Benfica 2-0 Sporting :: 26ªj. Liga Portuguesa


Quando hoje liguei a rádio e ouvi a equipa que ia ser titular no jogo de hoje, pensei que Carvalhal estava a ser inteligente. O 4x2x3x1 que apresentou na Luz, a preencher o meio campo para que a criatividade do Benfica não funcionasse, poderia mesmo resultar.

O Sporting foi superior ao Benfica na primeira parte. Um ligeiro ascendente, pressão forte sobre os homens à saída da área do Benfica, boas recuperações de bola, no entanto com uma lacuna muito forte no quinteto do meio campo, Yannick. Foi uma nulidade que se aguentou 90 minutos.

Carvalhal mostrou porque nunca poderia ser treinador do Sporting. Visão muito curta. Jesus mexeu na estratégia da equipa, motivou certamente os seus jogadores e nesse particular teria o trabalho mais facilitado que o nosso treinador, e o Benfica entrou transfigurado para a segunda parte.

Haverá algum Sportinguista (ou adepto de futebol) que aos 60 minutos não tivesse percebido que o Sporting não existia em campo? Que era necessário abanar a equipa, adaptar ao jogo do Benfica, que nem foi nada de especial marcou praticamente nas oportunidades que teve, alterar o figurino táctico? Carvalhal não percebeu. Claro que podemos sempre pensar "sem ovos não há omoletes", mas o treinador Leonino alterava 2 pontos da estrutura. Retirava Abel para colocar João Pereira no flanco mais solto e adaptado à posição e lançar Saleiro na frente, retirava do jogo Yannick.

Mas estas alterações faziam-se quando ainda estava 0-0, com 60 minutos, quando notoriamente se percebia que o golo do Benfica estava para acontecer. Até lesionado Cardozo marcou!

Quem ganhou o jogo foi Jorge Jesus.

Claro que no final Moutinho falou da arbitragem. Já por diversas vezes critiquei algumas declarações de Moutinho nos finais dos jogos. De forma inteligente o que o capitão do Sporting deveria ter dito era muito simples. Luisão fez, por mais que 1 vez, falta para ser expulso. E isso poderia fazer toda a diferença na partida. Era sintético e objectivo. Fazia chegar a mensagem.

O Benfica venceu bem, sinceramente, pela segunda parte foi a melhor equipa no cômputo geral. E tem as portas do título escancaradas.

O Sporting, o meu querido Sporting, tem ainda muito trabalho pela frente e que quero acreditar que já estamos em preparação, para que na próxima época tudo isto que estamos a passar neste ano de futebol seja lembrado como um pesadelo!

Nota final, alguém me explica a imagem que se vê aos 87 minutos de jogo, Bettencourt ao lado de Vieria no camarote presidencial, a sorrir? Curioso...

Comentários

ALR disse…
Pedro pela nossa primeira parte, o jogo prometia,continuo sem perceber o tempo escolhido por carvalhal para as substituições.
Que a proxima época seja melhor que esta, e que começemos já a "arrumar " a casa.


SL
Bancada de Leão disse…
Precisamos mesmo de arrumar a casa, e ainda nem sei o que dizer das declarações de Costinha...

SL
Unknown disse…
De facto Carvalhal não entendeu o jogo... poderia ter ganho ainda na 1ª parte... como? Se (e o se tem sempre mto que se lhe diga...) tivesse jogado como tem jogado antes do embate com os vermelhinhos: 4 defesas, 2 médios defensivos com funções diferentes + 2 médios com funções de lateralização e 1 avançado e 1 ponta de lança! O Yanick não é avançado! Qto mto um falso ala! O Saleiro deveria ter jogado de início pois aí (na frente) é q se defende contra equipas como jogam os vermelhinhos de Jesus! O Liedson esteve 90 min desamparado e a lutar contra nada e o João Pereira anulou-se a ele e ao Abel! Equipa: Patrício, Abel, Tonel, Carriço, Grimi - Veloso e Pedro Mendes - Moutinho e Yanick - Saleiro e Liedson... e garanto que a história era diferente...! Equipa que ganha e resulta não se mexe!
l00ker disse…
sinceramente e apesar de tudo, gostei das declarações do Costinha! Curto mas a fazer passar a mensagem...
João disse…
Vitória clara, da melhor equipa: o Benfica! Houve uma primeira parte com o Sporting a pressionar alto e bem, mas pouco mais que isso fez. Na segunda parte teve um remate que nem à baliza foi!

