Sporting 2-4 Benfica :: humilhados!
Na quinta feira passada escrevi neste blogue o seguinte depois do empate em Setúbal, "Sei apenas que no domingo não vou sacrificar, novamente, a minha família para ir a Lisboa ver o Sporting. Fico em casa porque não merecem o meu esforço!", não era muito difícil adivinhar o que por aí vinha.
Um Sporting x Benfica (ou o que irá acontecer na próxima quarta) é sempre um jogo de paixão e que mexe com uma grande parte do país, no entanto, irrita-me que se trate este jogo com uma diferenciação que, em particular e nesta altura da vida do Sporting, não merece.
Frederico Varandas não resistiu ao populismo.
Fez um editorial para o jornal do Sporting, que saiu na quinta, a falar, essencialmente do Benfica, e ainda enviou na noite anterior para as redacções dos diferentes orgãos de comunicação social. Depois dá uma entrevista na RTP, com um certo mediatismo porque vinha aí um jogo contra o Benfica e ainda levámos ao estádio Cristiano Ronaldo porque o jogo era contra o Benfica.
A humilhação foi maior!
Nos últimos 40 anos (79/80) o Sporting foi campeão nacional por 4 vezes. O Porto foi 21 e o Benfica 13. Relegados para uma posição que não queremos mas que há muito que é nosso pouso.
Nesses mesmos 40 anos, em Alvalade, para a Liga Portuguesa, para comparar com o jogo que ontem fizemos:
- contra o Benfica fizemos 40 jogos - vencemos 14 e perdemos 15;
- contra o Porto fizemos 40 jogos - vencemos 14 e perdemos 14!
Não é uma questão de exigência apenas, percebem?
É muito bonito dizer que a direcção ou equipa técnica devia colocar cartazes que saem na comunicação social sobre o que dizem em relação a nós para os jogadores se galvanizarem, mas o real problema reside em nós, enquanto clube e não perceber que é transversal a qualquer direcção nos últimos 40 anos, os erros, a falta de atitude, a falta de carácter, sejam jovens ou não, tantos outras características que, no Porto e no Benfica se vê menos. Vou deixar de lado a parte extra futebol, não justifica tudo o que se passa!
Vejam o caso do Benfica. Metidos num dos processo mais graves de domínio das instâncias, que pode ou não estar relacionado com corrupção, deixo isso para os tribunais, com espionagem e roubo de informação interna, uma direcção atacada por todos os lados a nível interno, não sei se poucos ou muitos, mas que resiste a tudo. Vocês imaginam o que seria isto no Sporting? E não me venham dizer que eles dominam a comunicação social toda.
Mais do que construir um caminho que queremos percorrer, é preciso olhar para onde estamos e com humildade perceber que a nossa grandiosidade, em grande parte, está na dimensão que trazemos da história centenária que tem sido construída, mas que, teimosamente, andámos a negligenciar porque olhámos para a árvore e não para a floresta quando queremos resolver os problemas. As "quintinhas" no Sporting continuam vivas. Acho mesmo que nunca desapareceram!
Do jogo de ontem não vou falar mais nada porque é repetir o que tenho escrito ao longo das últimas semanas, deixo apenas algumas questões:
- Keizer tem liberdade para escolher o melhor 11?
- Se não há problemas financeiros por razão vamos tentar vender Acuña, titular de caras no actual plantel?
- Um puto da formação rival fez gato sapato da nossa equipa, nós com vários elementos da formação que já deram provas de qualidade, nem calçam (para continuar com as analogias). Até quando?
- Quando vamos parar de dar desculpas com o "esforço físico", "o episódio de Maio" e por aí fora?
Na próxima quarta feira jogamos na Luz para a Taça e já vejo Sportinguistas a pedir que nos façam acreditar que o jogo de ontem foi um equívoco. Sinceramente, isso será apenas um pequeno balão de oxigénio porque uma equipa que apresenta André Pinto, Jefferson, Bruno Gaspar (são estes, podiam ser outros mais deste plantel) numa defesa constituída por 4 jogadores, dá para questionar, é o Sporting ou o Estoril? Percebem porque metade das vezes em Alvalade perdemos para a Liga contra Porto e Benfica?
Nunca pensei no título de campeão esta época, mas o que mais me custa neste Sporting é a atitude em campo e o desacerto táctico enquanto equipa. Por vezes, muitas vezes, a lembrar uma equipa amadora o que me leva à última pergunta, treinámos em Alcochete?
Comentários
Creio que tudo terá que ser repensado:
Trazer de volta o Tiago Fernandes e refazer a equipa!
Alternativa: Luis Castro
Se formos humilhados na luz depois de amanhã como fomos ontem, não haverá volta a dar!
Um abraço
Falando de processos, já ouviu falar do cashball? É que envolve directamente um membro da direcção, dinheiros do clube e (pasme-se) corrupção desportiva. Se o Benfica estivesse envolvido em algo dessa gravidade concerteza dominando a imprensa estaria Escondido debaixo do tapete, certo? Pois….
no início quando dávamos goleadas lá estavam eles no plantel, agora desapareceram. Porquê? empresários?
Não é verdade que reduzo nada, mas eu não tenho que andar a falar dos outros, a mim interessa-me o Sporting, isto é um blogue do Sporting. Se não sabe ler e interpreta mal, o problema é seu.
Cashball...veremos, mas como é fácil encontrar os meus textos neste blogue, corruptos é para cadeia, sem cor!
Isso é que eu gostaria de ler noutros lados...
Quanto ao Cashball, tretas inventadas para alimentar a golpada, curiosamente, coincidência das coincidências, a notícia é publicada pelo Correio da Manha no mesmo dia do ataque à Academia, onde também foi o Correio da Manha a filmar e a propagandear o mesmo ataque vil, já lá estavam à porta da Academia à espera, e ninguém lhes tocou.
Muito bem, este texto expressa o que vejo no Sporting.
Saudações Leoninas