Atitude conseguida, faltou a vitória!

A nação vermelha acordou com azia. Custou-lhes ver que afinal aquela equipa é vulgar. Aliás, não o vêem porque atiram sempre o ónus do problema para o lado contrário. É o Carvalhal que jogou como já o tinha feito na Luz, é o relvado, é o vento que sopra de leste, é um sem número de coisas que lhes tolda o pensamento. Pensavam que venceriam por 5, nem 1 marcaram. São campeões, mas o campeonato ainda vai em Dezembro.

O Sporting não luta pelo título este ano. É um facto há muito consumado. Já o afirmei por diversas vezes. Não acredito na conquista do título. Não por causa deste Benfica, nem coisa que o valha, mas porque são 3 as equipas que estão bem distantes de nós.

O Sporting que ontem entrou em campo, mesmo com a falta de qualidade evidente, e que Carvalhal não pode evitar, teve atitude. Aquela que não vinha acontecendo desde o início do campeonato. Aquela que se tem acontecido desde a primeira jornada não estávamos na posição desconfortável que estamos neste momento no campeonato. Embora, não sei se estaríamos em condições de lutar pelo título.

O Sporting entrou muito bem no jogo. Encostando o Benfica à sua baliza. Mas há um facto que parece ser cada vez mais relevante. A baixa forma de Liedson. Apesar de continuar lutador, irrequieto, nota-se que não há frescura física. Foram vários os lances que noutros anos, o "Levezinho" não teria dificuldades em marcar e arrumar com a partida. Lembre-mo-nos que o Benfica é a sua principal vítima.

Mas os problemas estão também nas alas. Caneira e Pedro Silva não têm velocidade para jogadores perfeitamente normais. E quando algum dos adversários exibe um "pique" mais acentuado, Ramires por exemplo, então a dificuldade em defender aumenta para níveis preocupantes.

E se este Sporting tivesse mais qualidade, aquele início de jogo teria sido suficiente para sair de Alvalade com a vitória.

Mas houve boas exibições. Patrício esteve à altura do derby. Sou muito crítico em relação ao nosso guarda redes, nas ontem esteve seguro. Miguel Veloso, numa exibição de enorme qualidade (de Pipi Maria vale 40, o nosso uns 50 no mínimo). Teve a melhor oportunidade do jogo nos pés, num remate brutal defendido de forma exemplar por Quim. Matías Fernandez, é um jogador inteligente, e não são muitos os que temos, sabe onde e como colocar a bola.

O Sporting não venceu. Devia, mas não conseguiu. Fez mais que o adversário para conseguir a vitória. Manteve uma distância de 11 pontos para o líder à condição, não foi capaz de dar a sapatada necessária para recolocar-se numa possível luta pelo título. O importante é que a atitude se mantenha, as vitórias surgirão com naturalidade. Na próxima quinta regressa a Liga Europa e a vitória assegura o primeiro lugar do grupo. A mesma atitude precisa-se!

Comentários

Rui disse…
Não me parece que a questão seja a de o Benfica ser uma equipa vulgar. Pura e simplesmente, os últimos jogos provaram não só começar com demasiada sede ao pote tem efeitos contrapudocentes a médio/longo prazo, como também que um adversário que saiba jogar com inteligência e frieza sabe expôr as fragilidades daquela equipa. Ou como já disse noutra ocasião, o Benfica, jogadno rápido, joga previsível.

Quanto ao nosso Sporting, é como disseste. A qualidade não é muita e perderam-se quatro meses. Mas lá está: a atitude esteve lá. Só espero é que este e o jogo contra os Pescadores não tenham sido tesão de mijo momentâneo devido à "moral" que as "chicotadas psicológicas" costumam trazer e sim o início de uma caminhada mais tranquila até ao fim da época, que não rumo ao título - esse já eu me mentalizei que, infelizmente, volta a não morar em nossa casa.
Anónimo disse…
Não podia haver um comentário mais faccioso.
Primeiro, lá por alguns benfiquistas dizerem que iam golear, não quer dizer que todos achem isso. Também ouvi lagartos dizerem que iam dar 3.
Depois, foi um jogo equilibrado em que o Benfica até teve mais oportunidades. O SCP teve a do Liedson, a do Polga e o remate do Veloso. O SLB teve a do Cardozo, duas do Ramires, a do Di Maria e a do Ruben Amorim.

Quem ler a tua crónica pensa que o SCP jogou muito melhor, quando isso não aconteceu.