Em relação à arbitragem deixo estes lances para analizarem com mais cuidado:

- entrada de moutinho com os pitons (cartão amarelo por mostrar);
- agressão do miguel veloso ao kardec (cartão vermelho por mostrar e podia ter levado mais um ou dois);
- mão na bola do Carriço dentro da área;

Se querem falar de arbitragens e das tais entradas do Luisão, falem de tudo! Essa parcialidade já cansa! O Costinha devia ter juízo e não querer esconder o óbvio: o Sporting está muito fraco esta época e pelas atitudes que o Costinha tem mostrado não me parece que venha fortalecer a equipa em nada! Antes pelo contrário! Comecem por arranjar um direcção em condições. Uma boa estrutura para o futebol. Um treinador e contratem jogadores a sério para consolidar alguns bons jogadores formados no Sporting. Se quiserem continuar a viver da formação, vão continuar a lutar pela UEFA. O Porto é sempre o Porto, o Braga está a crscer e o Benfica parece finalmente ter crescido consistentemente. Há equipa e uma grande estrutura técnica e directiva que a sustenta.

Espero para o ano sentir mais emoção ao assistir a este derby!
joao cabral disse…
O grimi fez penalti no lance que lesionou o cardozo....não sei porque ninguém fala sequer disso...
Yazalde disse…
Quanto a JEB, espero que estivesse a sorrir, porque para o ano algo tem que mudar... deixem o galinheiro fazer a festa...
Anónimo disse…
Sporting Sempre! Demonstrámos mais uma vez que o Sporting nunca morrerá porque tem os adeptos (neste caso, mais os ultras) mais fieis de Portugal! UMA ENORME VÉNIA ÀS CLAQUES DO SPORTING! E COM ELES CANTEI .. ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ! E CÁ ESTREMOS ATÉ MORRER

Deixa-os fazer a festa, há muito que não a faziam, para o ano ou temos o Sporting campeão ou o JEB vai à sua vida, FORA DO SPORTING!
Sérgio disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio disse…
João,

Queres fala de arbitragem !???

Luisão agressão a tonel 40min
Luisão entrada por traz para vermelho directo aos 47min.

Mas ainda antes destas brincadeiras temos um lance que a realização mostrou 3/4 vezes mas que os dignissimos comentadores nem se derem ao trabalho de comentar que foi uma entrada sem bola por parte do David Luiz ao jogador João moutinho ao minuto 22 em plena grande area ... sabes quais foram as diferenças :

1- Vestia a camisola do SCP
2- Não tem queda para o teatro como os vossos ontem fizeram questão de demonstrar .


"- entrada de moutinho com os pitons (cartão amarelo por mostrar);"

Presumo que seja o lance sobre o Ramirez sim entrada fora de tempo aceitava-se amarelo

"- agressão do miguel veloso ao kardec (cartão vermelho por mostrar e podia ter levado mais um ou dois);"

Nada a apontar mas diz me já foi no final do jogo certo !?? não foi no final da 1º parte nem no inicio da 2ª com 0-0 no marcador.

"- mão na bola do Carriço dentro da área;"

Desculpa-lá mas não estarás a ser "parvo" ???? mão na bola ... e dai se calhar é essa a regra na luz mais vale amputar os jogadores do SCP quando da ida à étar.

Já agora não podia deixar passar a oportunidade de realçar a forma como os jogadores do Benfica conseguem quebrar todas as leis da fisica é impressionante:

- ve-los serem puxados para traz e cairem para frente

- serem projectados de forma violenta para o relvado devido a sei lá uma corrente de ar violentissima .. .talvez não sei !!!

João fica lá com o caneco mas não nos queiras fazer de parvos ... ok.

Parabéns pela 2ª parte.

Quanto ao jogo é como o Varela escreveu Carvalhal perdeu o jogo com Jesus.

