Ventspils - Sporting :: antevisão

O que vale o Ventspils? Sinceramente é um desconhecimento quase total desta equipa da Letónia. Não conhecia a sua história desportiva, nem o facto de ser tri-campeão do seu país me permite conhecer em profundidade quem realmente são estes "rapazes". E quando digo isto, não é com o sentido de desprezo nem de facilidade que espero para os próximos 2 jogos da Liga Europa.

Aliás, depois de ver os 2 dias da Liga dos Campeões, percebe-se que cada vez mais os ditos "pequenos" causam mais trabalho do que por vezes se pode esperar, veja-se os casos do Debreceni, Unirea Urziceni, Rubin Kazan ou até do Apoel de Nicosia.

O Ventspils foi a equipa Letã que mais longe chegou na Liga dos Campeões, ficou à porta da fase de grupos ao ser eliminado pelo FC Zurich. Com essa derrota, entrou para a Liga Europa onde em sorte foi ter ao grupo do Sporting. Os dois jogos que já efectuou resultaram em 2 empates, com o Hertha (1-1 fora) e com o Heerenveen (0-0 casa), e para já lhe garamte o 2º lugar num grupo liderado pelo Sporting.

Mas é evidente que apesar do respeito que o Sporting deve ter com todos os seus adversários, amanhã na Letónia tem de forçosamente jogar para ganhar. Primeiro porque é melhor equipa, segundo porque a vitória amanhã garante o apuramento para a fase seguinte.

O melhor resultado em competições europeias que o Ventspils até ao momento conseguiu, terá sido um empate sem golos em casa do Newcastle na extinta Taça UEFA, época de 2006/2007, de nada lhe valendo pois foi derrotado em casa pelos ingleses sendo eliminado da competição.

Não conhecendo com pormenor suficiente esta equipa para avançar nomes que sobressaiam nesta equipa da Letónia, há alguns factos curiosos que podemos assinalar:

- Sporting e Ventspils nunca se defrontaram;

- O Ventspils não vence há 5 jogos nas competições europeias;

- Nos últimos 6 confrontos europeus em sua casa, apenas perdeu 1, derrota por 3-0 com FC Zurich para a Liga dos Campeões;

Já agora em relação ao Sporting, fica este dado muito curioso e pouco falado;

- A vitória em casa, por 1-0, sobre o Hertha BSC Berlin, na jornada anterior da Liga Europa, permitiu ao Sporting igualar o seu recorde de seis jogos consecutivos sem derrotas nas provas europeias.

(texto publicado no "Finta e Remata")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!