A Revista 1906 sai amanhã!


Adoro o Sporting. Adoro ler revistas. Aliás, neste segundo ponto o vício é um pouco doentio. Precisaria de dias de 48 horas para ler tudo aquilo que vou tendo disponível. Mas adoro e perseguia há muito um velho sonho de ajudar a construir uma revista relacionada com o universo Leonino.

A minha grande referência sempre foi a Panenka quando falamos de futebol. A qualidade dos textos, a sua profundidade, as fotos ou as ilustrações que acompanham cada reportagem e as capas. As capas da Panenka, percebo ainda mais agora, o trabalho que dão, a paixão que é necessário entregar a um projecto para que tudo vá de encontro ao que sonhamos. A Panenka #61 é uma referência, é um tributo ao fantástico mundo de Johan Cruyff. Chegar perto desta publicação é um objectivo que espero que seja confirmado pelos nossos leitores. Mas o Sporting não é só futebol. Por isso o trabalho para esta revista é ainda mais hercúleo!

No dia 16 de Abril deste ano dizia eu ao João Castro o seguinte “A revista vai avançar...muita gente interessada em fazer acontecer....vou trabalhar num draft e depois falamos”. Passados 2 dias já estava criado o grupo de WhatsApp que, por brincadeira, apelidamos de redacção, onde se começaram a juntar todos aqueles que estavam dispostos a ajudar para que este projecto visse a luz do dia.

Da equipa actual da revista, que é constituída por 16 elementos, todos os que fazem parte do projecto aceitaram sem pestanejar entrar nesta viagem. Sim, é uma loucura 16 pessoas que de revistas pouco percebem, tirando o Cherba, lançarem-se para algo desta natureza. Essencialmente criamos 3 tipos de funções: colaboradores de escrita, designers e revisores. Começamos pelo nome, pela data de lançamento, pela marca e sua concepção gráfica, grelha/estrutura da revista, textos, revisão e paginação…muita paginação. Depois foram as redes sociais, o website e as centenas de pessoas que entraram em contacto connosco para também escreverem na revista. A revista 1906 entrou de rompante na vida de muitos Sportinguistas e era, acima de tudo, uma realidade que iria acontecer!

Esse dia está a chegar. Amanhã, 21 de Junho de 2019 pelas 19h06 no website da revista vai ficar disponível o download do PDF que marca oficialmente o lançamento da primeira edição da 1906. O que prometemos nesta edição é que tem muito esforço, dedicação e devoção em cada página produzida. Um agradecimento muito especial aos colaboradores convidados que fizeram um trabalho extraordinário. Queremos que os nossos leitores encontrem nesta revista um espaço de leitura agradável com conteúdos novos e únicos no Universo Leonino.

Fica também já a promessa que, em breve, depois da equipa respirar destes dois últimos dois meses de intensa pressão, vou particularizar e enviar um abraço especial ao Daniel, que iremos tentar produzir uma versão em papel. Este primeiro número, inédito no panorama nacional merece sem sombra de dúvidas que isso seja uma realidade.

Este projecto é nosso e é vosso. Feito com amor!

1906: o Sporting. Em revista!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Porque não concordo com a expulsão de Bruno de Carvalho!

Sporting 2-3 Rio Ave :: fim de ciclo para Keizer!

A actual Direcção do Sporting deve marcar uma AG para ouvir os sócios. Já!