Quando Sporting e Vitória se encontram!

Encontro nas condições actuais semelhanças entre o Sporting e o Vitória de Guimarães. Ambos têm um Presidente eleito democraticamente, no caso Leonino com mais de 90%, no caso Vitoriano com mais de 60%, que lhes permite dirigir o clube a seu bel-prazer.

No plano desportivo olham para os seus rivais e o que acontece? Cabisbaixos pressentem o que vai acontecer. Sentem a euforia correcta e na medida certa dos seus rivais porque a época corre-lhes de feição.

Vejamos o caso do Sporting que vê o Benfica a mais de 20 pontos. Sabe que em maio, o Marquês vai encher-se de lampiões a festejar a conquista de mais um título. Vê o velho rival a jogar bem, a merecer dentro de campo a liderança, na Europa aproxima-se mais uma noite de grandes emoções, já conquistaram 1 título (o primeiro legitimamente), confiantes no futuro.

O Vitória vê o Braga lutar pelo título. Quanto não dariam os Vitorianos por uma época como esta? Quantos estádios por esse país foram não enchiam à conta das gentes de Guimarães? E o D. Afonso Henriques como seria? 30.000 todos os jogos e sem borlas. Mas a realidade, aquilo que provavelmente irá acontecer é que em Maio, o Braga, o velho rival possa assegurar um lugar na Liga dos Campeões. Aquele que foi roubado ao Vitória em tempos pelo Basileia.

Agora pensando em conjunto, Sporting e Vitória, a tal semelhança, é que podem e devem auspiciar por muito mais. Ambos têm capacidades para atingir patamares perdidos. O Sporting têm de trilhar um novo caminho de sucesso que tarda a ser adiado dia após dia, e não acreditem que é por causa dos Project Finance. No Sporting o problema principal é de competência.

No Vitória há a possibilidade e nunca esteve tão próxima, de recuperar uma posição que lhes assenta como uma luva. O 4º grande de Portugal. Não o tem acontecido, por falta de união directiva (na minha modesta opinião), por dificuldades em conciliar um plano estratégico consolidado de ataque a esse objectivo.

Se plano desportivo actual, e tendo em conta a falta de motivação Leonina, ainda pensarão os Vitorianos no 4º lugar, não há dúvidas que até ao final da época ambos os clubes deverão dirigir a motivação para o que verdadeiramente pretendem para o futuro próximo. Nesse particular o Vitória tem alguma vantagem, principalmente porque já encontrou um treinador que lhes garante algum sucesso. Já o Sporting vai voltar em breve ao mercado, dos treinadores, e todo o plano de consolidação de uma equipa voltará à estaca zero.

Bettencourt continua a ser o meu Presidente. Foi eleito democraticamente e com uma maioria muito favorável. Posso ser crítico em relação ao seu trabalho e serei sempre atento ao que ele faz. Está na altura de preparar a nova época com uma moldura desportiva (quase) totalmente nova. O tempo é agora. Chegou o momento, até porque os jogos que nos restam apenas servem para assegurar o 4º lugar. O tal objectivo miserável de Bettencourt!

Comentários

Anónimo disse…
Não há palavras muitos parabéns um grande abraço vitoriano

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!