O Momento do Sporting
Texto publicado no blogue "A Norte de Alvalade", numa iniciativa de vários textos de editores de blogues referentes ao Sporting, sobre o actual momento Leonino. Segue aqui a minha contribuição e que está obviamente também aqui.
"Muito me honrou o convite do “A Norte de Alvalade” para falar sobre o actual momento do Sporting.
Não é fácil dizer muito, neste momento sobre o Nosso Sporting. A equipa não praticando bom futebol e os adeptos estando distanciados dela, não existe a simbiose necessária para arrancar em momentos complicados de uma época para um caminho que se espera de vitória.
Antes porém, não posso deixar de falar um pouco sobre o momento directivo actual. Ser coerente. José Eduardo Bettencourt venceu as eleições. É o nosso Presidente. Pode-se discordar, mas há que deixar que o seu trabalho seja efectuado até ao final. O período de avaliação não pode ser sumário. O Sporting tem um Presidente que tudo tem feito para se aproximar dos sócios (perdidos) e mesmo não dispondo das “armas” necessárias para criar uma equipa que todos desejaríamos, é vital que vejamos os desvios dos objectivos quando a época terminar. Não deixando porém de darmos a opinião sempre que necessária, mesmo sendo contrária aos actos praticados. Há algum tempo que acho desnecessário estarmos constantemente preocupados com outros clubes. A nossa vida em nada depende dos outros!
Bettencourt conseguiu vencer a primeira batalha. Não a guerra. Mas conseguiu o seu principal objectivo financeiro do momento. Com isto, os sócios que votaram em maioria favoravelmente ao projecto apresentado, estenderam a passadeira verde para Bettencourt poder efectuar ainda de forma mais consistente o seu trabalho. No entanto, convém não esquecer que no final, na tal avaliação, tudo isto terá de ser tido em conta. A paz que o Presidente do Sporting procurou foi conseguida, mas só os bons resultados desportivos poderão ser o ponto de retorno numa situação que para já…é penosa!
Falando sobre a equipa, já há muito que a contesto. As razões mais que explicadas, não só por mim, mas por uma vasta plateia de Sportinguistas que se tem manifestado agastado com a forma como foi construída a equipa para este época. Lacunas defensivas, laterais obsoletos, contratações falhadas, etc, etc. Não adianta e não faz sentido debater ainda mais o assunto. Só concebo um caminho que em tudo depende do que até lá conseguirmos. Se o Sporting mantiver intactos todos os objectivos da época, no mercado de Janeiro faria todo o sentido reforçarmo-nos. Pelo menos, colmatar problemas evidentes e sérios que nos têm impedido de realizar exibições aceitáveis.
Quanto ao treinador, já o tinha manifestado que não deveria ter iniciado a época. Paulo Bento em minha opinião esgotou um ciclo no final da última temporada. Era tempo de quebrar o elo de ligação, mas pelo contrário Bettencourt reforçou-o. Agora, que os resultados negativos estão à vista é mais fácil criticá-lo, como não vejo neste momento uma solução interessante para o Sporting, aceito que Paulo Bento seja escrutinado apenas no final da época. E acrescento que o escrutínio é fácil. Só o título de campeão nacional o poderá salvar, e mesmo assim…
Independentemente de tudo isto, há que continuar a apoiar o Nosso Clube. Pertence-nos a capacidade de mobilização para que o Sporting continue vivo. Não vivemos apenas do futebol e o ecletismo que há muito é cultivado no Sporting deverá ser sempre respeitado. Nesse sentido, fico muito contente que em breve as obras do pavilhão possam começar. Quando acontecer, o projecto Alvalade XXI estará acabado e aí poderemos entrar finalmente no novo século, com 6 anos de atraso, pelo menos, mas ainda muito a tempo de voltarmos a ser “tão grandes como os maiores da Europa!
SL,
Pedro Varela
Comentários
Sinceramente não compreendo Varela ... O SCP e todos os seus problemas para muitos Sportinguistas são personificados no seu Treinador ... fará isto algum sentido ... eu diria que não !!!
Não deixa de fazer algum sentido tendo em conta o papel de protagonista que, para o bem e para o mal, ele desempenha. O mesmo acontecerá em caso de sucesso.
Se é justo ou injusto isso já é outra coisa.
Eu sou a favor da alteração de Paulo Bento no início da época. Justo ou não, é a minha opinião que vem sendo fundamentada, mas que não será aceite por todos.
Bettencourt trouxe "sangue novo" ao Sporting e deveria ter feito o mesmo em relação à equipa técnica ou incluo o Pedro Barbosa.
Não o fez, os resultados para já estão à vista, no entanto, reconheço que não há grande soluções e portanto defendo, nesta altura, a sua continuação. Acho que está bem explícito.
E terça feira prepara-te para ires a Guimarães! ;)
SL
Apesar de concordar com a premissa que o PB não deveria ter iniciado a época, nao posso deixar de discordar com o meu amigos Verela quando escreve ...
"Só o título de campeão nacional o poderá salvar, e mesmo assim…"
Vou me vingar on PES 2010 vou te fustigar com uma abada !!!
Varela a partida não vai ser possível ir a Guimarães eu confirmo-te amanha !!!