Votem!


O Artigo 20 do estatutos do Sporting Clube de Portugal, direitos dos sócios, no seu número 1, diz o seguinte, "participar nas Assembleias Gerais do Clube, apresentar propostas, intervir na discussão e votar".

Por isso e porque é um direito que devemos exercer, porque as eleições também são uma Assembleia Geral, fundamental na democracia do nosso clube, no dia 8 de Setembro votem. Votem em consciência, sejam a favor de algum candidatura, sejam contra todas, independentemente se no dia 9 vamos ou não ter outros assuntos para nos preocuparmos, no sábado devemos todos votar.

Pela primeira vez em muito anos não vi um único debate na televisão com os candidatos à Presidência do Sporting.

Não vi porque normalmente são lutas entre egos e ataques à pessoa em si, pouca discussão sobre os programas eleitorais.

Não vi porque, fazendo parte do Sporting160, a nossa missão enquanto podcast que fala sobre os assuntos do Sporting era efectuar algum serviço público e que incluía convidar todos os candidatos a participarem no programa (e onde incluímos também o ex-Presidente com os resultados que todos, ou muitos, sabem).

Dos 7 candidatos, que foram todos convidados, entrevistámos 4 (João Benedito, Dias Ferreira, Pedro Madeira Rodrigues e Frederico Varandas) e ontem terminámos esse conjunto de entrevistas.
Com a leitura de programas e com estas entrevistas teria, foi a minha intenção inicial, condições para decidir o meu voto.

Votei, mais uma vez, por correspondência. Aguardo o dia em que possa votar como todos os associados da zona de Lisboa no dia em que as eleições acontecem e de preferência com voto electrónico. Além de votarmos antes de todos, com os problemas que isso possa trazer, ainda ontem um candidato desistiu, certamente, houve quem votasse nele, ainda há o custo da assinatura reconhecida, presencialmente, nos termos legais, que muitos têm de pagar.

Ao longo dos vários anos que escrevo neste blogue (e noutros projectos que já fiz parte) sempre indiquei a minha posição no momento da colocação da cruz no boletim de voto. 

Sou sincero, não estou tão entusiasmado como noutras alturas com os candidatos que vão a votos, mas, depois das leituras que fiz, dos programas no podcast em que participei (e ajudei a preparar), das conversas que tive com muitos amigos, acho, porque certezas tenho muito poucas nesta altura, que no dia 9 de Setembro iremos ter alguém com capacidade para seguir com o projecto do Sporting como idealizo. Não vou entrar nas discussões das AGs, destituições e afins, cada um dos seus intervenientes nesse processo tem recorrido aos tribunais e cá estaremos para analisar o que daí vier.

De todos os projectos que vão a eleições, a partir do momento em que li os programas a minha ideia ficou, praticamente, formada. Não sendo aquela escolha em que o meu sentimento era mais concreto, como já fiz no passado, João Benedito, da lista A foi quem levou o meu voto.

Em Julho de 2016 o penúltimo texto que escrevi sobre João Bendito neste blogue, que na realidade é o último escrito por mim (porque o último é a crónica dele num jornal), disse o que achava dele em relação ao que foi no clube e no que poderia vir a ser.

Não sei se está ou não preparado para ser Presidente do Sporting, mas não caio nesse erro que há uns anos lutei contra quando apareceu Bruno de Carvalho nas primeiras eleições.

Digo-o e volto a repetir, não estando entusiasmado com estas eleições, pela forma como tudo tem acontecido, aceito que me digam que estarei a votar por ser um mal menor. Mas nesta altura, em que, como sócio, sou chamado a votar, entendo que será a melhor opção das sete para o Sporting Clube de Portugal!

Comentários

danieL disse…
O que é que aconteceu afinal consigo Pedro Varela, ou com o Sporting160? Já ontem fiquei, na entrevista do FV, com a percepção de que algo se tinha passado, mas o que é que me escapou?
Sou um assíduo ouvinte do Sporting160 e seu seguidor no Twitter e não me apercebi de nada..

Terá sido nas duas semanas de retiro espiritual que tive, em que me desliguei do mundo?

Um abraço.
João Benedito é também a minha escolha.

Saudações leoninas.
Bancada de Leão disse…
Olá Daniel,

Num dos programas explicou-se o que se passou, também colocámos na página de FB:
https://www.facebook.com/Sporting160/photos/a.183143308832061/467488970397492/?type=3&theater

Abraço e SL
Caro Daniel.
Acho curioso que, ao ler esta sua "crónica", dei comigo a pensar que podia ter sido eu a escrever tudo (excepto a parte - e não é pouco - do podcast). O mesmo problema de ser Sporting à distância; não me sentir particularmente entusiasmado por estas eleições e por todo o ambiente que as gerou; o mesmo "arrependimento" por ter feito um juízo baseado na idade/"experiência" dos candidatos nas mesmas eleições (2011) e o mesmo sentido de voto agora (e provavelmente por idênticos motivos.
Um abraço, bem haja pelo podcast e saudações leoninas da ilha de Santa Maria, Açores.
Logicamente o meu comentário anterior era endereçado ao autor do post (julgo que Pedro Varela). De qualquer modo, o abraço e as saudações leoninas são extensivas ao Daniel
Passe a Rasgar disse…
Sondagem "Eleições Sporting CP - 18 de Setembro de 2018" para o blog "Galáxia Futebolística"

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfcujMqJxgEt8mfb0QZgQwFippu30HskvQSrTw2FX2AbSnfg/viewform?usp=sf_link

Abraços

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!