Sporting 2-0 Qarabağ FK :: aprovado no primeiro teste na Europa!

foto: Gualter Fatia/Getty Image


Primeiro jogo do Sporting na Liga Europa e primeira vitória diante do Qarabg por 2-0 com golos de Raphinha e Jovane.

Em conversa no Sporting160 no programa de segunda feira, falávamos sobre o que poderia ser o percurso do Sporting nesta competição. Para mim, e contando que o primeiro jogo foi em casa, é evidente que o Sporting é favorito a qualificar-se para a fase seguinte, que tem de o demonstrar em campo e para isso precisa de fazer 7 pontos em casa. Vencer ao Qarabag e ao Volska, no mínimo empatar com o Arsenal (obviamente que desejo a vitória). 

As deslocações ao estrangeiro podem ser muito complicadas, muito pelo cansaço, pela altura em que irão acontecer, pelo cuidado que é necessário ter (e muitas vezes não temos) diante das equipas do leste, mas a qualificação é o objectivo mínimo e não pode haver dúvida quanto a isso no balneário do Sporting.

José Peseiro tem passado com distinção este início de época. É impossível não referir o percurso do Sporting com 3 competições já iniciadas (faltando apenas começar a Taça de Portugal). Em pouco mais de um mês e meio de competição, o Sporting efectuou 6 jogos, venceu 5 e empatou apenas 1 na Luz. 

Não são exibições exuberantes, não fazemos jogos com a nota artística que pretendemos, mas ao nível dos resultados estamos pragmáticos.

Foi o que ontem aconteceu em Alvalade perante 30 mil adeptos. O pragmatismo da equipa percebeu-se na forma como vencemos, justa, com 2 golos sem nunca estar em causa a nossa vitória. Ontem, aliás, estivemos perante aquela que, na minha opinião, é a melhor equipa para jogar em Alvalade.

Acuña a lateral esquerdo, jogou muito bem e espero que a aposta se mantenha para Braga, Gudelj no meio campo e a dúvida vai andar, por estas alturas, na forma como podemos encaixar Jovane de início.

Jovane tem sido um autêntico talismã esta época. Em todo os jogos que foi chamado a entrar foi influente de alguma forma no jogo do Sporting: marcou, assistiu ou provocou um pénalti. Simplesmente fantástico e dificilmente poderia ter um início de época melhor. Que o amadurecimento necessário nestas altura seja controlado e que o jogador mantenha os pés bem assentes no chão e perceba que nem tudo se resume a dinheiro, mesmo que ele continue a entrar na conta enquanto aqueces o banco de suplentes na vizinha Espanha.

Depois há Raphinha. Melhor jogador em campo ontem em Alvalade, melhor jogador até ao momento do Sporting na presente época. Não foi logo titular, mas rapidamente agarrou o lugar para não mais o largar.

Havia a dúvida se ele tinha capacidade para dar continuidade ao que fez em Guimarães, e, para já, está à vista e com muita alegria estampada no rosto que o sucesso pode muito bem passar pelos seus pés.

Primeiro teste na Europa passado com sucesso, agora agarrem-se que vêm aí 6 semanas com 7 jogos e 3 viagens a Braga, Ucrânia e Portimão!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!