O Sporting

Há algum tempo que escrevo sobre futebol e já aprendi que escrever sobre determinados acontecimentos, a quente, nunca é bom sinal. Acabamos por dizer coisas que na realidade não são racionais. O incidente mais recente no Sporting só poderia ter acontecido a nós. É que nem o facto de estarmos numa época atípica, desastrosa a determinados níveis, pode servir como desculpa.

Começo por falar de Sá Pinto. É daqueles jogadores que ficou imortalizado para mim como elemento do Sporting. Simplesmente adoro-o. A garra, a determinação em campo com a nossa camisola era absolutamente incrível. Comparo-o ao que acontecia quando via Iordanov a jogar. Sá Pinto, só por ser titular na nossa equipa era um extra para quando via os jogos do Sporting. Quando se transferiu para Alvalade, vindo de um clube que eu já tinha simpatia (Salgueiros), foi um momento importante para seguir atentamente o que iria fazer. Raramente defraudou as expectativas. Mas tinha um problema, a sua estabilidade emocional.

O episódio de 26 de Abril de 1997 quando colocou na ordem o Seleccionador Nacional, mostrou o quanto é frágil um jogador como Sá Pinto, contrariando tudo aquilo que é dentro de campo. Sá Pinto foi penalizado, saiu de Portugal e mais tarde viria a retornar ao Sporting. Para 6 anos de Leão ao peito. E mais uma vez, em campo, não defraudou as expectativas.

Mas durante a sua segunda estadia no Sporting foram vários os episódios de um temperamento que poderia ser problemático em qualquer que fosse a sua actividade futura. Claro que eu como Adepto, e de certa forma irracional no juízo de certos acontecimentos, se calhar nunca quis ver isso. E como tal, quando ele foi apontado ao clube fiquei contente. Basta ver textos que escrevi tanto no Pontapé na Lógica ou mesmo aqui no Bancada de Leão, que não me escondo no desejo que sempre tive de voltar a vê-lo na estrutura Leonina.

E foi um erro!

Falemos de Liedson. Os adjectivos para qualificar o Nosso "Levezinho" ultrapassam em muito a minha capacidade de avaliação sobre as suas qualificações. A história do Sporting será para sempre recordada com este jogador. Os 5 violinos, o Damas, o João Rocha, o Hilário, o Acosta, o António Oliveira, o Beto, o Carlos Xavier, o José Szabo, o Mascarehas, o....tantos outros, o Liedson.

Liedson é um incansável jogador como foi Sá Pinto. Um jogador que também teve os seus episódios lamentáveis no nosso clube, claro que quase sempre esquecidos porque é um dos grandes elementos da história mais recente do Sporting. Mas também, emocionalmente revela alguns problemas, e diga-se em abono da verdade nunca foi colocado na ordem, e provavelmente é por isso que os repete. Consecutivamente. E nós, Adeptos, nunca saberemos o que passou nos balneários. Ou, o que se passara nos últimos anos nos balneários, e que levou a que Sá Pinto e Liedson, símbolos do Nosso Sporting, tanto rivalizassem entre eles, mostrando algum ódio. Neste episódio concreto se tivessemos um capitão a sério, talvez, digo talvez, tudo isto pudesse ter sido evitado. Há vacas sagradas no clube que ainda não se percebeu bem o seu peso no balneário!

Os Adeptos não sabem, mas os jornais minutos depois que qualquer incidente no balneário estão a par e rapidamente obtém a informação mais real e perfeita da situação.

À posteriori é fácil falar do assunto, não esqueço porém amigos, de clubes rivais, que já me alertavam para o que poderia acontecer com Sá Pinto naquela posição. Eu nunca acreditei porque estava toldado no pensamento pelo que idolatrava o jogador. Foi uma posição errada da Direcção ter colocado Sá Pinto naquele lugar, foi um erro estratégico, mas que no fundo poderá ter sempre uma explicação lógica quando pensamos que afinal ele é amigo de Salema Garção. E vejam agora onde está Salema Garção, a força junto das claques, o emocional a liderar uma equipa!

Mas não adianta voltar a calcar o assunto. A demissão foi aceite e bem aceite. Termine-se o assunto Sá Pinto, agradeço-lhe por tudo o que fez pelo Sporting. Desejo-lhe as maiores felicidades, mas o Sporting tem de continuar sem ele!

Em relação a Liedson não me contenho com a pena aplicada. Acho sinceramente que uma multa monetária nunca poderá ser um bom castigo. Até porque noutras alturas foi utilizado o mesmo tratamento e ele voltou a repetir as acções. Liedson deveria ser castigado severamente e não termos receio que apesar de ser o melhor elemento do plantel, que o Clube é Liedson. Não aceito que se pense que o Sporting é Liedson. É redutor para a grandeza do clube, o Sporting está acima de qualquer elemento personalizado, seja ele jogador, treinador ou dirigente. Se tivesse que cumprir um castigo, se o Sporting tivesse de jogar sem ele nos próximos desafios, se assim fosse conveniente, então a decisão acertada deveria ter sido essa. Não vou na conversa que estávamos a prejudicar o clube e a fortalecer os adversários!

