Esquizofrenia Leonina

Não quero uma nova época esquizofrénica. Será possível a Direcção pensar com calma, já que não houve ninguém, pelo menos que não se desdobrem em declarações que num dia são uma coisa e depois outra. Uma vez é um "Verão quente", outra vez é a "excelente base".

Fico atónito por pensar que o Sporting não repense toda a sua equipa profissional para a próxima época. Está mais que visto que a miserável prestação da equipa está relacionada com...a equipa. A base sobre a qual está construída é fraca. Em Janeiro fizeram-se aquisições que pouco ou nada trouxeram de bom. A esquizofrenia de Janeiro não deu frutos.

Na semana passada, o jornal "A Bola" trazia uma imagem com a qual estava inteiramente de acordo.


São as 6 prioridades do Leão.

Um guarda redes, pois faz todo o sentido dar maturidade a uma zona tão importante como aquela. Quantos foram os golos este ano que nos retiraram pontos e que notoriamente a culpa foi de Patrício. Um defesa central porque não se pode dissociar do sector defensivo, o eixo central e o guarda redes. Foram a grande pecha deste ano do Sporting. Precisamos de técnica e de altura!

Um lateral esquerdo. Faltam opções para este lado, foram diversas as situações que se optou por colocar nesse lugar Miguel Veloso, o tapa buracos.

No médio defensivo é talvez aquela prioridade que eu diria não ser tão importante. Pedro Mendes foi um reforço. Foi um reforço. Adrien que poderia estar a preencher esse lugar, não é para já, um concorrente para a posição.

Número 10, porque Moutinho não foi tão regular e é preciso que sinta a concorrência. Matías Fernandez nunca o foi verdadeiramente, concorrente do "baixinho", mas acredito que pode ser. Espero que haja um bom aproveitamento do Chileno por parte de Paulo Sérgio, já que Carvalhal praticamente o desprezou.

Um avançado. Porque Postiga é fraco, Yannick é de luas, Pongolle uma incógnita, Saleiro uma dúvida e Liedson é...LIEDSON!

Ora, no meu entendimento o Sporting não tem uma base. Precisa e muito de construir uma equipa quase toda nova, daí ter dito ainda na semana passada e escrevi que o dinheiro que gastamos em Janeiro deveria ter sido canalizado para a próxima época.

Hoje, José Eduardo Bettencourt fala de "O termo revolução é desapropriado, até porque normalmente essas revoluções dão asneira. Temos óptimos profissionais e, com um enquadramento mais estável e um ou outro ajuste, o rendimento será completamente diferente. Temos uma belíssima base, este ano não serve de regra"

A sério que não compreendo onde vive JEB? Mas não terá visto os jogos que nós vimos? As lacunas? Sim, eu sei que pelo menos 1 jogo não viu, do Dragão quando perdemos 5-1, estava no Brasil. Mas podia começar por esse.

O Sporting precisa de uma revolução. Qualquer adepto Leonino percebe isso e o nosso Presidente também! Ou então anda tudo doido!!!

Comentários

Anónimo disse…
Quero dar os parabens ao Pedro varela pelo desassombrado artigo que escreveu! Com o qual aliás concordo inteiramente! Bem-haja. Viva o SCP!
Nuno disse…
Permita-me que discorde um pouco. Acho que o plantel não é tão mau assim, o problema (que vem de trás) é que algumas posições são preenchidas com jogadores medíocres e acima de tudo não existem alternativas, no ponto de vista de que existem muitos jogadores "iguais". Não tendo em conta saídas, acho que com apenas algumas alterações se podia fazer uma equipa competitiva; a ver:

GR- claramente alguém experiente, o Patrício é jovem, não seria nenhum drama ficar 2-3 anos no banco à sombra de alguém que, para além se jogar, tb o ensinasse
DE- nem é preciso falar...
DC- um central de marcação. O Polga e o Carriço são jogadores de zona, o Tonel é o único central de marcação, e em boa verdade é pró fraquito... tem que ser alto e possante
Médio ala- para mim é a grande pecha do Sporting. Alguém que jogue pelas alas, e seja um desequilibrador. Desde o Nani que o Sporting não tem ninguém que "resolva" jogos.
Avançado- o problema é qual... os bons custam caro, e para Pinillas e Buenos prefiro o Saleiro...

