Sporting 2-0 Rio Ave :: a tranquilidade uma vitória!

foto: Gualter Fatia/Getty Images

Bom jogo do Sporting, vitória tranquila como, provavelmente, ainda não tinha acontecido este ano. A distância mantém-se para os lugares superiores, o problema é que falta menos 1 jogo para o final do campeonato.

Jorge Jesus no final do jogo disse que o Sporting ia ser a equipa portuguesa com mais jogos de sempre numa só época. Não fui confirmar, mas não andará longe da realidade. Não que sirva de desculpa para alguma coisa, mas há quem ainda não perceba a importância que isto tem no desempenho dos jogadores.

Acresce a isto tudo, a conquista da Taça da Liga e ainda estamos presentes na Taça de Portugal (1/2 final), Liga Europa (1/4 final) e disputa da Liga Portuguesa. É preciso recuar a 2007/2008 para verificar algo parecido, nesse ano ficamos em 2º no campeonato, vencemos a Taça de Portugal, eliminados nos quartos de final pelo Glasgow, num jogo em Lisboa às 18h, lembro-me bem por lá estar, e perdemos a final da Taça da Liga para o Vitória FC. Ou seja, é preciso recuar 10 anos para encontrarmos um Sporting nas condições ou com condições para algo parecido. Claro que alguns ainda poderão falar da época 11/12, mas ficamos em 4º no campeonato, perdemos a final da Taça contra a Académica, eliminados na fase de grupos da Taça da Liga e na Liga Europa ficámos pelas meias finais, derrota diante do Athletic.

Esta, por muito que nos custe, é uma realidade nossa nos últimos 10/12 anos. Quase sempre afastados das decisões, só nos últimos anos passámos a contar, efectivamente, para alguma coisa. Faltará, e todos sabemos disso, o título de campeão nacional. Mas convém conhecer com alguma profundidade o que tem sido a nossa realidade, e com Bruno de Carvalho, Leonardo, Marco e agora Jorge Jesus, o Sporting deu importantes passos para estar mais próximos dos seus rivais na luta pelos mais importantes troféus em que compete.

Claro que nós, Sportinguistas, começamos a ficar mais exigentes com esta alteração de paradigma que aconteceu no clube e trouxe algum alento desportivo. Não aceitámos maus jogos, não percebemos como se perdem determinados pontos em jogos cruciais, exigimos mais e mais das contratações, dos treinadores e da direcção. Neste particular, é também uma batalha ganha. 

O Sporting ontem realizou uma belíssima partida de futebol. Não só pelo que apresentou nas quatros linhas, mas também porque a equipa do Rio Ave, liderada por Miguel Cardoso, jogou o jogo pelo jogo, não sendo estranhar o 5º lugar que ocupam actualmente na Liga Portuguesa.

Aos 11 remates feitos na primeira parte, às defesa incríveis de Cássio, aos ferros da baliza que ontem foram vedetas em Alvalade, juntou-se, primeiro, um fantástico golo por Gelson, segundo, um belíssimo cabeceamento de Bas Dost fechando o marcador. 

O Sporting apresenta a melhor defesa do campeonato em Alvalade, tem apenas 4 golos sofridos, ontem esteve implacável e raramente Rui Patrício foi forçado a alguma defesa mais complicada. Continuo e continuarei com a minha tese que era importante renovar com o nosso guarda redes para sempre!

A vitória não só é justa como peca por defeito, com 4 bolas aos postes, o Sporting com outra eficácia tinha goleado o Rio Ave.

Estiveram em Alvalade 42.706 espectadores no dia em que se homenageou Peyroteo: com os nomes nas camisolas de todos os jogadores, com o aclamação do estádio ao minuto 9 e com a Tribuna Centenária a passar a chamar-se Tribuna de Peyroteo. 

Nota final para o exagero com que o algum público brindou a entrada e primeiros toques de Wendel com a camisola do Sporting. Todos nós estamos com curiosidade em perceber como pode este jogador evoluir, mas o que se viu ontem elevou para uma categoria que ele ainda não demonstrou. Pode vir a ser um grande jogador? Sim, é o que esperámos. Mas deixemo-lo crescer, evoluir e só depois brindemos ao sucesso.

Comentários

Sobre o wendell, o que é que esperavas?
Anda tudo à cata da próxima coca-cola no deserto. E enquanto não jogam são os melhores do mundo, o problema é que assim que os vês já são uma desilusão...
À minha volta vi isso acontecer, ao entrar era tudo eufórico, depois como não fez nada, e lógicamente não o podia fazer pois notava-se a ansiedade dele a milhas, começaram logo a perguntar, isto é que é um craque? é a teoria do 8 e 80, de besta a bestial e vice-versa...

Enfim, é o Sporting... :-)

SL
esqueci de dizer que tb só jogou 2/3 minutos.. O que é que se podia ver?
Passe a Rasgar disse…
Boas,

Já podem votar na sondagem sobre o melhor (ou melhores) extremo-esquerdo da Primeira Liga portuguesa em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt/

Abraços

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!