Ainda o festejo do golo!

Segundo este artigo do Público, a base que leva a FIFA a castigar um jogador que tira a camisola nos festejos é constituída por 3 partes: segurança, religião e publicidade.

Segurança - havia jogadores que tiravam a camisola e que corriam ou em direcção à bancada dos adversários ou ao banco dos suplentes da equipa contrária para os provocar e portanto, evitando que a camisola seja retirada, a segurança aumentava. Segundo Vítor Pereira, este comportamento anti desportivo gerou muita violência. Vejo futebol há anos e não me lembro de tal. Mas mesmo que essa seja uma razão para tal punição, se efectivamente isso acontecesse faria então sentido admoestar o jogador nessas situações. Nunca numa situação perfeitamente normal de exultação pelo golo marcado!

Religião - porque o corpo nu não é bem visto pelas comunidades muçulmanas e o futebol é um desporto global. Simplesmente rídiculo e nem me vou alongar mais em comentários neste particular que mete religião. Dizem que é por respeito pelas crenças religiosas, já agora onde está o respeito por quem não acredita?

Publicidade - que eu saiba, eventualmente estará em causa aquela que está contratada entre o clube e uma determinada empresa, e só pode ser secundária esta razão porque seria facilmente "resolvida com punições, nomeadamente pecuniárias, sem ser necessária a punição desportiva", diz Vítor Pereira (Presidente da Comissão da Arbitragem da LPFP).

Comentários

Hugo Malcato disse…
Ainda no rescaldo do recente jogo para a Liga dos Campeões, a Associação de Adeptos Sportinguistas enviou uma exposição à UEFA quanto à arbitragem da partida contra a Fiorentina.

Vejam neste link (http://www.aasporting.com/not_ago09.html) o conteúdo do comunicado.

Sporting Sempre!

Saudações Leoninas!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!