SL,
Anónimo disse…
qualquer sportinguista com dois dedos de testa sabe que dificilmente o sporting n sai a perder no criterio arbitral (vermelho por mostrar ao luisao já é coisa tao banal que nem pode ser considerado motivo de coisa nenhum, é uma espécie de inevitabilidade) de maneira que fico sempre ligeiramente comovido quando vejo um lamp queixar-se dos árbitros.

agora, e isto é mais importante do que qualquer discussao sobre arbitragem, o sporting nao perdeu por causa do árbitro. perdeu por causa do que dizes tu, Pedro, e por falta de opçoes esta época para nao colmatar essas falhas.

duas observaçoes mais:
1) entendo as palavras do Costinha nao como algo sobre o jogo mas como aviso à navegaçao (mais um...) sobre o futuro a curto-medio prazo.
2) nao entendo a protecçao desportiva e institucional ao Moutinho. ouvi as declaraçoes no final e n estou de acordo em q se centre nessa quase trivialidade do Luisao. n tem perfil para capitao e ontem, uma vez mais, devia ter sido o primeiro a sair (Djalós aparte, que nem devia ter entrado). acho que se mitificou um bom jogador q este ano esteve muito abaixo do q se esperava, sendo q os números de utilizaçao n o reflectem.

Sporting Sempre. Saudaçoes Leoninas,
tiago
Anónimo disse…
João 01:02 Qual é o teu numero de sóçio das Gaivotas????????
Gostava de te mandar um presente.
João disse…
Vou começar pelo último anónimo. E digo-te que não sou SÓCIO do Benfica!

---

ao Sérgio,

Podia responder a algumas pontos teus mas acho que não vale a pena até porque me dá algum gozo ver essa azia toda.
Mantenho os lances todos que disse, e se calhar fazia-te bem revê-los com outra atenção. Repara bem como o Carriço deixa ficar o braço para trás. É tão claro que nem vale a pena dizer mais nada.

Mas já agora, o Costinha tem desculpa porque nessa altura deveria andar noutros sitos mais interessantes até arranjar o tacho Sporting para passar um tempito descansado. Mas foi pena não ter criticado a forma como o Sporting foi beneficiado no jogo de alvalade frente ao benfica. As entradas do Adrien já sairam de memória de toda a gente?

Comparem depois a entrada do luisão com a entrada do João Pereira. E de facto a entrada do Luisão vista de lado é bem aparatosa. Vista de trás a coisa muda de figura. E por falar em fita e em física, o que dizer do liedson! Fita nunca deixará de haver e o benfica tem alguns jogadores que a fazem! Se é do meu agrado, é claro que não. Agora o Sporting não se pode esquecer de Liedsons, João Pereiras e Moutinhos...

Mas ainda bem que o problema são só os árbitros! É sinal de que para o ano vão estar outra vez a 26 pontos!
Sérgio disse…
João,

Desculpa lá mas o lance do Carriço penalti .... o do Moutinho é o que !???? aos 22 MINUTOS da partida ????

"Podia responder a algumas pontos teus mas acho que não vale a pena até porque me dá algum gozo ver essa azia toda."

Pois pois na falta de argumentos ... mas sabes que mais devido à minha AZIA vai te foder mais a tua lenga lenga pega nos 26 pontos pontos e enfia-os pelo CU a cima que te saibam bem.

Volta para étar !!!
Sérgio disse…
Para ti João !!!

Tribunal O JOGO

Árbitro João Ferreira

Assistentes Nuno Roque e Luís Ramos

Benfica 2 - Sporting 0

Luisão deveria ter sido expulso

No lance mais polémico do dérbi, João Ferreira falhou, concorda o Tribunal de O JOGO, considerando que a entrada de Luisão sobre Liedson justificava cartão vermelho - e não apenas amarelo. Tal unanimidade não se verifica nos restantes lances em avaliação, com Jorge Coroado e Rosa Santos a verem um penálti por assinalar a favor dos leões e António Rola a dizer que ficaram por marcar dois para as águias.

Momento mais complicado
47' Luisão atinge Liedson por trás e vê cartão amarelo. Justificava-se cartão vermelho?

Jorge Coroado

NEGATIVO

Sim. Luisão projectou-se de alguma distância e, com a sola da bota, atingiu por trás Liedson. Conduta violenta, punível com cartão vermelho.

Rosa Santos

NEGATIVO

É uma entrada violenta por trás de Luisão, que atinge Liedson, justificando cartão vermelho e não apenas amarelo. Decisão errada do árbitro, demasiado brando.

António Rola

NEGATIVO

Sim. Luisão, sem qualquer hipótese de jogar a bola, projecta-se por trás sobre o adversário, cometendo infracção para cartão vermelho e não amarelo.

Outros lances

22' David Luiz derruba João Moutinho, cometendo falta para grande penalidade?

