Sporting 0-0 Benfica :: desilusão!
foto: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images |
As deslocações a Lisboa para ver o Sporting estão carregadas, cada vez mais, de sentimentos, amizade, convívio e uma vontade enorme de discutir, viver e amar o Sporting. No sábado não foi diferente e no carro onde me desloquei estavam 4 amigos que representam muito bem o que tem sido o crescendo de Sportinguismo na minha vida nestes últimos anos.
O João conheci-o pessoalmente num Paços de Ferreira Sporting de início de época. Já falávamos muito no Twitter, é o criador do Sporting160, fui uma das suas cobaias e tem sido um prazer imenso fazer o programa com ele. O Zé, "perdemos o Zé?", é, provavelmente, o meu primeiro grande amigo desta revolução de blogues e redes sociais. Conheci-o pessoalmente há muitos anos, no Solar do Norte, e as suas opiniões, muitas deles dissonantes das minhas, são absolutamente fundamentais para eu balancear o meu pensamento sobre tudo o que se passa no Sporting. O Palhas é amigo de faculdade, anos e anos de discussões sobre o Sporting, amigo de longa data no sofrimentos, vivemos e estudámos no Porto, nas alegrias. O Henrique, a barba mais célebre do universo leonino, é amizade mais recente, mas sempre disposto para uma deslocação para ver um jogo ao vivo, já avisou que este fim de semana há futsal em Gondomar e hóquei no Porto, disponível para ajudar o próximo. Não esqueço as palavras dele uma hora antes do jogo, "se não entrares, eu fico cá fora contigo". Obrigado!
A tudo isto somam-se as inúmeras amizades que vamos fazendo e conhecendo, na roulotes vive-se e transpira-se Sportinguismo, já não consigo ir a Alvalade sem visitar os amigos que por ali estão, os novos ou os mais antigos, naquela altura o assunto é sempre e apenas um: vitória do Sporting!
Por isso é que a viagem de regresso custou muito. No sábado era dia de "matar". Sabemos que um derby é sempre jogo de tripla, mas as condições emocionais de cada equipa na preparação do jogo eram completamente diferentes. O Sporting estava mais forte, jogava em casa e sabia perfeitamente que a vitória arrumava com o único objectivo que ainda tínhamos pela frente no campeonato nacional. Não podíamos falhar. Não podíamos jogar para empatar. Não podíamos deixar para a última jornada uma parte relevante do que poderá acontecer na próxima época, porque na Madeira o jogo é mesmo de vital importância para 18/19.
Por isso é que estou absolutamente lixado com Jorge Jesus. Cometeu dois erros capitais na noite de sábado. Primeiro com a titularidade de William Carvalho. Inconcebível. Bryan Ruiz e Battaglia tinham demonstrado nos últimos jogos que a parceria estava a funcionar muito bem. A entrada de William, é, na minha opinião, uma das principais razões para o domínio inicial do Benfica que podia ter custado muito. A facilidade com que o adversário chegava à nossa área era assustadora. O segundo erro foi a entrada de Misic, não pelo jogador em si, mas pelo que representou e o aceitar que o empate era suficiente para as nossas aspirações. Corroborado, por alguns adeptos do Sporting que no final festejaram o empate, o segundo lugar naquele instante, num momento que não garante nada. Apenas partir à frente para a última e decisiva jornada. Assustador!
Uma nota final para o ambiente no estádio José Alvalade. Aquilo que se passou durante O Mundo Sabe Que é importante e fundamental para não deixar morrer o bom e velhinho "espectáculo do futebol" que desapareceu com o novo estádio. Podemos discutir a zona para onde foram enviados os artifícios, e não creio e acho até estapafúrdia a ideia que foram enviados os artefactos de propósito para Rui Patrício, podemos discutir as multas e até a legalidade das acções, erradamente proibidas em Portugal, mas aquilo foi adrenalina, paixão, sentimento e vontade de mostrar que Alvalade pode voltar a ser um inferno para os adversários. Assim todos os intervenientes o queiram!
Já agora, depois de 2 títulos no João Rocha, num pavilhão feito à Sporting, quando é que começamos com a #MissãoAlvalade?
É urgente modificar o nosso estádio. Não digo implodir, porque o custo da construção de um novo é muito elevada, mas está na altura de idealizar uma casa para o Sporting como deve ser!
É urgente modificar o nosso estádio. Não digo implodir, porque o custo da construção de um novo é muito elevada, mas está na altura de idealizar uma casa para o Sporting como deve ser!
Comentários
Li e sobre o que li, pensei: O mundo é feito de presente, e tem futuro. A nossa cremalheira cerebral esta concebida para otimizar a energia, que advém do otimismo e de encontrar motivações positivas, apaixonadas.
O SCP é o futuro. O Projeto SCP mais que futuro tem presente - optimizar a energia para a conquista, hoje, cada hoje.
Desilusões fazem retardar o processo ativo do cérebro, a energia disponível para os neuronios acuarem diminui.
Bater na estrutura é uma distração. Ela controlou a 'crise' apresenta resultados entre positivos e muito positivos, é claramente de manter sem perdermos tempo e energia. A atenção tem de estar como laser na conquista, no derrubar os adversários com espirito felino - á LEÃO!
Preparar um espirito Leonino é, parece-me, o que o JJ esta a fazer. Saber que ele é tao LEÃO como o maior adepto deixa-me descansado e liberta-me para o que convêm agora:
1)Atacar a disfunção do futebol, relentlessly como Leões. 2)Apoiar as equipas do SCP “à outrance”. 3)Aumentar a inteligencia ativa motor do processo e o numero dos adeptos integrados e educados, fator de aceleração que permite chegar ao topo mais depressa
Como de certeza já percebeste a minha intenção é a de contribuir, contigo, e o grupo maravilhoso de amigos de que falas, para catapultar ainda mais depressa o SALTO do SCP para os níveis a que pode e deve aspirar!
João Fonseca
O JG é meu amigo pessoal há muitos anos, foi, aliás, por causa de um convite dele para o blog "Terceiro Anel" do Rui Malheiro, que comecei a escrever e nunca mais parei.
Abraço e obrigado,
Pedro Varela
Parabéns pelo blogue (que irei passar a seguir) e pela atitude.
Abraço
João Fonseca