A caderneta do Mundial 2010 por Zé Diogo Quintela
"O título que o Benfica pode ganhar hoje, apesar de ser, sem dúvida, uma razoável conquista, mesmo assim não chegará para apagar a nódoa que recentemente manchou o seu emblema. Uma nódoa gordurosa tão grande que quase chega a esconder a roda de triciclo. Falo, como é evidente, do facto da caderneta oficial do Mundial-2010 não ter nenhum jogador do Benfica na selecção portuguesa. Uma vergonha. E os adeptos do Benfica sabem disso. Daí terem reservado a rotunda do Marquês do Pombal: tencionam jogar-se para debaixo dos carros que passam, para atenuar o vexame. A lucidez que uma boa humilhação confere
(...)
Já a caderneta, fica. Eu não me lembro do onze principal do Sporting de Malcom Allison que ganhou o título em 82, mas lembro-me da caderneta do Mundial de Espanha, com o Naranjito, lembro-me do cromo do Maradona com um super afro na cabeça, e do cromo do Pierre Littbarski, com um penteado curto à frente e comprido atrás, mais tarde copiado por Santana Lopes. Lembro-me ainda perfeitamente de um Waleed Al-Jasem Mubarak, do Kuwait, com os olhos brilhantes de, soube-se anos depois, medo do Iraque. Mas tenho de ir consultar o Almanaque do Sporting se quiser saber quem foi o lateral-esquerdo que mais vezes jogou, nesse ano.
Daqui a duas décadas, um puto que agora tenha 7 ou 8 anos vai arrumar o seu quarto e encontrar a caderneta do Mundial de 2010. Vai folheá-la e descobrir que, na maior competição desportiva do mundo, a selecção portuguesa viajou sem jogadores do Benfica. Agora, mesmo que Carlos Queirós chegue a convocar um jogador do Benfica, é alguém que já não vai ter cromo. É como se não tivesse ido à África do Sul.
Dos portugueses que estão a ajudar o Benfica a conquistar o título, nenhum está presente na caderneta. Nem Quim, nem Carlos Martins, nem Coentrão, nem Ruben Amorim, nem o steward Sandro. Ninguém.
Mas estão presentes jogadores do Braga. E do Porto, também. Até do Werder Bremen. E, claro, de clubes grandes, como o Manchester, o Real, o Sporting ou o Chelsea.
Mesmo no caso do jogador que mais hipótese teria em estar no Mundial, o Fábio Coentrão, os senhores da Paninni acharam que não fazia sentido pôr lá um jogador do Benfica. Optaram antes por pôr um do Málaga.
E põem também o Bosingwa e o Pepe, o que significa que não é por estar sempre lesionado que o Carlos Martins não foi considerado para esta selecção. Aliás, na selecção espanhola, a Panini pôs o Torres, que também está lesionado e não vai ao Mundial. Só para lembrar aos benfiquistas quem é que os humilhou em Anfield.
(...)
Mas o sr. Panini já deve estar avisado. É muito provável que Luís Filipe Vieira já lhe tenha escrito uma cartinha, como a que escreveu ao Joaquim Oliveira, da Sport TV, a ameaçá-lo com o poderio económico do Benfica. E é possível que, muito em breve, a Panini seja obrigada a editar uma errata desta caderneta. Em que, sei lá, Jorge Jesus seja o seleccionador nacional e Rui Costa ainda jogue."
(fonte: A Bola)
Comentários
26, 28 ou 29?
Fiquem com os cromos, que nós ficamos com os títulos.
Saudações *