LASK 3-0 Sporting :: perdido à espera do pior!
Começa a ser complicado defender Silas e algumas das suas opções. O Sporting foi à Áustria em primeiro lugar do grupo e deveria, e tinha obrigação, sair de lá em primeiro lugar do grupo da Liga Europa, onde seria cabeça de série na fase seguinte e com, pelo menos, mais 1 milhão de euros no bolso.
O que aconteceu?
A equipa foi mal escolhida com uma diversidade de escolhas que faz supor que a Liga Portuguesa era mais importante, queimam-se jogadores como Pedro Mendes em posições ridículas em campo e no final ainda levamos com uma frase feita que o PSV levou lá quatro e não poupou. Este discurso de pequeno e coitadinho é uma praga no Sporting. Há anos!
O Sporting está arrumado no Campeonato Nacional, está eliminado da Taça de Portugal, está (praticamente) eliminado da Taça da Liga e tem, ou tinha, já não sei, algo mais a dizer na Liga Europa.
A imagem que ilustra este texto é a evolução do ranking do Sporting na Europa (5 year ranking), que determina o coeficiente para ser ou não cabeça de séries nos sorteios, desde 2000. Mais de metade das vezes ao longo do tempo estamos acima do lugar 35º.
Ou seja, o Sporting mesmo não tendo participações de alto nível na Europa, é uma equipa que vai mantendo uma posição importante e de respeito na Europa e é isso que custa a entender a muitos dos Dirigentes e Treinadores que chegam e partem do Sporting.
Constantemente há um discurso de coitadinhos, onde o mais importante é o Campeonato e que o resto vem por acréscimo. NÃO!!!
É óbvio que o Campeonato será sempre o mais importante, mas objectivamente não podemos andar a desculpar resultados com este tipo de mentalidade. Ninguém espera que ganhemos a Liga dos Campeões, especialmente quando, por exemplo, este ano na fase a eliminar só estão clubes dos 5 mais importantes campeonatos da Europa, mas, espera-se que haja respeito por uma competição europeia que dá prestígio, importante para os contratos publicitários e cativar bons jogadores, que dá pontos que são fundamentais para o coeficiente europeu que nos permite, de vez em quando calhar com uma clube um pouco inferior e avançar mais na competição encaixando mais dinheiro, como acontece com outros clubes Portugueses.
O que o Sporting foi à Áustria fazer foi uma vergonha. Já sei que o discurso, mais uma vez, é o de derrotista e levamos com algo como "nos 7 jogos que lá fizemos esta é a quinta derrota e nunca vencemos". Pois não, e a continuar assim com este espírito nunca mais damos a volta.
Infelizmente, Silas, quem eu pensaria que poderia ter uma resposta à altura dos pergaminhos do Sporting, até pelo facto de ser da casa, é uma imagem da Direcção. Perdido à espera do pior!
Comentários
Adoro ainda seus textos e noticias. Nao desiste!
Com amor do Canada.
Sporting Sempre!