O Momento do Sporting

Texto publicado no blogue "A Norte de Alvalade", numa iniciativa de vários textos de editores de blogues referentes ao Sporting, sobre o actual momento Leonino. Segue aqui a minha contribuição e que está obviamente também aqui.


"Muito me honrou o convite do “A Norte de Alvalade” para falar sobre o actual momento do Sporting.

Não é fácil dizer muito, neste momento sobre o Nosso Sporting. A equipa não praticando bom futebol e os adeptos estando distanciados dela, não existe a simbiose necessária para arrancar em momentos complicados de uma época para um caminho que se espera de vitória.

Antes porém, não posso deixar de falar um pouco sobre o momento directivo actual. Ser coerente. José Eduardo Bettencourt venceu as eleições. É o nosso Presidente. Pode-se discordar, mas há que deixar que o seu trabalho seja efectuado até ao final. O período de avaliação não pode ser sumário. O Sporting tem um Presidente que tudo tem feito para se aproximar dos sócios (perdidos) e mesmo não dispondo das “armas” necessárias para criar uma equipa que todos desejaríamos, é vital que vejamos os desvios dos objectivos quando a época terminar. Não deixando porém de darmos a opinião sempre que necessária, mesmo sendo contrária aos actos praticados. Há algum tempo que acho desnecessário estarmos constantemente preocupados com outros clubes. A nossa vida em nada depende dos outros!

Bettencourt conseguiu vencer a primeira batalha. Não a guerra. Mas conseguiu o seu principal objectivo financeiro do momento. Com isto, os sócios que votaram em maioria favoravelmente ao projecto apresentado, estenderam a passadeira verde para Bettencourt poder efectuar ainda de forma mais consistente o seu trabalho. No entanto, convém não esquecer que no final, na tal avaliação, tudo isto terá de ser tido em conta. A paz que o Presidente do Sporting procurou foi conseguida, mas só os bons resultados desportivos poderão ser o ponto de retorno numa situação que para já…é penosa!

Falando sobre a equipa, já há muito que a contesto. As razões mais que explicadas, não só por mim, mas por uma vasta plateia de Sportinguistas que se tem manifestado agastado com a forma como foi construída a equipa para este época. Lacunas defensivas, laterais obsoletos, contratações falhadas, etc, etc. Não adianta e não faz sentido debater ainda mais o assunto. Só concebo um caminho que em tudo depende do que até lá conseguirmos. Se o Sporting mantiver intactos todos os objectivos da época, no mercado de Janeiro faria todo o sentido reforçarmo-nos. Pelo menos, colmatar problemas evidentes e sérios que nos têm impedido de realizar exibições aceitáveis.

Quanto ao treinador, já o tinha manifestado que não deveria ter iniciado a época. Paulo Bento em minha opinião esgotou um ciclo no final da última temporada. Era tempo de quebrar o elo de ligação, mas pelo contrário Bettencourt reforçou-o. Agora, que os resultados negativos estão à vista é mais fácil criticá-lo, como não vejo neste momento uma solução interessante para o Sporting, aceito que Paulo Bento seja escrutinado apenas no final da época. E acrescento que o escrutínio é fácil. Só o título de campeão nacional o poderá salvar, e mesmo assim…

Independentemente de tudo isto, há que continuar a apoiar o Nosso Clube. Pertence-nos a capacidade de mobilização para que o Sporting continue vivo. Não vivemos apenas do futebol e o ecletismo que há muito é cultivado no Sporting deverá ser sempre respeitado. Nesse sentido, fico muito contente que em breve as obras do pavilhão possam começar. Quando acontecer, o projecto Alvalade XXI estará acabado e aí poderemos entrar finalmente no novo século, com 6 anos de atraso, pelo menos, mas ainda muito a tempo de voltarmos a ser “tão grandes como os maiores da Europa!

SL,
Pedro Varela

Comentários

Sérgio disse…
"Só o título de campeão nacional o poderá salvar, e mesmo assim…"

Sinceramente não compreendo Varela ... O SCP e todos os seus problemas para muitos Sportinguistas são personificados no seu Treinador ... fará isto algum sentido ... eu diria que não !!!
Caro Sérgio:

Não deixa de fazer algum sentido tendo em conta o papel de protagonista que, para o bem e para o mal, ele desempenha. O mesmo acontecerá em caso de sucesso.

Se é justo ou injusto isso já é outra coisa.
Bancada de Leão disse…
Sérgio,

Eu sou a favor da alteração de Paulo Bento no início da época. Justo ou não, é a minha opinião que vem sendo fundamentada, mas que não será aceite por todos.

Bettencourt trouxe "sangue novo" ao Sporting e deveria ter feito o mesmo em relação à equipa técnica ou incluo o Pedro Barbosa.

Não o fez, os resultados para já estão à vista, no entanto, reconheço que não há grande soluções e portanto defendo, nesta altura, a sua continuação. Acho que está bem explícito.

E terça feira prepara-te para ires a Guimarães! ;)

SL
Sérgio disse…
Carissimos,

Apesar de concordar com a premissa que o PB não deveria ter iniciado a época, nao posso deixar de discordar com o meu amigos Verela quando escreve ...

"Só o título de campeão nacional o poderá salvar, e mesmo assim…"

Vou me vingar on PES 2010 vou te fustigar com uma abada !!!

Varela a partida não vai ser possível ir a Guimarães eu confirmo-te amanha !!!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!