As palavras de JEB!


Não percebo estes timings (para dizer asneiras) de Bettencourt para falar. Especialmente quando o que diz não faz sentido. A ocasião era de festa. Quando se entregam emblemas de 25 anos a Adeptos do nosso Clube, não tenho dúvidas que a emoção é contagiante.

"Os sócios do Sporting são a única forma de nos afirmarmos na sociedade. Esta é a prova da nossa militância inquestionável. Por mais que nos tentem desvirtuar e caluniar, mesmo em anos muito difíceis, vieram todos dar a vossa força."

O discurso até que começou da melhor forma. Evidenciando o papel do associado, mostrando a força que este pode ter na vida do clube. Um alicerce vital na reconstrução de um novo Sporting. Aliás, já o disse por diversas ocasiões que neste particular, Bettencourt está a milhas do seu antecessor que tão mal tratava os associados/adeptos Leoninos. A militância Sportinguista necessita de ser reconquistada. Anda afastada de norte a sul do país. Nota-se nas assistências dos jogos fora, nem mesmo nos anos de seca de títulos os estádios portugueses apresentavam tão fraca moldura de Sportinguistas. Em Alvalade resume-se praticamente ao mesmo. O Sporting precisa de crescer recomeçando internamente esse ressurgimento.

O problema do discurso de Bettencourt é falar (quase) sempre no Benfica. Sinceramente eu quero lá saber dos lampiões para alguma coisa. Mas se estamos a falar da história do nosso clube, do seu crescimento, da revitalização do clube, porque carga de água é necessário voltar a falar do eterno rival quando a ocasião era a entrega de emblemas de 25 anos de sócio do Sporting a 1.039 Sportinguistas ?!?!?

Mas Bettencourt não se limitou a falar do eterno rival quando o momento não era nada oportuno. As palavras que em meu entender não fazem sentido são as que ele se refere às mulheres sportinguistas e o "papel decisivo na orientação da vida das crianças (...) quando alguma sportinguista tiver a infelicidade de casar com um benfiquista, tem o dever de fazer com que o filho continue a ser sportinguista."

Acho grosseiro a forma como Bettencourt fala do papel da mulher Sportinguista. Não vou mais longe porque não tive oportunidade de ver em vídeo esse momento, para perceber como foi dito este pedaço de prosa. O Sporting deve crescer e preocupar-se consigo. O nosso caminho deve ser trilhado sem ter que estarmos a pensar constantemente nos outros. Bettecourt falou de benfiquistas e porque não se referiu a portistas? Com esses já podemos casar? Com maridos portistas, daquele clube cujo o presidente o gozou de tal forma que nem uma reacção oficial teve direito? Quer dizer com isto que vamos manter subserviência ao clube do norte?

O Sporting bateu no fundo. A época é desastrosa, temo mesmo que Bettencourt irá ausentar-se do país assim que o Benfica for campeão. Não vai aguentar, como não aguentou quando perdemos consecutivamente e fomos humilhados no Dragão para a Taça de Portugal. Mas não é com este tipo de discursos de vamos alterar o rumo da Nau Leonina. Eu não sou mais ou menos Sportinguista se tiver que falar diariamente no Benfica. Eu do Sporting e não quero saber como é gerido o Benfica, para isso há lá gente que se preocupa com isso. Eu sou do Sporting, quero continuar a ser do Sporting porque sempre me identifiquei com a história do meu clube. Óbvio que tive influência de um familiar, o meu avô. Que eu adoro e agradeço. Mas sou filho de benfiquistas (que praticamente não ligam à bola) e que adoro também.

No fim do discurso, Bettencourt termina com um "trabalho de sapa nas famílias é fundamental". Compreendo esta parte, o meu filho é sócio desde que nasceu, mas no Sporting o trabalho profissional é fundamental. E até ao momento não está a ser fácil! É com isso que Bettencourt se deve preocupar, esquecendo os outros. Falar nos outros, principalmente quando eles ganham é perder tempo. Tempo esse valioso para trabalharmos sobre o que é essencial!

Comentários

Pulha Garcia disse…
Bem escrito e bem analisado.

Saudações desportivas de um Benfiquista
Nuno disse…
se for homem sportinguista e mulher benfiquista o puto já pode ser do benfica? um pedante de merda a fazer discursos populistas só pode dar mau resultado, ao nível do paulo portas quando aparecia de boina nas feiras a defender a lavoira.
Sérgio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse…
Enfim tudo serve para criticar ... tudo o que homem diz é sempre alvo de análise na procura de algo que se lhe possa ser apontado para se puder debitar criticas e muitas vezes injúrias !!!

O discurso não foi só SLB pelo pouco li não foi assim mas pronto o que no fim do dia são as tiradas do SLB.

Qual o problema do que homem disse !??? a subjectividade e a maldade por vezes está em que houve e não em quem fala.

Qual a importância deste bitaite jocoso que ele mandou .... qual a relevância para o futuro do SCP para além de uma tirada de ocasião .... quantas vezes nós já não dissemos coisas parecidas !?!??!

Se o homem está na Tribuna com o Orelhas é isto é aquilo .... se manda piadas relativas ao Benfica é populista é um Paulo Portas .... bla bla bla.

Varela acho que já tiveste posts bem melhores a criticar o JEB em que até eu te daria razão mas este na minha opinião é descabido mas enfim essa é a minha opinião.

Abraço
Anónimo disse…
Qualquer coisa (com jogadores, dirigentes e imprensa à cabeça) serve para fazer do Sporting o bombo da festa.

Nao acho estas declaraçoes piores do que as dos túneis do Pinto da Costa ou as do Vieira a dizer que "o Benfica é Portugal" mas curiosamente sao mais faladas e criticadas que essas, pela mesma imprensa que nao se coíbe em prejudicar o clube cada dia que passa.

Sinceramente, o JEB tem muitos problemas e meteu muitas argoladas (uma delas, e vai-me chatear bastante se fôr verdade, é estar a sondar/negociar com o treinador dum adversário directo na tabela - espero que seja mentira...) mas bater-lhe por isto nao lhe vejo o sentido.

saudaçoes leoninas,
tiago

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!