Sporting 0-0 Benfica :: desilusão!

foto: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images


As deslocações a Lisboa para ver o Sporting estão carregadas, cada vez mais, de sentimentos, amizade, convívio e uma vontade enorme de discutir, viver e amar o Sporting. No sábado não foi diferente e no carro onde me desloquei estavam 4 amigos que representam muito bem o que tem sido o crescendo de Sportinguismo na minha vida nestes últimos anos. 

O João conheci-o pessoalmente num Paços de Ferreira Sporting de início de época. Já falávamos muito no Twitter, é o criador do Sporting160, fui uma das suas cobaias e tem sido um prazer imenso fazer o programa com ele. O , "perdemos o Zé?", é, provavelmente, o meu primeiro grande amigo desta revolução de blogues e redes sociais. Conheci-o pessoalmente há muitos anos, no Solar do Norte, e as suas opiniões, muitas deles dissonantes das minhas, são absolutamente fundamentais para eu balancear o meu pensamento sobre tudo o que se passa no Sporting. O Palhas é amigo de faculdade, anos e anos de discussões sobre o Sporting, amigo de longa data no sofrimentos, vivemos e estudámos no Porto, nas alegrias. O Henrique, a barba mais célebre do universo leonino, é amizade mais recente, mas sempre disposto para uma deslocação para ver um jogo ao vivo, já avisou que este fim de semana há futsal em Gondomar e hóquei no Porto, disponível para ajudar o próximo. Não esqueço as palavras dele uma hora antes do jogo, "se não entrares, eu fico cá fora contigo". Obrigado!

A tudo isto somam-se as inúmeras amizades que vamos fazendo e conhecendo, na roulotes vive-se e transpira-se Sportinguismo, já não consigo ir a Alvalade sem visitar os amigos que por ali estão, os novos ou os mais antigos, naquela altura o assunto é sempre e apenas um: vitória do Sporting!

Por isso é que a viagem de regresso custou muito. No sábado era dia de "matar". Sabemos que um derby é sempre jogo de tripla, mas as condições emocionais de cada equipa na preparação do jogo eram completamente diferentes. O Sporting estava mais forte, jogava em casa e sabia perfeitamente que a vitória arrumava com o único objectivo que ainda tínhamos pela frente no campeonato nacional. Não podíamos falhar. Não podíamos jogar para empatar. Não podíamos deixar para a última jornada uma parte relevante do que poderá acontecer na próxima época, porque na Madeira o jogo é mesmo de vital importância para 18/19.

Por isso é que estou absolutamente lixado com Jorge Jesus. Cometeu dois erros capitais na noite de sábado. Primeiro com a titularidade de William Carvalho. Inconcebível. Bryan Ruiz e Battaglia tinham demonstrado nos últimos jogos que a parceria estava a funcionar muito bem. A entrada de William, é, na minha opinião, uma das principais razões para o domínio inicial do Benfica que podia ter custado muito. A facilidade com que o adversário chegava à nossa área era assustadora. O segundo erro foi a entrada de Misic, não pelo jogador em si, mas pelo que representou e o aceitar que o empate era suficiente para as nossas aspirações. Corroborado, por alguns adeptos do Sporting que no final festejaram o empate, o segundo lugar naquele instante, num momento que não garante nada. Apenas partir à frente para a última e decisiva jornada. Assustador!

Uma nota final para o ambiente no estádio José Alvalade. Aquilo que se passou durante O Mundo Sabe Que é importante e fundamental para não deixar morrer o bom e velhinho "espectáculo do futebol" que desapareceu com o novo estádio. Podemos discutir a zona para onde foram enviados os artifícios, e não creio e acho até estapafúrdia a ideia que foram enviados os artefactos de propósito para Rui Patrício, podemos discutir as multas e até a legalidade das acções, erradamente proibidas em Portugal, mas aquilo foi adrenalina, paixão, sentimento e vontade de mostrar que Alvalade pode voltar a ser um inferno para os adversários. Assim todos os intervenientes o queiram!

