Vorskla Poltava 1-2 Sporting :: vitória caída do céu!

foto: SERGEI SUPINSKY/AFP/Getty Images


A vitória do Sporting ontem na Ucrânia caiu do céu. Ainda bem, porque os 3 pontos eram um objectivo fundamental para continuar no topo do grupo a par do Arsenal e assim o fosso com as outras duas equipas, inferiores em qualidade, adensasse e tudo se encaminha para uma qualificação natural e que é o mínimo a conseguir nesta fase da Liga Europa.

O Sporting fez uma péssima primeira parte. Foram, provavelmente, os piores 45 minutos da época, onde apenas por uma vez conseguimos assustar o guardião adversário e já bem perto do apito do árbitro para o intervalo.

É certo que José Peseiro modificou, e muito, a equipa. São muitos quilómetros nestas viagens entre Lisboa, Ucrânia, Lisboa e Portimão (a pensar já no jogo de domingo), as oportunidades para os que habitualmente estão no banco são assim criadas para que eles possam demonstrar que são alternativas viáveis. 

Foi assustador ver a equipa do Sporting não jogar. Foi essencialmente o que aconteceu na primeira parte. A equipa do Sporting não jogou, sofreu um golo cedo fruto de um erro defensivo, intranquilizou-se e o "acidente" só não foi pior, sejamos claros, porque o Vorskla Poltava é uma equipa muito fraca que na nossa Liga lutaria para não descer.

A segunda parte "obriga" José Peseiro a mexer. Montero foi a primeira opção aos 58', Jovane e Raphinha aos 70'. Assim, com 3 jogadores que têm sido peças fundamentais nos últimos jogos do Sporting, a nossa equipa recuperou a posse de bola, passou praticamente a jogar no campo do adversário e a baliza de Bogdan Shust passou a ser o alvo deste jogo.

O problema foi o Sporting ter acordado tarde. O tempo começou a passar mais rápido que o habitual, é sempre assim a nossa percepção quando corremos atrás do prejuízo, e só aos 90 minutos, num passe longo de Jefferson a bola caiu nos pés de Montero que com um gestão técnico perfeito tira um adversário da frente e colocou a bola no fundo da baliza. 

Estava feito o empate e admitia-se, com o futebol apresentado pelo Sporting, que o resultado não seria mau, no entanto, Jovane, mais uma vez ele a influenciar o nosso jogo, após jogada entre Raphinha e Bruno Fernandes atirou a bola novamente para dentro da baliza ucraniana dando uma vitória ao Sporting que muito poucos acreditavam ser possível.

O Sporting após 2 jornadas da Liga Europa lidera o grupo com o Arsenal, ambos com 6 pontos e o próximo encontro é em Alvalade entre estes dois grandes do futebol europeu. Promete!

Comentários

T W disse…
Promete ser um desastre se não melhorarmos muito a nossa qualidade futebolística

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!