A caderneta do Mundial 2010 por Zé Diogo Quintela

"O título que o Benfica pode ganhar hoje, apesar de ser, sem dúvida, uma razoável conquista, mesmo assim não chegará para apagar a nódoa que recentemente manchou o seu emblema. Uma nódoa gordurosa tão grande que quase chega a esconder a roda de triciclo. Falo, como é evidente, do facto da caderneta oficial do Mundial-2010 não ter nenhum jogador do Benfica na selecção portuguesa. Uma vergonha. E os adeptos do Benfica sabem disso. Daí terem reservado a rotunda do Marquês do Pombal: tencionam jogar-se para debaixo dos carros que passam, para atenuar o vexame. A lucidez que uma boa humilhação confere

(...)

Já a caderneta, fica. Eu não me lembro do onze principal do Sporting de Malcom Allison que ganhou o título em 82, mas lembro-me da caderneta do Mundial de Espanha, com o Naranjito, lembro-me do cromo do Maradona com um super afro na cabeça, e do cromo do Pierre Littbarski, com um penteado curto à frente e comprido atrás, mais tarde copiado por Santana Lopes. Lembro-me ainda perfeitamente de um Waleed Al-Jasem Mubarak, do Kuwait, com os olhos brilhantes de, soube-se anos depois, medo do Iraque. Mas tenho de ir consultar o Almanaque do Sporting se quiser saber quem foi o lateral-esquerdo que mais vezes jogou, nesse ano.

Daqui a duas décadas, um puto que agora tenha 7 ou 8 anos vai arrumar o seu quarto e encontrar a caderneta do Mundial de 2010. Vai folheá-la e descobrir que, na maior competição desportiva do mundo, a selecção portuguesa viajou sem jogadores do Benfica. Agora, mesmo que Carlos Queirós chegue a convocar um jogador do Benfica, é alguém que já não vai ter cromo. É como se não tivesse ido à África do Sul.

Dos portugueses que estão a ajudar o Benfica a conquistar o título, nenhum está presente na caderneta. Nem Quim, nem Carlos Martins, nem Coentrão, nem Ruben Amorim, nem o steward Sandro. Ninguém.

Mas estão presentes jogadores do Braga. E do Porto, também. Até do Werder Bremen. E, claro, de clubes grandes, como o Manchester, o Real, o Sporting ou o Chelsea.

Mesmo no caso do jogador que mais hipótese teria em estar no Mundial, o Fábio Coentrão, os senhores da Paninni acharam que não fazia sentido pôr lá um jogador do Benfica. Optaram antes por pôr um do Málaga.

E põem também o Bosingwa e o Pepe, o que significa que não é por estar sempre lesionado que o Carlos Martins não foi considerado para esta selecção. Aliás, na selecção espanhola, a Panini pôs o Torres, que também está lesionado e não vai ao Mundial. Só para lembrar aos benfiquistas quem é que os humilhou em Anfield.

(...)

Mas o sr. Panini já deve estar avisado. É muito provável que Luís Filipe Vieira já lhe tenha escrito uma cartinha, como a que escreveu ao Joaquim Oliveira, da Sport TV, a ameaçá-lo com o poderio económico do Benfica. E é possível que, muito em breve, a Panini seja obrigada a editar uma errata desta caderneta. Em que, sei lá, Jorge Jesus seja o seleccionador nacional e Rui Costa ainda jogue."

(fonte: A Bola)

Comentários

Anónimo disse…
Eheh! Teve piada! Mas e quantos cromos tem a selecção nacional?
26, 28 ou 29?
Anónimo disse…
Nada como outra crónica inteira a falar do SLB :)

Fiquem com os cromos, que nós ficamos com os títulos.

Saudações *
Anónimo disse…
-28 ? Lol coitadinhos dos lagartos, tão fraquinhos que até metem dó.
Anónimo disse…
Interessante o numero 28 uma vez que é a diferença final de pontos entre o Glorioso e os Viscondes, já agora esta ancioso pelo primeiro jogo da seleção para aqui vir escrever JDQ és um aziado, pois depois do que vi a seleção no geral fazer ontem contra a grande seleção de Cabo Verde, tinha vergonha de lá ter mais Benfiquitas pois AFINAL TEMOS LÁ UM, e varios do Sporting a bão fazer nada, que vergonha. Sim temos vários jogadores do BENFICA com cromos em outras seleções que deves ter ouvido falar, como Brasil por exemplo. Tu sim és um cromo de 82..... LOL

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!