Jorge Coroado

NEGATIVO

Claro e objectivo. David Luiz empurrou ostensivamente João Moutinho, em falta passível de grande penalidade que não foi assinalada.

Rosa Santos

NEGATIVO

Sim. Há um empurrão de David Luiz sobre João Moutinho. Penálti por assinalar contra o Benfica.

António Rola

POSITIVO

Não. David Luiz, em disputa da bola, faz uma carga de ombro sobre o adversário de forma legal. Bem o árbitro ao nada considerar.

45'+2' Carlos Martins remata e a bola é desviada pelo braço de Carriço. Penálti por marcar?

Jorge Coroado

POSITIVO

Carriço já tinha o braço no chão, quando a bola rematada a curta distância lhe embateu. Sem motivo para penálti.

Rosa Santos

POSITIVO

Não. O jogador do Sporting já tinha a mão no chão no momento em que a bola lhe bate.

António Rola

NEGATIVO

Sim. Daniel Carriço projecta-se para o chão, desloca o braço esquerdo e joga a bola com esse braço. Ficou por sancionar um penálti contra o Sporting.

61'Em lance disputado no interior da área, Grimi comete infracção sobre Cardozo?

Jorge Coroado

POSITIVO

Não existe qualquer infracção. Há um contacto físico natural, na procura da melhor posição. Esteve bem o árbitro.

Rosa Santos

POSITIVO

Não, não há qualquer falta. Há apenas um toque casual.

António Rola

NEGATIVO

Existe. Grimi chutou na perna direita de Óscar Cardozo, numa falta dentro de área. Ficou por marcar penálti contra o Sporting.

75' Veloso atinge Kardec nas costas. Árbitro deveria ter agido?

Jorge Coroado

NEGATIVO

Justificava-se a exibição de cartão amarelo. Miguel Veloso foi imprudente, atingindo o adversário com algum perigo.

Rosa Santos

NEGATIVO

Há falta do jogador do Sporting, que em disputa pelo ar atinge o adversário. Deveria ter visto cartão amarelo.

António Rola

NEGATIVO

Sim. Miguel Veloso entrou tipo karaté sobre o jogador do Benfica, vindo a atingi-lo com a sola. Em rigor, e cumprindo a lei, era motivo para vermelho.

Jorge Coroado

Apreciação global

Arbitragem típica de João Ferreira, perdeu o controlo nalgumas situações, sem agir acertadamente, e revelando uma vez mais que as áreas são tabu.

Rosa Santos

Apreciação global

Árbitro falhou na disciplina e também nas faltas, embora algumas fossem difíceis de ver. Não complicou, o que para ele já é bom.

António Rola

Apreciação Global

Sentiu a responsabilidade. Perdoou vermelhos e esteve mal nas faltas, em particular nos penáltis não sancionados contra o Sporting.
Anónimo disse…
há muito benfiquista que sai da toca de 5 em 5 anos, quando ganham alguma coisita. pode ser que em breve voltemos ao silêncio dos últimos anos. nao vale a pena um gajo chatear-se muito com isso.

saudaçoes leoninas,
tiago
André Marques disse…
As crianças só começam a dizer alguma coisa a partir dos 4 anos...esse lampioes estiveram 4 anos a xorar agora ja ganharam a uma lata de leite ja nao os calam...




Sl
Marques
Bancada de Leão disse…
João,

não vou responder muito mais, até porque já houve gente a responder-te, e porque o que eu acho que escrevi espelha bem o que penso da partida.

Mas devo dizer-te que as tuas primeiras palavras mostram aquilo que por vezes, vocês benfiquistas, têm a mania de criticar nos outros, andam com "a mania".

Bem sei, e nunca coloquei em causa, que são este ano a melhor equipa, eu apesar de tudo acho que vocês vão vencer o título pelo que fizeram no campeonato, não arranjo desculpas, mas não querer ver o lance do Luisão como um lance capital e chegar ao cúmulo de falar na mão de Carriço, é ser desonesto!

E fico-me por aqui!
Anónimo disse…
Aquele Rola é uma ave agoirenta VERMELHUSCA!!! Para além de ser um IDIOTA CHAPADO!!!!!!
Anónimo disse…
Aquele Rola é uma ave agoirenta VERMELHUSCA!!! Para além de ser um IDIOTA CHAPADO!!!!!!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!