Já agora, depois de 2 títulos no João Rocha, num pavilhão feito à Sporting, quando é que começamos com a #MissãoAlvalade?
É urgente modificar o nosso estádio. Não digo implodir, porque o custo da construção de um novo é muito elevada, mas está na altura de idealizar uma casa para o Sporting como deve ser!

Comentários

andrzej disse…
Concordo com tudo o que foi dito neste post e ainda não tinha visto ninguém manifestar tanto desagrado com esta postura da equipa de JJ. É esta a exigência que devemos demonstrar! Conquistar apenas 4 pontos dos 16 possíveis nos confrontos com Porto, Benfica e Braga é miserável e não sucedeu por acaso. Perdeu-se uma liga nesses confrontos. Que JJ gosta muito do seu 11 já sabíamos, mas tem de se saber adaptar a novas dinâmicas, tem de ter um mínimo jogo de cintura. Aliás, que mensagem passa para o balneário ao sentar jogadores que vinham desempenhando bem o seu papel só porque algum dos «lugares cativos» volta de lesão prolongada?
Einstain II disse…
Belo comentário de Sportinguista genuíno, empático e inteligente. Não sei a tua idade mas imagino que e similar a linha, com igual background.
Li e sobre o que li, pensei: O mundo é feito de presente, e tem futuro. A nossa cremalheira cerebral esta concebida para otimizar a energia, que advém do otimismo e de encontrar motivações positivas, apaixonadas.
O SCP é o futuro. O Projeto SCP mais que futuro tem presente - optimizar a energia para a conquista, hoje, cada hoje.
Desilusões fazem retardar o processo ativo do cérebro, a energia disponível para os neuronios acuarem diminui.
Bater na estrutura é uma distração. Ela controlou a 'crise' apresenta resultados entre positivos e muito positivos, é claramente de manter sem perdermos tempo e energia. A atenção tem de estar como laser na conquista, no derrubar os adversários com espirito felino - á LEÃO!
Preparar um espirito Leonino é, parece-me, o que o JJ esta a fazer. Saber que ele é tao LEÃO como o maior adepto deixa-me descansado e liberta-me para o que convêm agora:
1)Atacar a disfunção do futebol, relentlessly como Leões. 2)Apoiar as equipas do SCP “à outrance”. 3)Aumentar a inteligencia ativa motor do processo e o numero dos adeptos integrados e educados, fator de aceleração que permite chegar ao topo mais depressa
Como de certeza já percebeste a minha intenção é a de contribuir, contigo, e o grupo maravilhoso de amigos de que falas, para catapultar ainda mais depressa o SALTO do SCP para os níveis a que pode e deve aspirar!
JOÃO disse…
Acabe-se de uma vez por todas com os azulejos à Taveira que parecem transmitir o espírito de wc para a equipa na hora de ser felino. Estou lixado. Não pode haver medo de perder. Quem tem medo perde sempre. Quem arrisca pode ganhar. Vamos ver se nos safamos na Madeira. É a nossa vida complicar.
Unknown disse…
Desculpa esta intrusão de um benfiquista, mas consegui ficar emocionado com o teu verdadeiro amor ao clube! Este teu registo faz-me um pouco lembrar o blog Red Pass do benfiquista João Gonçalves (não sei se conheces). Parabéns pelo blog e pela tua atitude. É por existirem adeptos como tu e o supra-mencionado João Gonçalves que o futebol ainda é o maior espetáculo popular do mundo.

João Fonseca
Bancada de Leão disse…
Olá João Fonseca,

O JG é meu amigo pessoal há muitos anos, foi, aliás, por causa de um convite dele para o blog "Terceiro Anel" do Rui Malheiro, que comecei a escrever e nunca mais parei.

Abraço e obrigado,
Pedro Varela
Unknown disse…
Que engraçado! Não fazia ideia que eras amigo do JG! Mas de facto há um certo estilo e visão global do fenómeno futebolístico que vos aproxima.

Parabéns pelo blogue (que irei passar a seguir) e pela atitude.

Abraço
João Fonseca
vinhdlp disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!