Agora a TVI afirma que Costinha mente!

A nota da Direcção de Informação da TVI escrita há minutos:

"1. A notícia da TVI sobre a conversa de balneário, publicada na sexta-feira, é verdadeira. Foi obtida depois de contactadas diferentes fontes.

2. Obviamente, a TVI não divulga as fontes das suas notícias. Como Costinha, de resto, bem sabe. E outros dirigentes do Sporting também sabem.

3. Porém, face à forma e ao conteúdo das declarações do director de futebol leonino, cumpre dar algumas informações.

4. A jornalista da TVI enviou um pedido de comentário a Costinha, via sms, às 13:50.

5. Em resposta, a assessora do Sporting, Rita Matos, telefonou à jornalista da TVI informando que nada mais havia a dizer.

6. Quando foi informada de que o pedido de comentário se referia à conversa de balneário da manhã e não às declarações da véspera, a jornalista recebeu um telefonema de Costinha.

7. Essa ligação, com origem no dirigente do Sporting, foi feita às 14:07. A conversa demorou 23 minutos e 27 segundos.

8. A TVI não revela as conversas dos seus jornalistas com as fontes. Mas é obrigada a esclarecer que Costinha mentiu ao dizer que tinha sido afirmado pela jornalista de que a informação sobre o diálogo no balneário era proveniente de um jogador do Sporting. Tal declaração, por ser falsa, assume uma gravidade extrema.

9. Durante os 23 minutos da conversa, nunca o director de futebol do Sporting desmentiu o teor da conversa mantida com o plantel, no balneário.

10. Só depois de terminada a conversa com Costinha a notícia foi avançada. Às 16 horas, no TVI24. A Direcção de Informação da TVI lamenta o conteúdo e a forma da declaração de Costinha, director de futebol do Sorting.

A Direcção de Informação da TVI"

Comentários

Pedro: a seguir o Sol faz uma 1ªpágina.
Abraço.
Bancada de Leão disse…
Apesar de detestar a tvi e o sol, dispenso bem este tipo de episódios, mas o Sporting anda sempre metido nestas coisas.
Anónimo disse…
Pedro,

Quando li o comunicado que expoes no post, a minha primeira reacçao foi tentar ler a notícia da TVI sobre o caso, a tal em que dizia que o Costinha tinha comunicado ao plantel que ele nao voltava a jogar.

Comparemos, portanto, a frase no comunicado da TVI:

"Costinha mentiu ao dizer que tinha sido afirmado pela jornalista de que a informação sobre o diálogo no balneário era proveniente de um jogador do Sporting. Tal declaração, por ser falsa, assume uma gravidade extrema."

com um excerto do texto da notícia, disponível no site da estaçao televisiva:

"A notícia já tinha sido adiantada esta tarde pela TVI (veja aqui link externo) e foi, agora, também confirmada pela Agência Lusa com base em declarações de um jogador leonino cuja identidade não é revelada."

Seguindo ainda o link externo, para o Maisfutebol, o texto da notícia diz "segundo a TVI apurou", coisa que é confirmada por uma notícia da Lusa com base numa conversa com um jogador.

A referência ao jogador do Sporting como fonte figura no site da TVI e nao é desmentido pela estaçao.

Que a jornalista nao tinha dito expressamente que a fonte era um jogador do Sporting e o Costinha ter dito que era, é este o problema?

Sinceramente, o facto é que há um bufo no balneário e uma estaçao de televisao a querer prolongar uma novela para proveito próprio e prejuízo do clube.

Por mim, o Costinha podia deixar de atender as chamadas desta gente e continuar a trabalhar. E de passagem que os sportinguistas ignorem este circo.

SL,
tiago
Bancada de Leão disse…
Tiago,

quando vi que era a TVI que estava metida nisto fiquei mais calmo porque esse canal merece-me pouca consideração, uma espécie de record das televisões.

No entanto, coloquei a nota da direcção porque é um dado novo a este caso.

SL
Anónimo disse…
Sim, nao me interpretes mal: acho que fizeste bem em meter aqui o comunicado. Para mim foi altamente útil, porque li-o aqui antes de lê-lo noutro lado, coisa que para mim é preferível :-)

E é um dado novo, claro. Quando defendia que os sportinguistas deviam ignorar isto era no sentido de minimizá-lo como argumento a favor ou contra da actuaçao do clube neste caso.

SL,
tiago
Unknown disse…
Só uma nota de correcção.

Quanto muito o Costinha pode deixar de fazer telefonemas a jornalistas da TVI e não deixar de atender chamadas. Atentem ao ponto nº 6: Quando foi informada de que o pedido de comentário se referia à conversa de balneário da manhã e não às declarações da véspera, a jornalista recebeu um telefonema de Costinha.

Outra nota, talvez de menor importância, o Costinha, segundo a jornalista da TVI, nunca desmentiu ter proferido tal afirmação.

Quanto à crítica, não vejo a contradição.

A TVI não diz que não foi um jogador. Simplesmente, não diz quem foi, se jogador, roupeiro ou dirigente. A Lusa, pelos vistos, já não tem esse problema. A identificação do "bufo" como jogador é feita pela Lusa.

Alexandre
Virgílio disse…
O que eu acho deveras incrível é que ainda hajam sportinguistas a defender uma televisão de bosta, que comprovada e reiteradamente produz (eufemismo para INVENTA) informação 'fabricada' segundo as suas conveniências, em detrimento do clube de que dizem ser adeptos.

Agora Costinha é mentiroso.

Os gajos sérios são os jornalistas, uma tv pornográfica e os 'agentes de futebol', este ultimo caso representado por um tipo que já maltratou o clube um numero incontável de vezes...

Enfim...
Bancada de Leão disse…
Oh Virgílio,

queres especificar quem são os Sportinguistas que defendem a TVI?

E já agora, eu não disse "Agora Costinha é mentiroso"...cuidado com as palavras.

Enfim...
Virgílio disse…
Oh Pedro Varela:

Calmex.

Não me referia ao teu post, antes a comentários desta caixa.

Percebo a tua reação já que não quis especificar nenhum alvo no minha anterior opinião.


Qt ao post (é verdade que ás vezes lemos coisas e esquecemo-nos do essencial: comentar o post propriamente dito) é uma nota de informação da TVI e percebi a tua intenção de adicionar dados novos à discussão.

Gde Abraço.
Bancada de Leão disse…
Estou calmo, o nosso Sporting é que não!

Os comentários do post são um discussão normal de adeptos com opiniões que não podem nem são iguais,

abraço e SL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!