Mas o problema Sá Pinto/Liedson vai muito para além de quezílias entre jogadores. Há naturalmente, no Sporting actual, um problema de Liderança!

O Sporting sabe que os títulos são o objectivo porque anseia qualquer adepto, mas que não aparecem por obra do acaso. A Direcção do Sporting evidencia falta de Liderança e com isso falta de plano estratégico a médio/longo prazo.

No curto prazo sabemos que actuam com facilidade. Obviamente. É simples, não precisa de grande estratégia, a orientação é conseguida no momento. Saiu Sá Pinto coloca-se Salema Garção. Mas alguém sabe como aparece este senhor no Sporting? Se falta Liderança, também falta competência, e essa não se compra. Percebe-se quando alguém a tem. Salema já em tempos mostrou um péssimo trabalho no jornal do Sporting, depois colocaram-no como Team Manager (típico do futebol Inglês) num clube que não tem essa função e quem nem plano para a criação dela é visível. A que soa isto tudo? Simplesmente a pagamento de um favor? Será que estamos nisto? No outro dia em discussão com um amigo Leão dizia-lhe que Salema parecia uma espécie de cobra, mexe-se em todo o tipo de terrenos para conseguir o que for, e com o veneno elimina os indesejáveis. No Sporting, como já o tinha sido noutra áreas profissionais.

Se o Sporting não tem Liderança assumida, se não coloca as pessoas com competências nos lugares correctos, como raio poderemos quer conseguir títulos? Com compras de jogadores e esperar que os jogos nos corram de feição? Ou será que vamos enveredar pelo caminho de PdC e comprar árbitros para ganhar os jogos? Sinceramente não me parece viável nada disso.

O Sporting não pode ter assembleias gerais de importância numa sala minúscula onde se convidam os barões do clube, os amigos da Direcção, aqueles que apenas se interessam pelo dinheiro que podem conseguir naquele favor que se faz ao Sporting. Estou farto de projectos de futebol moderno onde apenas se visa o lucro. Acredito em empresas com condições financeiras favoráveis, mas não quero abutres, mesmo daqueles com 40 anos de sócio do clube, onde apenas o seu interesse é VMOC's.

Quero que um dia o meu Presidente venha discursar a um núcleo para lá de Lisboa a mais de 200 km, e a sala esteja cheia e se sinta que o Sporting está unido. Quero acreditar que tudo isso é possível. Mas sei, e não estou a dramatizar como muitos estarão a pensar, que neste momento, com esta forma de Liderar o clube não é possível.

Farei tudo o que está ao meu alcance para ajudar. Não quero destruir o Sporting, quero pensar o Sporting e construir um caminho de futuro. Não confundo o amor que tenho pelo clube, e por isso amanhã estarei na Trofa num domingo à noite, com a seriedade de se conduzir o clube pelas vias certas para o sucesso. Pelo Sporting faço tudo isso, mas não vejo actualmente na Direcção do Sporting quem deseje fazer isso. Se os Sportinguistas não se unirem em torno desse objectivo comum, dificilmente tiramos o Sporting do lamaçal em que estamos metidos!

Comentários

Nuno disse…
bom texto, parabéns.

só era escusada a referência ao pdc :P

abraço
Anónimo disse…
Segundo os jornais, o Liedson criticou os adeptos ao colega de equipa que estava ao lado dele sobre os assobios ao Patrício. Com razão. Parece que a culpa foi do relvado, os mesmos adeptos uma semana antes tinham aplaudido o Micael, e não se deve assobiar assim um jogador só por uma infelicidade. O que eu não percebo é por que razão o Sá Pinto mandou calar o Liedson. Já não se pode falar e dizer o que se acha? Ainda por cima foi só para um colega. Tem que se concordar sempre com os adeptos?
Sá Pinto, esquece.
Juca disse…
O Sá Pinto diz que vai dar uma entrevista... Quando da agressão ao Artur Jorge e de toda essa confusão quem foi o mais prejudicado, e sem culpa nenhuma? O clube que o Sá Pinto diz que ama: o SPORTING! Quando as negociações do regresso da Real Sociedad emperraram e o fcp se intrometeu, o Sá Pinto afirmou na altura, que não havia problema em não chegar a acordo com o SPORTING, porque o seu sonho era jogar no F.C.Porto. Já se esqueceram não é? Quem se chegou à frente? O SPORTING que tanto ama! Neste imbróglio todo que se armou agora, quem está a ser o mais e injustamente prejudicado? O SPORTING do coração dele! Acho que nestas circunstâncias a entrevista devia basear-se num ENORME pedido de desculpas ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!