Direito à Manifestação

Um Adepto Leonino tem direito a manifestar-se perante o actual estado do Sporting. Não me cabe na cabeça pôr em causa esse direito seja a quem for. Eu não vou estar em nenhuma manifestação e assumo-o. Mesmo que vivesse em Lisboa e pudesse amanhã estar presente no jogo, apenas e só iria ver o encontro. Mas não tenho dúvidas em afirmar que se porventura há alguém, ou alguma entidade (e não são as claques, como já por aí vi na comunicação social) que esteja a preparar algo exigindo a demissão de Paulo Bento ou Pedro Barbosa por sentirem que são os grandes causadores deste mal estar, não percebo a confusão e estranho quem não a compreenda.

Só não aceito a violência. As ideias mesmo contraditórias devem ser debatidas e o conflito gerido por forma a que seja possível encontrar uma solução. Para tudo na vida, no seu dia a dia há uma solução.

Tenho um enorme respeito pelo trabalho do Prof. Moniz Pereira, mas fiquei desiludido com as declarações proferidas ontem. As palavras utilizadas "Dificuldades todos temos e a maior advém daqueles que se dizem adeptos. Essa dos adeptos que estão insatisfeitos... Se estão insatisfeitos, então, vão-se embora" são de uma irresponsabilidade que eu não esperava por parte do Senhor Atletismo, sócio nº2 do Sporting por quem tenho uma profunda admiração.

Vale a pena pensar que às tantas, e acrescentando mais estas declarações, os Adeptos Leoninos estão divorciados do clube por alguma razão. Estamos fartos de ser maltratados. O Sporting existe porque nós existimos. Mas há quem continue a enterrar cabeça como a avestruz para não ouvir as vozes discordantes. Em democracia vivemos a pluralidade de ideias. Se querem ditaduras, então mudem de clube!

Comentários

Unknown disse…
Caro PV,

muito pior do que dizer que os "críticos" são dispensáveis (são aqueles que parecem desfasados da realidade histórica do clube, mesmo quando este início de temporada é o pior dos últimos 15 anos, o que não deixa de ser paradoxal...) ou pedir-lhes que saiam da vida do clube, é sugerir que são pessoas susceptíveis de partir para actos de violência.

Tristemente passámos do:

sportinguistas críticos = anti-sportinguistas e/ou adversários

para o:

sportinguistas críticos = criminosos e/ou hooligans

E quem fomenta esta divisão no clube? O seu presidente.

É uma VERGONHA.
jmbb disse…
Não sei se todos os adeptos estão divorciados do clube. Pelo menos eu não me sinto assim. Ou seja quando os resultados são bons não me sinto mais adepto do que quando as coisas correm mal.
Não sou contra as pessoas mostrarem o seu desagrado. Sou contra as motivações que as levam a demonstrar o seu desagrado. Porque a motivação da maior parte delas é ser contra x ou y (Bettencourt, Barbosa, Telles, Bento).
A mim interessa-me muito mais discutir ideias do que pessoas.
Bancada de Leão disse…
PLF,

Espanta-me muito que os adeptos Leoninos não estejam a avaliar correctamente os resultados desportivos. Estou um pouco farto de constantemente "pedirem" aos adeptos para sair do clube!

jmbb,

não estão divorciados todos, mas uma grande parte está com toda a certeza, basta ver as assistências em casa e fora.

SL
Unknown disse…
Pedro Varela,

pelo que disse JEB, os sportinguistas que não compreendem estes "resultados" no fundo estão enganados no clube, porque na realidade o Sporting nunca ganhou grande coisa.

Foi esse o objectivo daquela sessão de esclarecimento na 5ª-f, não?

Ah! E já viu o nosso azar... O Pinto da Costa também se enganou de clube quando se candidatou à presidência do FCP, porque provavelmente quereria estar num clube que ganhava muito (e esse clube seria o Benfica e/ou o Sporting). Ou então todos aqueles "troféus" foram uma consequência indesejada. Não consigo perceber bem.

JMBB,

eu também gostava de discutir ideias.

Infelizmente, isso parece-me difícil neste actual Sporting, dado o vazio intelectual dos elementos que integram as suas estruturas dirigentes.

Viu o "manifesto eleitoral" que "acompanhou". Dou-lhe aqui um cheirinho:

Compromisso da Candidatura:

1. O SCP é um projecto desportivo que visa fomentar a prática do desporto, quer na vertente educativa quer na competitiva;

2. Actualmente o SCP proporciona a prática de desporto, nas diversas modalidades, a mais de 4.500 atletas, o que se traduz num inestimável serviço ao país;

3. O SCP é claramente a maior potência desportiva de Portugal, participando em competições nacionais em mais de 30 modalidades."

Estes gajos têm tão boas "ideias" que não sabem sequer distinguir uma premissa de uma medida programática. Quando se tem de ensinar a escrever, o nível da discussão desce vertiginosamente.
Sérgio disse…
Declarações do JEB,

"Sobre as alegadas movimentações de protesto pelo mau momento da equipa de futebol, que poderão ocorrer domingo na recepção ao Marítimo, José Eduardo Bettencourt considerou-as um acto de intolerância.

"São minorias ruidosas que não vêem que estão a fazer o jogo dos nossos competidores, que se pensassem em certas atitudes e posições que vêm tomando, chegariam facilmente à conclusão de que estão a dar tiros nos próprios pés", disse.

"Temos de aturar incompetência a todos os níveis. Querem uma manifestação, façam-na mas escolham-me a mim como alvo deixem os jogadores e o treinador em paz e fazer o seu trabalho como deve ser feito" referiu.

José Eduardo Bettencourt considerou que a convenção de núcleos do clube é uma "clara manifestação de sportinguismo puro" e apelou à união dos adeptos.

"Não queremos ser os arautos da desgraça, mas é importante que as pessoas compreendam que é essencial a ideia de unidade e percebam que alguém pretende fazer mal ao Sporting".

"Existem muitas situações que redundam em verdadeiro prejuízo para o Sporting, mas há que dizê-lo: muitas das vezes os principais responsáveis disso mesmo são os sportinguistas" concluiu."

In Record
Anónimo disse…
Ele está mais preocupado com a minoria do que com a alteração de tudo para o sucesso desportivo. São quem são e quantos são, mas interessa o que querem e todos percebem o que é. SPORTING A CAMPEÃO!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!