Já agora, espero que emprestem o Adrien e o Pereirinha. Se fosse ao Liege do Boloni, ainda melhor.
Nuno disse…
Só mais uma achega:
O sporting precisa principalmente de uma boa preparação física e de um treinador que faça os jogadores jogarem o máximo!! É triste ver cepos como o Varela renderem no Porto e o Yannick andar a arrastar-se pela relva sem conseguir dominar uma bola... até parece que quando entrão no estádio do Ladrão aprendem a jogar à bola por milagre, e mal passam a 10A desaprendem tudo...
Anónimo disse…
O Yannick não consegue dominar uma bola??? Ele NÃO SABE dominar uma bola!!! É sempre um a MENOS! Com jogadores destes ainda há quem ouse criticar Liedson! Viva o SCP!
Anónimo disse…
concordo no geral mas calma: falar de revoluçao é perigoso num clube que, querendo vender, nao quer desbaratar. acho que a contençao vem daí.

saudaçoes leoninas,
tiago

ps.: efectivamente, avançados temos 3, liedson, saleiro e pongolle. o resto n conta.
Sérgio disse…
Varela,

Não concordo com facto de criticares o nosso presidente por este afirmar "que o SCP tem uma boa base" querias que ele disse-se o contrário !???... não estaria ele dessa forma a desvalorizar e a desmotivar os jogadores do nosso plantel !???

Há muito a criticar nos discursos mais recentes do JEB mas esta frase não me parece ser uma delas.

SL,
Bancada de Leão disse…
Sérgio,

Eu quando critico é por gostar demasiado do Sporting. Critico porque entendo que o caminho seguido, a orientação ou algo que se diz não faz sentido na minha opinião. Não é nenhuma guerra pessoal contra o JEB!

Dizer que o Sporting tem uma boa base é como enterrar a cabeça na areia como a avestruz. O Sporting tem uma equipa fraca e construída sobre alicerces que a qualquer momento caiem. A época demonstrou-o na perfeição!

SL
Sérgio disse…
Varela,

Eu sei qual a razão da tua angustia que apenas é diferente da minha pela maneira como tu vives o SCP ... és um doente :).

Repito ele não pode fazer esse tipo de afirmações pelas razões que eu já enumerei.

Ou queres que ele desbarate toda uma equipa por trocos !??? e depois o dinheiro para reforços !??? começas a época com 11 seniores + 14 juniores !?

Temos de ser minimamente racionais não nos podemos deixar levar pela desgaste que esta época nos causou.

Senão entramos num ciclo vicioso de constantes mudanças que raramente são positivas.

Que sejam mudanças assertivas é o que se pede.

Além de que não concordo quando dizes que a equipa é fraca ... a nossa defesa foi durante 2 épocas a menos batida de Portugal, tivemos muitos jogadores em sub-rendimento.

Eu acredito que uma das razões foi a crise de confiança e os constantes ataques á equipa técnica que a dada altura passaram para os jogadores.

Basta ver a mudança de atitude dos adeptos e jogadores após a saída do PB.

E esse foi o maior erro do JEB no meu entender ter ido contra a vontade dos adeptos ou então que tivesse dado os reforços na altura correcta ao PB que acabou por dar ao CC.

SL,
Anónimo disse…
O SCP precisa de alguns jogadores a sério senão arrisca-se a perpetuar o insucesso até à institucionalização deste. Precisa pelo menos:
Um G.redes
Um defesa esquerdo
Um nº10 (O Matias eventualmente...)
Extremos ofensivos.
Um homem de àrea com caracteristicas que complementem Liedson(não um Purovic)
Mas têm de ser jogadores de categoria!
Não é com o Nilson, Lazaretti ou Assis que iremos longe...temos lá igual.
Se o benfa não tivesse investido em jogadores que fazem realmente a diferença, não ganharia nada nunca mais!!! E é isso que nós arriscamos!
Este treinador já não terá sido uma escolha ambiciosa como se impunha, mas damos-lhe o beneficio da dúvida.
Viva o SCP!

Mensagens populares deste blogue

Desperdiçar uma liderança forte!

Viva o Quintana. Viva a Maria José Valério!

Quem é Nélio Lucas? A face visível da Doyen!