Abraço e agasalhem-se bem no Inverno, que por aí tão -11.
Bancada de Leão disse…
Anónimo,

dou-te razão que não é uma parte que fazem o todo, mas uma grande parte pensou que ia passear a Alvalade.

Quanto ao facto de eu achar que o SCP deveria ter ganho pode não estar totalmente relacionado com "ter jogado melhor". As espaços jogou, a primeira meia hora com outro Sporting e tínhamos arrumado com o assunto.
Anónimo disse…
Ok, mas bastava o SLB ter tido um pouco de pontaria, e tinha marcado pelo menos um golo.

Porque em termos de oportunidades efectivas, o SLB teve mais.

Na minha opinião, o SCP não jogou assim tão bem, mas como andavam a jogar tão mal, têm mais razões paa ficarem satisfeitos e esperançados num futuro melhor.
Sportinguista disse…
Pensava que este blog se chamava Bancada de Leão !!!
Será que os benfiquistas não têm um forum do clube deles para expressarem as suas opiniões ?
E já que democraticamente lhes é permitido escrever as suas opiniões aqui, num espaço de opinião do Sporting e para Sportinguistas, deviam ter a educação de não nos chamar lagartos e terem tiradas humoristicas de mau gosto como um "Sr." anónimo escreveu ontem às 16:53 horas. Há que ter respeito pelas opiniões dos outros mesmo que não concordemos com elas e não tendo as mesmas ofendido ninguém. Saudações Leoninas
SCP4ever
João disse…
Concordo com o anónimo! E também digo que estava à espera duma vitória do Benfica. Vitória folgada o que não implicaria um jogo totalmente folgado mas dadas as circunstâncias e começando o sporting, hipoteticamente, a perder, a necessidade de procurar virar o jogo traria espaço ao Benfica.

O Sporting jogou melhor do que tem jogado, mas não diria que é obra do treinador. Lembro, por exemplo, que o Sporting perdeu injustamente com o Porto já esta época, ainda com o Paulo Bento. E fez talvez melhor jogo do que contra o Benfica. O Sporting fez também boas exibições com a Fiorentina.

Agora vamos lá ver, ao Sporting falta muita coisa, mas tem alguns bons jogadores. E evidentemente que a jogar em casa, com 2 trincos e um único ponta-de-lança consegue ser mais consistente defensivamente e fechar bem o meio campo ofensivo do Benfica. O guimarães também!

Acho que o resultado acabou por ser justo, mas concordo com o anónimo que fez bem lembrar que houve mais oportunidades para o Benfica do que para o Sporting. E momento do jogo, apesar de ter sido do Sporting, foi um daqueles remates que saiem por acaso. Grande remate e grande defesa!

Ao Sportinguista só gostava de lhe dizer que tanto quanto sei, o responsável do blog nunca proibio a entrada de adeptos de outros clubes. No dia que o fizer, está descansado que cumprirei o seu desejo. Até lá, voltarei. Concordo, no entanto, com a linguagem imprópria e algumas boçalidades de várias pessoas, mas não as limites aos outros. Porque há muitos adeptos do Sporting tão maus ou piores que os outros! E não te ofendas por te chamarem "lagarto". Não me parece motivo para isso. Sou lampião, com orgulho! ;)
jmbb disse…
A repartição de pontos é justa.
Porque as duas equipas tiveram medo de perder, pelo menos os seus técnicos.
Caitarde disse…
O "Mestre" levou mais uma banhoca táctica, tal como em Braga. Não me venham com tretas de derbies e tal, o Benfica é melhor e tem melhores jogadores que o Sporting, é líder, tem que jogar para ganhar. O que se viu foi uma equipa medrosa, o que ficou bem patente quando o Ramirez saiu da linha para o meio.
Quanto ao Sporting, a atitude foi boa, mas que raio, também foi no Dragão. Vamos a ver se há continuidade.
Gostei do 4-2-3-1, temos jogadores para isso (por exemplo o Postiga e o Yannick renderão mais como "extremos" do que como pontas de lança); e especialmente do Vuk mais avançado e pela direita.

Pontos negativos:

- Laterais (pereirinha a DL?, visto que como médio não dá... ou então rodem-no 1 ano num clube da Liga, penso que esse ano de transição fez-lhe falta) muito fraquinhos...

- Primeiro passe na transição saiu muitas vezes mal... então o Polga...

- Os jogadores ainda muito afastados do Liedson. Quiçá com mais treinos isto repara-se...

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!