a sensação de adormecimento dos jogadores do Sporting, algum relaxamento a pensar já na vitória e a equipa de Santa Maria da Feira a ganhar novo alento com o golo.

Depois surge um erro de Jonathan, curiosamente foram várias jogadores a fazer passes comprometedores nada normais, e Peter Etebo a fazer um bom golo sem hipóteses para Patrício.

A 10 minutos do fim víamos fugir 2 pontos. Mas, tal como disse em cima, quero também valorizar o bom jogo de futebol que a equipa do Feirense praticou.

Ora, o Sporting nunca desiste. Vai sempre à luta e nesse particular quero destacar Acunã. Que pulmão, que raça. Um jogador que foi para o outro lado do mundo, fazer jogos internacionais, regressa com atrasos nas viagens de avião, faz 90 minutos e sempre com o dentes cerrados na disputa de cada bola e com um pé esquerdo maravilhoso.

Como nunca desistimos, fomos para cima do Feirense, que praticamente sufocou, e procuramos o golo até ao limite das forças e do tempo, até que surge um pénalti claro sobre Coates e Dost, com uma calma incrível, ensinado por JJ a marcar, e bem, as grandes penalidades, não perdoou.

Setembro começa como Agosto terminou com mais uma vitória. O Sporting em 5 jogos do campeonato leva já 5 vitórias. É um bom sinal!

Nota final para as condições miseráveis que continuaram a existir nos estádios em Portugal.

Jogo marcado para as 19h de um dia da semana, entradas minúsculas para o estádio, no meu caso, levou a que entrasse com o jogo a decorrer, preços absurdos e no intervalo, o sistema de rega activado a molhar os nossos adeptos. Onde aconteceu uma situação curiosa, os bombeiros foram chamados a intervir na bancada por trás da baliza onde estavam os adeptos Leoninos, o sistema de rega ligado a molhar os bombeiros que assistiam o adepto. 

Enquanto os senhores do Feirense nada faziam, felizmente os bombeiros habituados a contrariedades, um deles levantou-se e dirigiu-se ao tal aspersor e colocou-lhe uma tábua em cima, para gáudio dos adeptos no estádio.

É pena que a Liga Portuguesa continue a fechar os olhos ao que se vai passando semana após semana nos estádios Portugueses que abusam dos adeptos de futebol que sustentam tudo isto!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!